Saímos de Monticchiello e nosso próximo destino era Pienza. A fama dessa cidade já me deixava ansiosa para ali chegar. De tão encantadora que é foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O papa Pio II nasceu aqui quando a cidade ainda se chamava Corsignano no ano de 1405. Tamanha influência ele teve que mudou o nome do lugar e mandou reformar os prédio da Piazza principal que passou a ter o nome de Piazza Pio II.
A praça é linda demais! Ali está a Catedral de estilo renascentista, o Palazzo Piccolomini que era a residência de verão do papa Pio II, o Palazzo Comunale e o Palazzo Borgia construído para abrigar os bispos que iam encontrar o papa. Hoje abriga o Museu Diocesano com obras de arte e artefatos religiosos.
Essas são as principais atrações da cidade. Mas não deixe, de jeito algum, de comprar um pedaço de queijo pecorino quando estiver ali. Este queijo junto com um vinho finaliza perfeitamente um dia na Toscana.
Para terminar o dia fomos a Montalcino, terra de outros vinhos famosos: Rosso e Brunello de Montalcino. O dia estava entardecendo e vimos esse por do sol chegando na cidade.
A fortaleza da cidade, criada na época em que Montalcino pertencia a Siena, é a primeira atração que chama a atenção. Entramos, andamos pelo lado de fora. Dentro há um restaurante em que é possível comer e fazer degustação de vinhos.
Fomos andando até a Piazza del Popolo que é a principal da cidade. E depois, já cansados, andamos perdidos pelas ruas a procura de nosso copinho (compramos um em cada cidade que visitamos) e de alguns vinhos para levarmos ao Brasil.
Voltamos para o hotel mortos! Fomos jantar em um restaurante muito bom perto do hotel mesmo e nos preparamos para mais um dia de Toscana.
Um comentário sobre “Pienza e Montalcino”