Turquia – como viajar pelo interior

Tem muita gente que acha que viajar pelo interior da Turquia pode ser um pouco complicado, mas acreditem, mais fácil que isso, impossível!

Em Istambul chegamos a partir da British Airways voando desde o Rio de Janeiro, com conexão em Londres. Pelo interior conhecemos Pamukkale, Éfesos e Capadócia.

IMG-20131210-WA002

Como chegar a Pamukkale?

O aeroporto mais próximo de Pamukkale é em Denizli, a 70 km. Voamos a partir de Istambul. Há dois aeroportos em Istambul. O mais perto e mais acessível por transporte público é o de Atartuk, que fica no lado europeu.

Compramos a perna Istambul – Denizli pela Turkish Airline saindo as 17:20 e chegando as  18:30. Pagamos apenas 94 TL por pessoa. O vôo da Turkish me surpreendeu muito! Foi servido um lanchinho super composto com compota de berinjela, sanduíche e um docinho nesse vôo super rápido.

O aeroporto de Denizli fica no meio do nada, além de ser super pequeno. Para sair de lá, existe um ônibus que fica esperando do lado de fora a cada vôo que chega. Simplesmente pegue suas malas e vá em direção a saída. Do lado de fora você verá o ônibus e todos indo até ele. Guardamos as malas e entramos. Quando o cobrador passar cobrando os 10 TL que custa o ônibus, avise que você vai para Pamukkale pois o ônibus segue para Denizli e você precisará descer antes. Ainda bem que avisamos, pois acabamos dormindo e o cobrador nos acordou na hora de descer. O trajeto levou quase 1 hora. Quando você descer pegará uma van que te levará ao seu hotel em Pamukkale. Eles cobram mais 10 TL por pessoa e leva apenas uns 10 minutos.

Dormimos e no dia seguinte deixamos nossas malas na recepção e fomos conhecer Pamukkale.

Como chegar a Éfesos?

A cidade base mais perto de Éfesos é Selçuk. Escolhemos ficar nela. Nós fomos de Pamukkale para Selçuk. Existem três formas de fazer esse percurso: de ônibus desde Pamukkale, ônibus a partir de Denizli ou trem a partir de Denizli. Escolhemos a primeira.

Para ir de ônibus ou trem a partir de Denizli, você precisará pegar uma van desde Pamukkale até Denizli primeiro. Ela passa a cada 15 minutos na rua principal que dá acesso ao complexo de Pamukkale e em frente do nosso hotel – Orbay Hotel. Os horários do trem estão abaixo.

Slide1

Já a opção que fizemos foi a mais prática. Pela manhã fomos até a loja chamada Pamukkale que fica na rua com mais restaurantes da cidade (é a segunda rua à esquerda de quem sai do Orbay Hotel e vai em direção ao complexo de Pamukkale). A loja fica no final da rua e é vermelha. No caminho até ela, há outras lojas que vendem passagens, mas nenhuma é do ônibus direto.

Compramos o ônibus para as 16 hrs, o último do dia (se não me engano, há ônibus as 8 hr, 10 hr e 14 hr). Às 16 hrs estávamos com as malas na porta da loja junto com outros turistas. Primeiro entramos numa van que nos leva até o ponto de ônibus de Denizli (logo, não é tão direto assim). O motorista da van nos levou até o ônibus dentro do terminal e este ia até Kusadasi, mas parava em Selçuk antes. Este ônibus saiu as 17 hrs. Chegamos em Selçuk às 20 hrs e tínhamos reservamos um hotel perto da estação. Andando, chegamos em 2 minutos.

O ônibus custa 25 TL e é ótimo! Tem ar condicionado, wi fi gratuito e serviço de bordo com sucos, água e snack. Única ressalva: não tem banheiro, assim como todos os ônibus dentro do país.

IMG-20131210-WA001 (1)

Serviço à bordo no ônibus turco

Como chegar a Capadócia?

Depois de Éfesos fomos para a Capadócia. Como a distância é longa queríamos ir de avião. O aeroporto mais perto de Selçuk é o de Izmir. Nós não tínhamos tempo para conhecer a cidade de Izmir (uma pena!), mas pernoitamos por lá.

O vôo que compramos era da Sun Express, direto Izmir – Kayseri e saía às 07:00 chegando às 08:25. Custou U$ 45 por pessoa. Para chegar na Capadócia há dois aeroportos: o de Kayseri e o de Neveshir. O primeiro fica distante 1 hora da região mais turística e o segundo é bem mais perto. Porém vôos para Neveshir são bem mais difíceis e mais caros.

Como nosso vôo saía muito cedo, resolvemos dormir em Izmir. Até consultei meu hotel de Selçuk e eles cobravam algo como 80 euros para nos levar de madrugada direto até o aeroporto. Porém, preferimos ir a Izmir.

Acabamos nossa visita a Éfesos por volta das 15 horas. Passamos no hotel, pegamos a mala e fomos até a estação de trem andando. Para chegar a Izmir, há trens e ônibus. Os horários do trem estão na tabela lá no início. Pegamos o trem das 15:53. Custou 5,75 TL. Fomos em pé boa parte do caminho.

Reservamos um hotel bem perto da estação de trem. No dia seguinte fomos de táxi até o aeroporto (custou 50 TL).

Se seu vôo for mais tarde, você poderá ir de trem até o aeroporto desde Izmir ou mesmo desde Selçuk. O trem é bem pontual e obedece aos horários acima.

Um resuminho…

Olhem no mapa o caminho que fizemos no final de tudo:

mapa interior turquia

Outras Opções:

– Você pode ir para Izmir de avião e de lá contratar passeios até Éfesos e Pamukkale. Existem inúmeras agências que fazem. Porém acho muito cansativa a ida até Pamukkale, pois demora quase 3 horas para ir e mais 3 horas para voltar.

– Você pode ir de avião até Izmir e dormir em Kusadasi, uma cidade de praia que parece ser bonitinha. De lá, contrate passeios até Éfesos e Pamukkale. Também há o problema da distância.

– Alugar um carro e fazer essas cidades no seu tempo.

– Tem passeios que englobam Éfesos e Pamukkale no mesmo dia. Eu, particularmente, acho muito cansativo e pouco tempo para tantas belezas.

3 comentários sobre “Turquia – como viajar pelo interior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s