Assis – uma parada no caminho da Toscana

Assis não fica na Toscana, e sim na Úmbria. De Roma até a cidade, levamos 2 horas de carro.

A cidade entrou na nossa mira porque o João tinha uma vontade muito grande de conhecer a cidade de Francisco Assis. E ainda bem que ele teve esse desejo.

Assis é uma cidade linda, aconchegante e cheia. No dia em que fomos estava tendo um evento na cidade e estava tão cheio que não conseguimos lugar para estacionar. Acabamos parando na rua, onde não podia estacionar, pois um guarda estava criando uma fila extra para os carros.

Enquanto percorremos os caminhos até a Porta S. Giacomo, vamos entender porque essa cidade ficou tão famosa…

IMG_3859

Francisco de Assis era filho de um próspero comerciante rico e nasceu na cidade em 1182. Durante sua juventude, objetivava ter sucesso na área militar, participando de guerras e buscando a glória. Em uma dessas batalhas, de Assis contra Perúgia, foi preso e acabou doente. E foi durante esse período que ele começou a ler o Evangelho e teve um chamado que pedia para que ele “servisse ao amor e ao próximo”.  Assim começou a conversão de Francisco. Um dos momentos marcantes de sua vida é quando ele encontra um leproso, que eram renegados na época, e lê dá um beijo.

Francisco resolve vender tudo que tem, entregar à Igreja de São Damião e ali viver, após ouvir um chamado: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. Seu pai quando sabe o busca, bate no jovem e o acorrenta. Ajudado por sua mãe ele foge e, procurado novamente por seu pai, abdica de toda sua herança.

Pedindo esmola, Francisco reconstrói três igrejas e inicia sua ordem que prega a humildade, fraternidade, simplicidade e amor aos animais. Um de seus seguidores é uma jovem de 17 anos chamada de Clara que origina a Ordem das Clarissas.

E foi assim que chegamos a Basílica de São Francisco de Assis, lugar mais visitado dessa cidade. Da porta que entramos, foi apenas seguir um pequeno trecho de rua até a Basílica. Ela fica numa parte alta da cidade e é cercada por um belo jardim.

IMG_3801 IMG_3807 IMG_3820

A Basílica se divide na parte inferior (mais antiga) e na superior (que possui afrescos que contam a história do Santo). Além disso, há a cripta do santo, onde seus restos estão enterrados.

Depois paramos um pouquinho para admirar a beleza vista a partir da saída da Basílica e comprar alguns souvenirs.

IMG_3822

Fomos andando, passando por várias lojinhas de artesanato até chegar a praça principal da cidade: Piazza del Comune. Como era dia de celebração, várias barracas de azeites, queijos e vinhos se espalhavam pela animada praça, permitindo degustações ao som de uma música clássica.

IMG_3838 IMG_3845

Na praça visitamos o Templo de Minerva, uma construção romana do século I a.C. que se tornou uma igreja católica, toda azul por dentro.

IMG_3843

Seguimos andando e viramos na primeira rua à direita depois da praça, chegando a Chiesa Nuova. Essa igreja foi criada no lugar onde ficava a casa do pai de Francisco de Assis. Por dentro da igreja, há uma porta a esquerda que leva a alguns resquícios da casa original.

IMG_3853

Como precisávamos seguir viagem, nos despedimos da cidade, mas não sem antes comprar o Baci di Assissi, doce típico da região feito de amêndoas.

IMG_3957

Se seu tempo for um pouco maior, há ainda alguns pontos legais para se visitar: Basílica de Santa Clara e Basílica de Santa Maria degli Angeli (foi aqui que o santo passou seus últimos dias e morreu).

Informações:

1- Basílica de São Francisco:

Horário: Basílica inferior – 06:30 as 17:45 e Basílica Superior – 08:30 as 17:45

2-      Basílica de Santa Clara:

Horário: 06:30 – 12:00 e 14:00 – 19:00

3-      Basílica de Santa Maria degli Angeli:

Horário: 06:15 – 12:40 e 14:30 – 19:30

3 comentários sobre “Assis – uma parada no caminho da Toscana

  1. Cristiano Silva disse:

    Boa noite Thaissa!

    Estou indo para a Itália na próxima semana e aluguei um carro para sair de Roma, passar por Assis (sonho da minha noiva) e dormir em Siena, antes de seguir para Pisa e Florença. Gostaria de saber se é tranquilo dirigir de Roma até Assis e se tem estacionamentos na cidade?

    • thaissachaga disse:

      Olá Cristiano! Nós alugamos o carro em Roma Termini, o que foi bom porque já estávamos perto da estrada. E mesmo assim nos perdemos um pouquinho ainda em Roma. Mas depois a autoestrada é uma maravilha. Em 2 horas chegamos em Assis. No dia em que fomos a cidade estava muuuito cheia pq era dia de festa e tivemos que estacionar um pouco longe da entrada da cidade. Isso acontece com quase todas as cidades italianas: é proibido parar no centro da cidade. Mas há placas indicando o estacionamento mais próximo e que normalmente fica bem perto da entrada. Assis era o sonho do meu noivo tb e a cidade é incrível! Vale o desvio. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s