Como planejar sua viagem para Capadócia

Uma região dos sonhos, uma beleza única e experiências que só ali se conhecem. Essa é a Capadócia.

IMG_2594

O nome Capadócia significa “terra dos belos cavalos” e realmente os cavalos da região eram super famosos. Sua paisagem única é decorrente da ação de três vulcões. As rochas foram formadas a partir do endurecimento das lavas, há mais de trinta milhões.

IMG_2257

Seus primeiros habitantes conhecidos foram os hititas há 3000 anos. Depois a região abrigou os primeiros cristãos fugidos de Roma que foram perseguidos até o governo de Constantino.

Onde fica?

Localizada na Anatólia Central, é composta por um conjunto de cidades espalhadas: Goreme, Urgup, Uçhisar, Avanos, Kaysery, entre outras. A principal cidade turística é Goreme, mas algumas pessoas também se hospedam em Urgup. Nós ficamos em Goreme, em um hotel caverna (como contei aqui) perto do centro, com lojas e restaurantes.

Como chegar?

Para chegar até a região fomos de avião até Kayseri (aqui expliquei como) e contratamos um transfer com o nosso hotel tanto para ir quanto para voltar. Não deixe de agendar previamente seu transfer! No aeroporto não há ônibus ou transporte público, assim como também não vi táxis e não havia como reservar transfer na hora. A distância é grande até a região turística (cerca de 1,5 hora).

O que fazer?

Para circular pela Capadócia a solução é aderir aos tours de agências ou alugar uma moto ou carro. Nós pesquisamos bastante e para se locomover por conta própria é um pouco complicado pois as atrações são distantes uma das outras e há pouca sinalização orientando, além do sinal de GPS ser quase inexistente. Mesmo assim, li alguns relatos de pessoas que gostaram da experiência de andar de moto pela região. Quanto à transporte público, aqui realmente não é uma boa escolha: os ônibus são espaçados e não levam a todos os lugares. Uma outra opção que li em alguns relatos foi contratar um táxi ou carro com guia particular que te leva aonde você quiser durante um tempo. Mas claro que essa opção é mais cara.

Nós reservamos nossos tours com o próprio hotel. Há diversas agências espalhadas pela cidade. Se quiser deixar para fazer a reserva lá, não haverá problema. Porém, os preços são tabelados e há pouca variação de um para outro. Existem dois tours clássicos que percorrem as principais atrações da região: o Tour Vermelho e o Tour Verde. Há um terceiro, chamado de Tour Azul que é mais raro e mais distante. Abaixo segue um mapa para ajudar a entender melhor a área que esses tours abrangem.

capadocia

Outra atividade famosa na região são os trekkings pelos vales. Existem vários que podem ser percorridos por conta própria. No nosso primeiro dia fizemos o Rose e Red Valley. Outros passeios que existem, mas não tivemos tempo de fazer são passeios de quadriciclos e de cavalo.

IMG_2354

Além disso, existe o passeio de balão. Imperdível! Detalharei melhor em outro post.

Para dar uma ideia sobre os preços e o quanto você gastará na região, seguem os valores pagos em outubro de 2013 por pessoa. Lembrando que a Capadócia não é uma viagem barata, mas se você vier até aqui não deixe de fazer os passeios essenciais.

Tour Verde: 110 TL

Tour Vermelho: 90 TL

Passeio de Balão: 120 euros

Transfer: 20 euros  (ida e volta)

Roteiro de 3 dias

Nós ficamos 3 dias nessa região e achei o ideal. O roteiro ideal para três dias pode ser:

Dia 1 – Percorrer um dos Valleys (pode ser o Rose e Red Valley) pela manhã. Pela tarde fazer um passeio de quadriciclo ou cavalo ou fazer um passeio até o Castelo de Uçhisar para ver o pôr do sol.

Dia 2 – Passeio de Balão + Tour Vermelho (esse é menor e menos desgastante, combinando melhor com o dia que você madruga)

Dia 3 – Tour Verde

Se você só tem dois dias, faça os dois tours e o passeio de balão. Se ficar apenas um dia, contrate um guia com carro e vá aos principais atrativos.

2 comentários sobre “Como planejar sua viagem para Capadócia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s