Como viajar pela Itália?

Para chegar até a Itália, a principal cidade de entrada é Roma e existem vôos diretos do Brasil. Nós estávamos vindo da Turquia e entramos por Roma. Como iríamos subir até Veneza, compramos a volta ao Brasil saindo de Veneza (com uma conexão em Madrid).

Viajando de Trem

Com certeza essa é uma das melhores formas de se viajar pela Itália. A linha de trem é super extensa e chega a muitas cidades italianas. Os horários são diversos e existem trens de diferentes velocidades e preços.

Nós compramos pela internet assim que começou a vender (com 90 dias de antecedência) e assim conseguimos um preço muito bom.

Para comprar pela internet é simples pelo site http://www.trenitalia.com/. Após terminar a compra você recebe um e-mail com um “voucher” onde se encontra o Ticket Code ou PNR. Não deixe de imprimir e levar. Os fiscais pedem esse número. Nós esquecemos de levar em um trem e a atendente me disse que não teria problema, bastava apresentar nossos passaportes que pelo nome o fiscal achava. Mas na hora ele não gostou nem um pouco e ficou insistindo pelo PNR. No final, desistiu da gente e nada aconteceu.

Compramos o trem do tipo Frecciargento para ir de Roma a Florença. Esse era o trem mais rápido no caminho e nos custou 19 euros por pessoa.

De Roma a Nápoles compramos o Intercity que é mais lento, mas ainda permite reservar assento. Custou 18 euros ida e volta por pessoa.

IMG_3561

De trem chegamos até Pompéia

Prefira os trens que permitem reserva de assento. Na minha viagem anterior a Itália compramos um trem sem reservar e na hora não tinha mais assentos. Detalhe: o trem levava 13 horas porque ia de Nápoles a Pallermo. Foi um terror!

Outra vantagem do trem é que normalmente você sai e chega no centro das cidades.

Viajando de Avião

Viajar de avião dentro da Itália é possível, mas eu não acho que seja tão vantajoso. Normalmente os aeroportos são um pouco distantes do centro da cidade. Mesmo que o tempo de viagem seja curto, há a necessidade de se chegar 1 hora antes (no mínimo), o que não acontece com os trens. Acredito que avião é bom mesmo para ir do continente até a Sardenha.

Viajando de Carro

Nós alugamos um carro para circular pela Toscana. O carro permite uma flexibilidade enorme e se chega a todos os cantos, mesmo aqueles que não possuem estações de trem. Para fazer a viagem nessa região é quase indispensável ter um carro. Os trens não chegam às menores cidades e estar de carro torna a viagem mais rápida e flexível.

Nós alugamos o carro pela http://br.autoeurope.com/. Foi a tarifa mais barata que encontramos. Iríamos retirar em Roma e devolver em Florença e como alugamos por mais que três dias não nos cobraram a taxa “one way”.

É bem importante e aconselhável ter um GPS. Nós compramos um pois valia a pena para guardar para as próximas viagens. Compramos em Nápoles um Tomtom que é o melhor para a Europa.

Eu havia lido que precisava da carteira internacional de habilitação. Para fazê-la é necessário pagar uma taxa (claro!) e agendar no Detran. No dia você leva o comprovante de pagamento e sua carteira de habilitação. Alguns dias depois fica pronta. Na hora de alugar o carro entreguei a Carteira Internacional junto com a carteira brasileira, mesmo sem pedirem de imediato. Eles xerocaram as duas. Logo, acho que deve ser necessária mesmo.

IMG_3787

Nós pela estrada!

Só pegamos pedágio uma vez entre Roma e Assis. Preferimos andar pelas estradas secundárias para aproveitar as paisagens.

Com um tanque e meio de gasolina rodamos bastante. Não achei a gasolina tão cara.

Uma coisa muito importante: na Itália é proibido andar de carro nas ZTL (Zonas de Tráfico Limitado). As ZTL são os centros da cidade. É super fácil nas cidades pequenas saber onde começa a ZTL. Normalmente há uma muralha, uma porta e estacionamentos do lado de fora. Não entre de jeito nenhum, porque você será multado e a locadora vai cobrar depois no seu cartão.

Tivemos um pequeno contratempo em Florença. Marcamos para devolver o carro no centro da cidade. Quando chegamos na cidade, pegamos muito trânsito e não dava para saber direito onde era a ZTL. No final, descobrimos que a locadora ficava dentro da ZTL, mas que o carro tinha uma autorização para rodar nessa zona específica. Porém, nos perdemos muito e quando achamos a locadora, tinha fechado há 10 minutos. Para não devolvermos o carro no dia seguinte e pagar mais uma diária, fomos até o aeroporto devolver. O aeroporto não é muito longe e há ônibus que leva até a estação de trem, no centro.

Viajar pela Itália é muito fácil, independente da forma que você escolha.

6 comentários sobre “Como viajar pela Itália?

  1. menjoni disse:

    Olá.
    Estou montando meu roteiro para minha viagem à Itália.
    Pretendo alugar um carro e Florença para percorrer a Toscana.
    Entretanto, estou muito temeroso por causa da ZTL, principalmente quando for retirar e devolver o veículo.
    Neste caso, tal como ocorreu com vc, a locadora já fornece previamente uma autorização?
    Como funciona?
    Obrigado.

    • thaissachaga disse:

      Olá! A viagem pela Toscana é fantástica. E eu, assim como você, tinha muito medo das zonas ZTL. A locadora tinha uma autorização para circular na ZTL de Florença, mas ela não me forneceu essa informação previamente. Só descobri isso na entrega do carro. Por isso, acho ótimo se você perguntar na hora da locação como funciona essa autorização. Eles na verdade não entregam nada, mas te confirmam que o carro é cadastrado para rodar nestas zonas. Boa Viagem!!

  2. Andréia disse:

    Adorei tudo que escreve.. Sensacional!!!!
    Quero alugar um carro em Roma e andar pela Toscana e ir até Veneza…Existe cobrança de taxa de devolução de carros, tu saberias me dizer?
    Agradeço muitíssimo

    • thaissachaga disse:

      Olá Andréia, muito obrigada pelos elogios. Fico muito feliz! Quando eu aluguei, pela AutoEurope, procurei locações sem taxa de retorno. Consegui alugar em Roma e devolver em Florença sem pagar taxa de retorno. Leia tudo que está incluído ou não, porque esta cobrança pode existir sim e é bem cara! Boa viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s