No nosso primeiro dia em terras da Toscana, saímos de Assis e fizemos uma dobradinha: Cortona e Lucignano.
Cortona faz parte da região da Toscana que mais fortemente foi dominada pelos etruscos entre os séculos X e VII a.C. Na atualidade, a cidade ficou bastante famosa depois do livro e filme “Sob o Sol da Toscana” que relata a história de Frances Mayes que elege Cortona como a cidade em que passará alguns meses morando.
Junto com Arezzo e Lucignano permite um bom passeio de dia inteiro. Como chegamos na cidade já pela tarde, não pudemos emendar a visita a Arezzo.
A cidade é linda e encantadora. Fica no alto de uma colina e a primeira maneira que ela te cativa é através da vista. Para chegar ao alto, algumas escadas rolantes ajudam na subida desde o estacionamento (só prepare sua perna caso aconteça de uma delas estar quebrada…).
Fomos andando pelas ruas e nos sentimos em plena Idade Média. Chegamos na Piazza de la Republica onde fica o Palazzo Comunale, construído no século XII sob um antigo fórum romano.
Continuamos andando até a Duomo, antes parando para mais uma vista linda. Perto fica o Museu Etrusco que foi muito bem recomendado pela sua coleção de artefatos da época etrusca e romana. Nós acabamos não entrando e ficamos apenas do lado de fora observando a vida dos moradores dessa cidade linda.
Anoiteceu e fomos de volta ao carro nos despedindo dessa cidade linda.
Em poucos minutos chegamos a Lucignano, cidade onde iríamos jantar. Essa minúscula cidade era na verdade um castelo. Seu traçado é muito interessante: formada por uma espécie de anéis de ruas que vamos andando até chegar ao centro.
O Alberto d’Oro é um símbolo da cidade e fica no Museu Comunale. É na verdade uma árvore de ouro que se acredita simbolizar o amor eterno. A crença é ir até esta árvore e pedir que seu amor dure para sempre. Infelizmente, o museu estava fechado e não conseguimos ver.
Já que não tínhamos a árvore, fomos eternizar nosso amor com um bom vinho e uma massa inacreditavelmente maravilhosa. Há bons restaurantes em Lucignano e escolhemos o La Tavernetta para nosso jantar.
O atendimento foi maravilhoso! Assim que sentamos, nos ofereceram uma taça de vinho e uma entrada deliciosa. De prato principal, resolvi experimentar uma massa com trufas brancas e o João, um peixe. O meu estava muito gostoso e tamanho razoável. Já o peixe vem em porções bem pequenas mesmo! Escolhemos uma sobremesa de pistache para arrematar com chave de ouro.
Para terminar, demos uma voltinha pela praça central de Lucignano. Que cidade fofa!
Esse foi o fim do primeiro dia na Toscana e eu já estava fisgada e caindo de amores…
Um comentário sobre “Cortona e Lucignano”