Capadócia – o Tour Vermelho (Red Tour)

Como eu disse aqui, o melhor jeito para explorar a Capadócia em poucos dias é participando de uma excursão. O Tour Vermelho vai de 9 as 17:30 hrs e as distâncias percorridas são um pouco menores que as do Tour Verde. Por isso, acho esse o ideal para fazer depois do voo de balão. Nosso guia era muito bom e nesse dia só tínhamos como companheiros outro casal.

O primeiro local que visitamos foi o Love Valley. Ali encontramos as formações chamadas “chaminés de fada”. Os vulcões que originaram todas estas maravilhas são visíveis dessa região. A erosão vai afinando o corpo das chaminés ao longo do tempo e dando esse aspecto que vemos.

IMG_2838

IMG_2853

 Próxima parada foi em Pasabagi. Nessa área, mais exemplos de formações com rochas vulcânicas, chamadas de tufo. No passado, as pessoas moravam dentro dessas pedras. Várias das formações possuem janelas escavadas e as entradas eram escondidas das ruas, pois ali eles se refugiavam de inimigos. Inclusive visitamos uma igreja na pedra.

IMG_2865

IMG_2878

Existe uma parte mais elevada logo ao lado que subimos para olhar toda a paisagem.

IMG_2899

O local seguinte era para deixar a imaginação rolar! Fomos ao Devrent Valley ou Vale da Imaginação. Nesse lugar as rochas possuem diferentes formas. O meu guia tentou me fazer enxergar um camelo, um pássaro, dois casais, um chapéu…mas eu, sinceramente, tive que deixar minha criatividade rolar muito para acompanhar!rs

IMG_2907

Logo em seguida fomos a uma cooperativa de produção de tapetes. A Turquia é muito famoso por seus tapetes e nessa região eles continuam sendo feitos manualmente e há todo um incentivo do governo. Se você quiser comprar uma peça, o governo paga toda a entrega até a porta da sua casa, em qualquer lugar do mundo. Foi bom dar uma olhada e entender quão trabalhoso é fazer um tapete e por isso seu valor alto. Fomos atendidos o tempo todo por um turco que viveu 6 anos no Brasil e falava português muito bem. Vimos as mulheres produzindo os tapetes, entendemos de onde vem a seda e no final fomos para uma sala onde nos oferecerem tapetes para comprar. Essa parte final foi um pouco chata pois me senti meio pressionada com três homens abrindo todos os tapetes da loja e a gente com a menor intenção de comprar. Mas valeu a experiência!

IMG_2918

Depois fomos almoçar. O restaurante dessa excursão é bem gostoso. Um buffet bastante variado, com várias opções de salada, pratos típicos e doces.

Pós almoço foi a vez de conhecermos Avanos, região famosa por suas cerâmicas. Atravessamos o rio e fomos até uma escultura no centro da cidade, representando um produtor de cerâmicas.

IMG_2936 IMG_2937

Claro que não podia faltar a ida a uma loja de cerâmicas no passeio! Primeira parte foi ver como um artesão fabrica as peças. Chamaram alguém para tentar também. E adivinhem quem foi? O João!! Até que o vaso dele ficou bonitinho! 🙂

Depois vimos como eram feitas as pinturas nas peças e fomos para a loja. Realmente as coisas são lindas e o lado consumista aflora!

IMG_2942

De Avanos fomos até Çavusin Village e depois até um mirante de Urgup. Os dois locais são para contemplar e se maravilhar mais um pouquinho com as formações da Capadócia.

IMG_2969 IMG_2971

Já era quase 4 da tarde e fomos a atração mais esperada por mim: o Goreme Open Air Museum. Patrimônio Mundial da Unesco, esse museu a céu aberto era no século II um local onde os primeiros cristãos introduziram o culto e criaram diversas igrejas dentro de cavernas.

Vamos andando e entrando em diversas igrejas feitas nas pedras e o mais interessante é observar as pinturas no interior. Há representações de Jesus, da Virgem Maria e de São Jorge, entre outros. A igreja com as pinturas mais bem preservadas é a Igreja Escura que exige um pagamento a parte (além do que se paga para entrar no museu). Vale a pena entrar nela. Ah, e é proibido tirar fotos de dentro!

IMG_2992 IMG_2998

IMG_2991

Olha as mesas e cadeiras da época!

Fim do dia, voltamos para o hotel e fomos descansar um pouquinho para sairmos para jantar!

Um comentário sobre “Capadócia – o Tour Vermelho (Red Tour)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s