Quarto dia em Istambul – conhecendo o essencial que faltava!

E hoje era nosso último dia nessa cidade fascinante. Eu já acordava com o chamado da oração e comia pepino com tomate no café da manhã, só não tinha entendido como colocar o lenço de forma tão perfeita na cabeça. E faltava conhecer duas atrações indispensáveis a qualquer turista que se preze: Palácio Topkapi e Torre de Gálata.

A cinco minutos do nosso hotel ficava o palácio mais famoso de Istambul. Ele começou a ser construído em 1453 por ordem do sultão Mehmet II, logo após conquistar Constantinopla. Serviu como residência dos sultões até 1850. É interessante observar que, ao contrário dos palácios europeus como os franceses ou espanhóis, o Topkapi tem o jardim no centro e as construções ao redor.

IMG_1756

O Palácio está dividido em quatro pátios. Logo após o Portão Imperial, começa o Primeiro Pátio onde à esquerda encontra-se a antiga Igreja da Paz Divina que hoje serve para apresentação de festivais. Este primeiro pátio era aberto a circulação para os diversos comerciantes e mercadores. Porém o acesso ao Segundo Pátio era restrito (hoje também, já que é preciso comprar ingresso para entrar). O acesso é pelo Portão do Meio no qual só o sultão e sua mãe podiam passar montados no cavalo. À direita se encontram as cozinhas e exposições de panelas, porcelanas e utensílios da época. Já a esquerda é onde está o Harém (deixamos para visitá-lo no final).

IMG_1693

Passando a Porta da Felicidade chega-se ao Terceiro Pátio, local das instalações particulares dos sultões. Logo na entrada havia a Câmara de Audiências. Um espaço suntuoso, com grandes almofadas bordadas com pérolas no chão. Ali ficava sentado o sultão recebendo os presentes que embaixadores traziam para ele. Puro luxo! À direita há salas de exposição: das roupas dos sultões e do Tesouro Imperial (diversos objetos com muitas pedras preciosas e ouro). À esquerda está a parte mais sagrada para os islâmicos do palácio. É onde está um fio da barba de Maomé, sua pegada e seu manto próspero.

IMG_1727

E chegamos depois ao Quarto Pátio. Primeiro paramos à direita para observar a bela vista.

IMG_1703

Do outro lado há uma escadaria na qual chegamos numa parte muito bonita! Há alguns Quiosques (salas suntuosas bem decoradas e com grandes almofadas ao chão) e uma piscina lindinha.

IMG_1721

Quiosque de Bagdá

IMG_1710

Logo ao lado está o telhado dourado construído por Ibrahim, o Louco para ser o local de quebra de jejum do Ramadã.

IMG_1713

Depois de conhecer bem este lindo palácio, fomos ao Harém. O ingresso é separado, mas vale a pena entrar. Harém significa “particular”, pois aqueles eram os apartamentos particulares do sultão e sua família. As mulheres ali eram estrangeiras pois eram escravas compradas ou ganhas e era proibido escravizar mulheres islâmicas. Eram educadas nos costumes turcos e o sultão podia ter quantas conseguisse sustentar. Uma cultura tão diferente da nossa que é muito interessante ficar imaginando tudo isso ao andar pelo lugar. Ali também viviam os eunucos, homens castrados, que eram os guardiões do harém.

IMG_1730

IMG_1748

Quarto onde o sultão recebia suas mulheres

Depois de algumas horas explorando este lugar tão intrigante, saímos para a última visita na cidade: a Torre de Gálata. Chegamos indo de tram até Karakoy. A torre foi construída em 1348 pelos genoveses para prevenir a área contra ataques inimigos. Subimos de elevador e depois mais dois lances de escada até o alto. A vista da cidade é demais do alto! Demos a volta toda observando ao longe as minaretes das mesquitas se destacando no horizonte.

IMG_1796

IMG_1787

Comemos um kebab e demos um até logo a essa cidade que todo mundo deveria conhecer na vida! Próxima parada: Pamukkale!

Informações:

1- Palácio Topkapi:

Horário: 09:30 – 17:00

Dias: fechado terça

Preço: 25 TL Palácio + 15 TL Harém

2- Torre de Gálata:

Horário: 09:00 – 20:00

Preço: 13 TL

Um comentário sobre “Quarto dia em Istambul – conhecendo o essencial que faltava!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s