Turquia – Entendendo esse país

A Turquia é um país mágico, encantador, diferente, único. Conhecer esse país permite um contato com uma cultura tão diferente, mas ao mesmo tempo, com tantas semelhanças com a nossa.

IMG_1435  IMG_1787

Onde fica?

Que tal visitar um país que fica na Europa e na Ásia? E que tal visitar a única cidade do mundo que possui uma parte do seu território na Europa e outra na Ásia?

Deu uma olhada nos vizinhos desse país? Um turco que conhecemos nos fez prestar atenção em como a Turquia é cercada de áreas conturbadas agora ou que já passaram por alguns conflitos.

Por estar em um ponto bastante estratégico, essa região sempre teve uma importância crucial e foi bastante disputada, possuindo uma população influenciada por diversas culturas diferentes.

Um pouquinho da História…

Os primeiros habitantes da Turquia foram os hititas que viviam na região da Anatólia (incluindo a região da atual Capadócia) em mais ou menos 2.000 a.C.

Já a região do mar Egeu foi ocupada pelos lídios seguidos pelos persas. Às margens desse importante mar, surgiu uma das cidades mais poderosas da antiguidade: Éfesos.

IMG_2101

A atual Istanbul surgiu em 667 a.C. com o nome de Bizâncio. Por sua posição estratégica para o comércio mundial foi bastante desejada e acabou sendo conquistada pelo Império Romano, liderado por Constantino. Passou a ser chamada de Constantinopla em 330 d.C. tornando-se a capital do Império Romano do Oriente até o século V – quando houve a queda do Império Romano do Ocidente –  e depois foi capital do Império Bizantino.

Ao longo dos anos, diversos povos disputaram o poder nesta região, sobressaindo-se os otomanos que em 1453 conquistaram Constantinopla e acabaram com o Império Bizantino, iniciando o Império Otomano (e esse fato é tão importante na história que marca o fim da Idade Média). Este novo império possuía os sultões como autoridades máximas e teve muito poder ao longo dos séculos. Dominou diversas regiões, entre elas, a Grécia.

Após a Primeira Guerra Mundial, o Império foi partilhado entre França, Itália e Reino Unido o que provocou um aumento do nacionalismo turco. A unificação da Turquia e criação da República ocorreu em 1923 com Atartuk. Este político é tão importante na história e no coração do turcos que até hoje é quase “idolatrado” por todos. A capital passou a ser Ankara. Inclusive, houve uma “troca populacional” significativa (em torno de 2 MM de pessoas) entre os cristãos que viviam na Turquia e os muçulmanos que viviam na Grécia buscando uma unificação religiosa do novo país. Atartuk buscou modernizar a Turquia, deu direitos iguais às mulheres e criou o idioma oficial turco.

Nos últimos meses, vimos pela mídia um levante do povo turco contra o governo atual. Realmente, conversando com alguns turcos fica evidente que o país vem sofrendo com uma forte repressão, com o endurecimento das liberdades e algumas pioras sociais. Para eles conseguirem viajar é super difícil. É exigido visto para diversos países e não são fáceis de serem conseguidos pelas dificuldades impostas pelas próprias autoridades turcas.

Um pouco sobre a atual Turquia

A economia turca vem crescendo nos últimos anos. Inclusive, em 2012, foi um dos poucos países que teve crescimento do seu PIB, em meio a crise européia e mundial.

O turismo continua em franco crescimento. Em 2012, o país recebeu 32 milhões de turistas (enquanto isso o Brasil recebeu apenas 5,6 milhões).

Quanto à religião, quase 99% da população é islâmica.

E esse é só um pouquinho do país que descobrimos…acompanhe os próximos posts!

Fontes:

http://www.wikipedia.org/

http://www.historiadomundo.com.br

http://economia.terra.com.br

 

 

2 comentários sobre “Turquia – Entendendo esse país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s