Pela S222: a estrada mais bela da Toscana

Para terminar nossa viagem pela Toscana, resolvemos percorrer a Chiantigiana ou a estrada S222 que é o mais lindo percurso da região. Essa é uma estrada secundária, de mão dupla e cheia de curvas que percorre várias cidades pequenas produtoras do Chianti e liga Siena a Florença.

Escrevi nesse post um pouco mais sobre o vinho Chianti e a região.

IMG_4320

Uma das principais cidades da S222 são Castellina in Chianti, Panzano in Chianti, Radda in Chianti e Greve in Chianti. Nós resolvemos conhecer uma não muito falada: Volpaia.

Saímos da degustação e fomos em direção a essa cidade. Fomos subindo, subindo, subindo e lá no alto chegamos a esse micro e encantador vilarejo.

Andamos por toda a cidade em 10 minutos e não encontramos uma pessoa sequer! Ela é toda em tons de ocre e tem uma igrejinha. Logo na entrada há um restaurante com uma vista daquelas!

IMG_4331 IMG_4330 IMG_4334 IMG_4336

 

Depois seguimos para Panzano in Chianti que era um antigo castelo medieval e ainda preserva algumas de suas muralhas e torres.

O mais famoso nessa cidade é o açougue do Dario. Na verdade o açougue fez tanto sucesso, que o Dario abriu três restaurantes. Dois são mais chiques, precisa reservar. Um deles é mais popular e funciona de 12 as 15 hrs no almoço.

Chegamos logo depois do almoço e a cidade estava vazia e com tudo fechado. Passeamos um pouco e vimos cenas lindas…

IMG_4340 IMG_4339 IMG_4345 IMG_4353

Precisávamos entregar o carro as 17 hrs em Florença e por isso seguimos direto. Gostaria de ter tido mais tempo e explorar melhor essas cidades. Mas quem sabe numa próxima?

3 comentários sobre “Pela S222: a estrada mais bela da Toscana

  1. Monica disse:

    Thaíssa, estou planejando minha viagem para Toscana e meu roteiro está bem parecido com o seu…Queria que me ajudasse a esclarecer umas dúvidas: algum perigo de lei seca pelas estradas toscanas? Há postos de gasolina nesta região? Com relação a deixar as malas no carro enquanto se conhece uma dessas cidades ou vinícolas, é tranquilo? Há estacionamentos seguros?

    • thaissachaga disse:

      Olá Monica!!! Que delícia, tenho certeza que você irá adorar! Dirigimos bastante por ali e não vi nada parecido com lei seca. Há postos sim, principalmente perto das maiores cidades. As malas eu tenho um bom receio de deixar nos carros. Há uns anos fomos furtados em Portugal e roubaram todas nossas malas. Mas na Itália tivemos que deixar em dois dias. O que fazíamos era deixar escondido na mala e estacionar nos estacionamentos mais movimentados. Falando neles, há muitos estacionamentos fora dos centros da cidade e seguros. Não entre de carro nos centros de jeito nenhum (olhe as placas) e pague o estacionamento se for preciso (tem umas maquininhas sempre que precisa pagar). Beijos e qualquer dúvida me pergunte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s