Hoje o dia prometia! Seguindo a receita de bolo do Viaje na Viagem fomos conhecer o Val d’Orcia que é uma região belíssima da Toscana. Inclusive, o Ricardo Freire indica que se você só tiver um dia na Toscana que faça essa área.
Nossa primeira parada foi em Montepulciano, cidade muito famosa por seu vinho: Vino Nobile di Montepulciano.
Entramos pela Porta al Pato e fomos andando até a praça principal: a Piazza Grande. Para chegar, percorremos a principal rua, Il Corso. A praça é uma das mais bonitas dessas cidadezinhas. Na praça estão as principais atrações da cidade: o Duomo, Palazzo Comunale e Palazzo Nobile Tarugi.
A Catedral possui uma fachada inacabada. O Palazzo Tarugi não é aberto ao público, mas é bem bonito, revestido de travertino. O Palazzo Comunale é aberto a visitas e pode-se subir sua torre para ver a vista.
Ali pertinho, entramos na Cantina Contucci onde é possível fazer degustação de vinhos e passear pelos barris de produção. Não fizemos a degustação, só compramos alguns vinhos para levar.
Andando mais um pouco por Montepulciano passamos pela Igreja de Santo Agostinho e pela Torre de Pulcinella, uma torre onde há uma imagem de um menino que toca o sino a cada hora completa.
Seguimos então para nossa próxima parada: Monticchiello. Para mim, essa foi uma das jóias descobertas da Toscana. Eu simplesmente amei!
É tão pequena que na verdade é uma vila pertencente a Pienza. Muito pequena e deserta. No dia que fomos tinha acabado de voltar do hospital um recém nascido e todos na cidade estavam cumprimentando a mãe e o pai. Achei tão legal esse clima de vilarejo, em que todos se conhecem.
Para chegar até lá, passamos por estradas lindas. Estacionamos e em 20 minutos conhecemos a cidade toda.
Mas o que realmente me fez mais feliz foi o nosso almoço! Fomos almoçar na Osteria La Porta que fica ao lado da entrada. Sentamos no terraço e tivemos um almoço de duas horas. O João comeu o menu fixo e eu pedi um prato. O serviço era bem slow, ao ritmo da Toscana. Foi maravilhoso! Comida deliciosa, vista incrível, vinho da casa e meu namorado ao lado…
E depois dessa delícia, a próxima parada foi Pienza. Mas esse será assunto para próximo post!
Um comentário sobre “Montepulciano e Monticchiello”