Monteriggioni – San Gimignano – Volterra

Depois de uma noite muito bem dormida, começou nosso segundo dia na Toscana. Uma viagem por aqui pede um ritmo mais slow, mais calmo e por isso, não tivemos muita pressa para acordar e começar os passeios.

IMG_3967

Pela estrada afora lá fomos nós…

A primeira cidade do dia foi Monteriggioni, um minúsculo povoado no alto de uma colina. Era um castelo do início do século XIII e desempenhava um importante papel militar pois defendia Siena de invasões de Florença, dado que ficava perto de importantes vias como a Via Francigena e Cassia.

Passado um tempo, os florentinos começaram a brigar com os seneses pela posse do castelo. Como forma de defesa, o redor das muralhas foi cercado por carvão que era incendiado no caso de invasões. Mesmo assim, em 1555 Florença conseguiu dominar Monteriggioni.

A muralha que a cercava e algumas de suas torres estão preservadas ainda hoje e foram essas torres que inspiraram Dante Alighieri em sua obra “Divina Comédia”.

IMG_3970

Chegando na cidade castelo

Entramos pela Porta Romana até chegar a praça principal da cidade, a Piazza Roma. Ali, um poço d’água, lojinhas, restaurantes e a igreja da cidade.

IMG_3976

Depois subimos as muralhas e, ouvindo um áudio guia fomos andando, ouvindo a história da cidade e vendo uma vista, só pra variar, maravilhosa.

Percorremos a cidade toda depois, andando até a outra porta onde também há um pedaço das muralhas. O mesmo ingresso engloba as duas muralhas.

IMG_3999

Depois seguimos para San Gimignano, cidade que estava louca para conhecer. Esta é uma das imperdíveis visitas na Toscana. Por sua localização, perto da Via Francigena, San Gimignano cresceu e prosperou ao longo dos anos. Algumas torres começaram a ser criadas para dar proteção. Porém, depois de um tempo elas passaram a ter outro significado: quanto mais alta uma torre, mais rica era a família. E assim surgiram 75 torres! Hoje só 14 restam na cidade.

Na época da peste negra que afetou toda a Europa, San Gimignano não escapou ilesa e acabou entrando em decadência. Hoje em dia a prosperidade voltou, mas com outro foco: os turistas.

Antes de entrarmos de fato na cidade, demos uma olhada no visu ao redor…

IMG_4022

Fomos andando até a Piazza del Duomo e a primeira visita foi no Duomo. Para entrar paga-se um ingresso. O interior da igreja é todo recoberto por afrescos muito bem preservados.

Do ladinho fica o Palazzo Comunale que abriga obras de arte e é a entrada para se subir a Torre Grossa. Como começou a chover, acabamos não subindo, mas dizem que a vista é linda e vale muito a pena.

IMG_4032

Na mesma praça, está a Torre de La Rognosa ou Torre do Relógio, a mais antiga de todas. Foi a mais alta por muito tempo pois havia um decreto que nenhuma outra podia ser maior que essa. Ela fica em cima do Palazzo Vecchio e possui um sino lá no alto.

IMG_4038

Logo depois fomos seguindo até a Piazza della Cisterna, onde está um reservatório antigo de água e, o mais importante: a melhor sorveteria do mundo! Isso mesmo, a sorveteria Gelateria di Piazza ganhou por cinco anos consecutivos como o melhor sorvete do mundo. Nós gostamos tanto que comemos 2 vezes!

IMG_4041

A chuva apertou e sentamos no restaurante da própria Piazza della Cisterna e comemos: uma salada e uma massa a ragu, acompanhados do vinho típico da cidade, o Venaccia di San Gimignano.

IMG_4045

Para terminar o dia, seguimos em direção a Volterra, cidade famosa pelas gravações da série Crepúsculo. Cidade com mais de 3.000 anos, um tanto sombria e famosa pelos trabalhos feito com o alabastro.

Nosso objetivo aqui foi andar, se deixando perder por entre as ruas e acompanhados de uma chuvinha leve.

IMG_4056 IMG_4057 IMG_4064 IMG_4067 IMG_4076

Na hora de ir embora foi um pouco tenso porque estava chovendo muito, a estrada é bastante sinuosa e já estava escuro. Mas chegamos bem e fomos jantar em um restaurante delicioso perto do nosso hotel.

3 comentários sobre “Monteriggioni – San Gimignano – Volterra

  1. Thatiana disse:

    Olá, td bem?! Qdo vc fez essa viagem, que hrs mais ou menos estava escurecendo, lembra?! Vou na Acha viável fazer um roteiro de um dia, considerando que deve estar escurecendo por volta de 17h, alugando o carro em florenca e devolvendo no mesmo dia a noite?! Obrigada! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s