Uma coisa é certa: você vai comer muito bem na Turquia! Nossa, eu me encantei demais por tudo que provei nesse país!
Vou postar aqui algumas das comidas típicas do país que eu provei.
Restaurantes:
– Kebab: esse prato está em todos os lugares e existem de todas as formas. Você pode pedir kebab enrolado no pão (durum kebab), no espeto (shish kebab) ou mesmo no praro (adana kebab é um dos tipos).
– Pottery ou Testi Kebab: prato típico da Capadócia, feito dentro de um pote de barro. O clássico é cozido durante horas na lenha.
– Pide: é a pizza turca. Tem de queijo e com carne (algumas vezes apimentada)
– Manti: um ravióli recheado de carne e com molho de iogurte e hortelã.
– Sigara Böreği: são uns enroladinhos folhados recheados de queijo.
– Meze: são pratos com diferentes comidinhas em porções pequenas, para se comer de entrada.
Barraquinhas de Rua:
– Castanhas: em qualquer barraquinha se vende saquinhos de castanha quentinhas. Muito bom!
– Milho: você pode comer milho normal (estilo do Brasil) ou queimado (não provei porque gosto mesmo do normal!)
– Simit: roscas como os pretzels, que podem ser simples ou com nutella.
– Sanduíche de Peixe: esse sanduíche é vendido em Eminonu e bem típico de Istambul.
Doces:
– Baklava: doces feitos de mel e castanhas, com pistache, chocolate e diversos outros sabores.
– Turkish Delight: doces mais gelatinosos, de frutas, castanhas, pistache etc.
Bebidas:
– Çay: chá típico em todos os lugares.
– Éfesos: cerveja local
– Raki: parecido com um licor
– Suco de Romã: vendida em toda esquina. É uma delícia, mas eu preferiria se fosse gelada.
– Ayran: iogurte meio salgado que eles usam nas comidas e comem o tempo todo, acompanhando os pratos.
Onde Comer?
Istambul:
– Albura Katishma: nós adoramos esse restaurante! Ele ficava na rua do nosso hotel e era bem indicado pelo Lonely Planet e pelo Tripadvisor. No final ainda descobrimos que o local do restaurante está sendo escavado e se descobriu uma antiga casa abaixo, a qual podemos visitar. Em relação as comidas, nossa entrada foi uma Mini Turkish Pizza. Depois, eu comi um prato típico otomano, chamado de The Harem’s Charm (carne com champignon, pimenta e envolta em berinjela) e o João comeu o Manti. Tomamos umas 3 Efes. Nossa conta total foi de 95 TL.
– Feira de Kadikoy: quando você estiver no lado asiático, não deixe de visitar a feira de produtos frescos da Kadikoy. Várias barracas de peixes, frutos do mar e frutas frescas. Não lembro exatamente o nome do restaurante em que sentamos, mas era dentro da feira. O lugar era simples, mas comemos bem demais. Nosso amigo turco pediu uns pratos para provarmos. Um deles era de camarão misturado com queijo e apimentado. Tomamos algumas Efes e a conta para três pessoas foi 93 TL.
Pamukkale:
– Ozbay Hotel: aproveitamos o gramado bonito do hotel e almoçamos por lá. Comemos kebabs e gostamos muito. Nosso almoço saiu por 43 TL.
Capadócia:
– Topdeck Cave Restaurant: é preciso reservar antes esse restaurante e somente pelo facebook. O restaurante é feito todo na pedra. Sentamos numa mesa no chão, em almofadas, super intimista. Adorei! Nossa entrada foi um Sigara Boregi de queijo. Só há cinco opções de prato para jantar: carne picada, carne normal, frango, peixe e vegetariano. Pedimos carne e frango, acompanhados de arroz. Tomamos um vinho típico da Capadócia. A conta para nós dois saiu 82 TL.
– Safran Cave Hotel: queríamos muito provar o Pottery kebab, típico da Capadócia. Nosso hotel oferece jantar todas as noites e naquela o cardápio ia ser o Poterry kebab feito no pote de barro e cozido por horas e horas. Resolvemos aproveitar e provar ali mesmo. Nossa que delícia! A carna estava super macia, maravilhosa! De sobremesa comemos um doce típico, mas muito doce: pasta de amendoim com caramelo. O jantar com bebidas custou 75 TL.
– Anatolian Kitchen: super indico esse restaurante também. Fomos muito bem atendidos e comemos muito! Nossa entrada foi uma Tandir Soup e uma Onion Soup. Depois pedimos uma pide e um miz de kebabs. Era muita comida! Tomamos 2 Efes e o preço para o casal foi de 66 TL.
Caminhe muito pelas cidades turcas, porque com certeza um quilinhos a mais te acompanharão depois de uma viagem por esse país.
Um comentário sobre “Comidas Turcas e os Restaurantes que indicamos”