Panteão de Roma: atração imperdível!

Um dos lugares que estava mais ansiosa para ir em Roma era o Panteão. Nas outras duas vezes que estive na cidade, não tinha ido ainda a essa atração. E para compensar essa falha grave, fomos lá no mesmo dia que chegamos.

IMG_3061

O Panteão fica ainda mais incrível quando imaginamos que aquela construção é de um tempo antes de cristo e está muito bem conservado.

Construído para servir como um local de culto aos deuses pagãos, foi mudando sua função ao longo dos anos. No século I d.C., o imperador Adriano o transformou em local de meditação e reflexão. Já em 608 d.C. o Panteão virou uma igreja e assim permanece até hoje. Inclusive durante sua visita, de tempos em tempos, um aviso te lembrará que ali é uma igreja e pedirá silêncio.

IMG_3089

Para começar, vale observar que o Panteão está um pouco abaixo do restante ao redor. Isso porque Roma, ao longo dos anos, sofreu um atolamento.

Para entrar, passamos por 16 colunas que foram criadas a partir de um único bloco de pedra e as duas portas de bronze, que já foram as maiores do mundo.

Nós alugamos o áudio guia que tem ali e ficamos ouvindo as explicações de cada pedacinho. Achei muito interessante!

Primeiro, nos surpreendemos ao observar a cúpula da igreja. Ela foi construída de forma a se sustentar, sem nenhuma pilastra, numa obra magnífica da engenharia. Era a maior cúpula do mundo até 1493, quando foi criada uma maior na Basílica de Florença. Ao centro, há um óculo aberto que permite que a luz solar entre e ilumine o local.

IMG_3074

Mas e se chovesse? Ah, esses engenheiros não deixaram passar nada! E no chão, ao centro, existem pequenos furos, quase imperceptíveis que serviam para escoar a água. Além disso, o chão foi criado de uma forma levemente inclinada para escorrer.

Vale observar, também, todas as obras de arte que adornam o interior. Assim como os túmulos do rei Vitório Emanuelle II, o responsável por unificar a Itália e de Margherita de Savoia, esposa de outro rei italiano. Ah, sabe o que mais gostei de saber? Que foi essa tal de Marguerita que inspirou a famosa pizza italiana de marguerita.

IMG_3094

A entrada é gratuita e fica aberto até as 19:30. Não deixe de ir!

4 comentários sobre “Panteão de Roma: atração imperdível!

  1. Karin Greice disse:

    Olá Thaíssa. Tudo bem?!
    É fácil de alugar o áudio guia lá no Panteão? Quais os idiomas?
    Irei para Roma agora em setembro e gostei muito do seu post.

    Obrigada,
    Karin

    • thaissachaga disse:

      Olá Karin! tudo ótimo e com você? Alugar é facílimo. Fica logo depois da entrada e não tinha fila quando fomos. Confesso que não lembro se tinha português, mas acho que sim. Se não fizemos em espanhol. Uma ótima viagem! Curta muito!!! E volte sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s