Siena

No nosso último dia na Toscana, reservamos a manhã para conhecer Siena. Depois de Florença, Siena é a maior cidade da região. As atrações são incríveis e se você puder dedicar um dia inteiro para conhecê-la, melhor!

A mitologia romana conta que Siena foi fundada pelo filho de Remo, Sénio, após fugir de Rômulo, seu tio que queria assasiná-lo. Quem ajudou nessa fuga foi o deus Apolo que emprestou um cavalo.

Siena ficava numa região muito estratégica pois ali passava a Via Franciscana, uma das mais importantes rotas comercias da época. A cidade prosperou e sua grande rival passou a ser Florença. Muitas guerras entre as duas cidades aconteceram até a época da peste negra, que matou 2/3 dos sieneses.

Hoje a cidade floresce no turismo e, principalmente, duas vezes ao ano quando acontece o Il Palio, uma grande festa em que cavaleiros encenam batalhas e disputas. Na primeira vez que fui a Siena, sem saber fui no dia do evento. Foi muito interessante assistir, mas a cidade fica lotadíssima e não dá para conhecer nenhuma atração turística.

Já nessa vez fomos para conhecer a cidade e seus encantos. Chegando em Siena, nossa primeira visita foi ao Duomo. Ele é impressionante! Chegamos por baixo e precisamos subir as escadas para de fato chegar a entrada.

IMG_4237

A igreja chega a emocionar…uma das construções mais bonitas que já vi. Ela é toda em estilo gótico, com a fachada preta verde e branca. O mais impressionante, contudo, é o seu interior. Primeiro repara nas colunas e no teto todo azul com estrelas.

IMG_4249

O chão é cheio de imagens representativas. Começamos observando a Lupa di Siena. Ao centro está a loba que amamentou os criadores de Siena e ao redor, cada círculo representa uma das cidades aliadas a Siena no passado. Repara nos nomes: Luca, Pisa, Arezzo etc.

IMG_4244

 

A cúpula da catedral também merece uma admirada.

IMG_4251

No canto esquerdo da igreja (olhando para o altar) fica a entrada para a Livraria Piccolomini. O ingresso que tínhamos comprado dava direito a entrar ali (se for comprar separadamente, precisa-se de um ingresso diferente para o Duomo e para a Livraria). A sala foi criada pelo papa Pio III e conserva diversos exemplares de livros da igreja. Vale a visita pelas pinturas e decoração da sala.

IMG_4259 IMG_4258

O ingresso que compramos (Opa Si Pass) dava direito a visitar também o Batistério, a Cripta, o Museu dell`Opera e o Campanário. Como nosso tempo era curto, visitamos os dois primeiros só.

No Batistério há uma pia batismal muito bonita, em estilo renascentista feita por Donatello. Na Cripta, há alguns afrescos e ruínas das antigas construções. Não podemos tirar nenhuma foto do interior.

Seguimos então em direção a praça mais famosa de Siena: a Piazza del Campo. Em formato de meia-lua e reclinada, aqui era e é o centro da cidade. Ela foi construída de forma a abrigar toda a população da cidade para assistir eventos, como corridas de búfalo ou encenações. Ainda hoje é onde ocorre o evento Il Palio.

IMG_4274

Na parte mais baixa da cidade fica o Pallazzo Comunale ou prefeitura da cidade. Logo ao lado está a Torre del Mangia, segunda torre mais alta da Itália! É possível subir e dizem que a vista é arrasadora. Nós não fomos, mas fica aí mais um motivo para voltarmos!

IMG_4271

Por fim, fomos andando até a Basílica de Catarina e São Domingo. Catarina é a santa da cidade. Aos 7 anos consagrou sua virgindade a Deus e aos 15 anos entrou para a Ordem de São Domingo. Vivia enclausurada e  só saiu para ajudar os enfermos durante a Peste Negra. Morreu aos 33 anos. Quase 50 anos depois foi canonizada e se tornou padroeira da Itália junto a São Francisco de Assis. Dentro da igreja há um instrumento usado pela santa para se auto penitenciar e uma relíquia da Igreja: a cabeça da santa.

IMG_4286

Basilica de Catarina e São Domingo ao fundo

E como precisávamos seguir viagem, saímos de Siena com gostinho de quero mais. Ah! Mas não deixamos de comprar um doce tipico de Siena para adoçar nosso resto da viagem.

Um comentário sobre “Siena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s