Toscana: onde ficamos, o que visitamos e como viajamos

A Toscana, apesar de pequena, tem tantas cidades para se visitar que é difícil escolher o que conhecer. As principais cidades da região são Florença e Siena e visitá-las é essencial.

A região é dividida em sub-regiões: Siena, Arezzo, Pisa, como dar para ver no mapa abaixo.

Se os dias dedicados a Toscana forem bastantes, dá para focar uns 4 dias para cada “região” e ir trocando de hotel em cada uma delas. Como só tínhamos 4 dias focamos em explorar Siena e seus arredores. Escolhemos essa área porque é onde estão as cidades mais famosas e também é a região mais bela, segundo li em vários blogs e revistas. Depois da viagem, posso confirmar que é linda demais mesmo! 🙂

O ideal é escolher um hotel e de lá fazer bates e voltas para as cidades, em vez de ficar trocando de hotel dia a dia. Isso porque é menos cansativo e mais tranquilo não ter que ficar circulando com malas no carro (já tive uma experiência péssima em Portugal, tendo tudo roubado).

Escolhemos um hotel maravilhoso, no meio da S222 que é uma das estradas mais cênica da Toscana. Amamos essa ideia de ficar hospedado em um agriturismo, no meio do verde, curtindo o clima da região. E para viajar de carro é bem melhor do que se hospedar nas cidades maiores, como Siena. A localização não podia ser melhor: há 10 minutos de carro de Siena. Para ver mais sobre o hotel em que ficamos, veja aqui nesse post.

Nós começamos nossa viagem em Roma e terminamos em Florença. Para decidir o que visitar, selecionamos algumas cidades que queríamos conhecer, colocamos no mapa e fomos juntando no mesmo dia aquelas que ficavam no mesmo lugar. Li muito para decidir pelas cidades e segui muitas dicas do Viaje na Viagem. Nosso roteiro final ficou assim:

03/nov Toscana: Roma – Assis – Cortona – Lucignano (carro)
04/nov Toscana: Monteriggioni – San Gimignano – Volterra
05/nov Toscana: Montepulciano – Montichiello – Pienza – Montalcino
06/nov Toscana: Siena – Radda in Chianti – Volpaia – Panzano in Chianti – Florença (devolver carro)

Para fazer essa viagem, alugamos um carro que é, sem dúvida, a melhor maneira de percorrer a região. Neste post eu explico melhor sobre como alugar carro e percorrer a região. Alugamos o carro desde o centro de Roma e não tivemos problema algum em sair da cidade. Mas a devolução foi no centro de Florença e deu um grande estresse que acabou com a gente no aeroporto devolvendo o carro. Minha sugestão é ou devolver o carro direto no aeroporto de Florença e seguir de ônibus para o centro ou deixar um tempinho sobrando, contando que você vai se perder, para chegar ao centro e devolver.

Nos próximos posts, vou descrever melhor cada um dos dias que tivemos na Toscana.

 IMG_3858

6 comentários sobre “Toscana: onde ficamos, o que visitamos e como viajamos

  1. Carlyson T Santos. disse:

    Adorei seu blog. Próximo ano vou passar minhas ferias na italy, para conhecer as cidade renascentista e seu blog, foi meio como uma bussola. Como vou só, penso em fazer 20 dias de mochilão, apreciando a arquitetura. Por hora sei que me focarei na região da toscana, e darei uma passada em Veneza. Desejo muitas viagens e aguardo os próximos post.

    • thaissachaga disse:

      Oi Carlyson, tudo bem? Que delícia receber essa mensagem. Você vai se apaixonar pela Toscana e Veneza, nem se fala. Ainda preciso terminar os posts da Itália, mas são tantas coisas legais que não consigo acabar! Qualquer dúvida que eu puder te ajudar, pode ficar a vontade e perguntar. Beijos

  2. thaissachaga disse:

    Oi Anna! Muito obrigada pela visita e pelo elogio. Então eu tenho uma planilha dessa viagem com todos os gastos e acabei de ver aqui. Gastamos, em média, 180 euros por dia o casal. Isto incluindo hotel, todos os transporte (exceto passagem aérea), alimentação e todos os passeios. Gastamos um pouco mais porque alugamos carro e comemos bem, almoçando e jantando na Toscana. Qualquer outra dúvida, pode me perguntar.

    Bjs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s