Cortona e Lucignano

No nosso primeiro dia em terras da Toscana, saímos de Assis e fizemos uma dobradinha: Cortona e Lucignano.

Cortona faz parte da região da Toscana que mais fortemente foi dominada pelos etruscos entre os séculos X e VII a.C. Na atualidade, a cidade ficou bastante famosa depois do livro e filme “Sob o Sol da Toscana” que relata a história de Frances Mayes que elege Cortona como a cidade em que passará alguns meses morando.

IMG_3870

Junto com Arezzo e Lucignano permite um bom passeio de dia inteiro. Como chegamos na cidade já pela tarde, não pudemos emendar a visita a Arezzo.

A cidade é linda e encantadora. Fica no alto de uma colina e a primeira maneira que ela te cativa é através da vista. Para chegar ao alto, algumas escadas rolantes ajudam na subida desde o estacionamento (só prepare sua perna caso aconteça de uma delas estar quebrada…).

Fomos andando pelas ruas e nos sentimos em plena Idade Média. Chegamos na Piazza de la Republica onde fica o Palazzo Comunale, construído no século XII sob um antigo fórum romano.

IMG_3883

Continuamos andando até a Duomo, antes parando para mais uma vista linda. Perto fica o Museu Etrusco que foi muito bem recomendado pela sua coleção de artefatos da época etrusca e romana. Nós acabamos não entrando e ficamos apenas do lado de fora observando a vida dos moradores dessa cidade linda.

IMG_3902 IMG_3887

Anoiteceu e fomos de volta ao carro nos despedindo dessa cidade linda.

IMG_3912

Em poucos minutos chegamos a Lucignano, cidade onde iríamos jantar. Essa minúscula cidade era na verdade um castelo. Seu traçado é muito interessante: formada por uma espécie de anéis de ruas que vamos andando até chegar ao centro.

IMG_3919

Cidade Labiríntica

IMG_3917

Entrando em Lucignano

O Alberto d’Oro é um símbolo da cidade e fica no Museu Comunale. É na verdade uma árvore de ouro que se acredita simbolizar o amor eterno. A crença é ir até esta árvore e pedir que seu amor dure para sempre. Infelizmente, o museu estava fechado e não conseguimos ver.

IMG_3942

Árvore d’Oro

Já que não tínhamos a árvore, fomos eternizar nosso amor com um bom vinho e uma massa inacreditavelmente maravilhosa. Há bons restaurantes em Lucignano e escolhemos o La Tavernetta para nosso jantar.

O atendimento foi maravilhoso! Assim que sentamos, nos ofereceram uma taça de vinho e uma entrada deliciosa. De prato principal, resolvi experimentar uma massa com trufas brancas e o João, um peixe. O meu estava muito gostoso e tamanho razoável. Já o peixe vem em porções bem pequenas mesmo! Escolhemos uma sobremesa de pistache para arrematar com chave de ouro.

IMG_3929 IMG_3930 IMG_3931 IMG_3933

Para terminar, demos uma voltinha pela praça central de Lucignano. Que cidade fofa!

IMG_3936 IMG_3943

Esse foi o fim do primeiro dia na Toscana e eu já estava fisgada e caindo de amores…

Um comentário sobre “Cortona e Lucignano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s