Conhecendo a região de Foz do Iguaçu em 5 dias

Eu tenho uma listinha (cada vez maior, preciso dizer) de cidades que quero conhecer, tanto no Brasil quanto fora. Uma das tops era Foz do Iguaçu. Afinal, todo viajante que se preze precisa conhecer uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo… ainda mais quando ela fica aqui, no nosso país!

IMG_4805

E foi pesquisando para onde íamos no Reveillón desse ano (2013-2014) que encontrei tudo que precisava para ir até lá. Encontramos passagem da GOL, direto, por R$ 250,00 ida e volta, saindo na sexta à noite e voltando dia 01 de tarde. Os preços dos hotéis também estavam legais e os dias que tínhamos era exatamente o necessário. Pronto, lá fomos nós!

Foz do Iguaçu é super famosa por conta das Cataratas do Iguaçu, monumento que compartilha com a Argentina. Além disso, a cidade também faz fronteira com Ciudad del Leste, templo da bagunça das compras no Paraguai.

Onde se hospedar?

A grande maioria dos visitantes brasileiros se hospeda na própria cidade de Foz do Iguaçu. Há diversos hotéis, de todos os tipos, espalhados pela cidade. Porém, resolvemos dividir nossa estadia entre Puerto Iguazu e Foz do Iguaçu, depois de ler essa dica na Bíblia dos viajantes!

O ideal seria passar duas noites em Puerto Iguazu para aproveitar a noite na cidade argentina. Nós chegamos na sexta às 23:00 hrs e fomos direto para o hotel  dormir. Depois passamos mais dois dias e duas noites em Puerto Iguazu. Na verdade, o ideal seria passar apenas um dia e duas noites. Isso porque para os passeios durante o dia, o único que é mais vantajoso estar na Argentina é para visitar as Cataratas desse lado. Em Puerto Iguazu o ideal é se hospedar perto do centro, onde estão os restaurantes e a noite argentina.

IMG_4686

Dormindo na Argentina e aproveitando a noite dos hermanos!

Os outros três dias e duas noites passamos em Foz do Iguaçu. A cidade brasileira é muito maior e como estávamos fazendo tudo de transporte público, escolhemos nos hospedar perto do terminal de ônibus.

O hotel de Puerto Iguazu tinha uma localização ótima. Ficava a cinco minutos a pé da saída de ônibus e da principal rua de restaurantes da cidade. O quarto era bastante espaçoso, mas achei as instalações um pouco velhas. Além disso, ficava ao lado do local do café da manhã e o barulho era alto desde cedo. O café era buffet, bem gostoso e o atendimento foi ótimo.

Nome do Hotel: Hotel Yreta II

Preço da diária para duas pessoas (com café da manhã): USD 44

O hotel de Foz do Iguaçu, nós amamos! Ele ficava a cinco minutos do terminal de ônibus e tinha uma clima acolhedor. O staff é super atencioso. O quarto era grande e muito limpo. O café é servido em uma única mesa em que o objetivo é aproximar as pessoas. Inclusive o hotel é cheio de estrangeiros  (bem mais que brasileiros).

Nome do Hotel: Iguaçu Guest House

Preço da diária para duas pessoas (com café da manhã): R$ 120

Quando ir?

Nós fomos no Reveillon. Fazia muito calor. Em Puerto Iguazu, inclusive, nos sentimos até um pouco mal de tão quente e abafado que estava enquanto esperávamos o ônibus. Nos últimos 3 dias, o tempo ficou nublado e choveu inclusive em alguns momentos. A cidade estava cheia por conta do feriado, mas não pegamos muitas filas e foi super tranquilo quanto a isso. O único lugar que observei que demorava um pouco mais era a fila da imigração para os carros entre Foz e Puerto.

IMG_4900

Nossa noite de reveillon acompanhada de novos amigos peruanos

Durante o inverno faz bastante frio na cidade e eu acho que não deve ser tão bom pois em muitos passeios pelas cataratas ficamos completamente molhados. Além disso é a época mais seca e as quedas ficam menores.

Como se locomover?

Há três opções para quem vai visitar a região: alugar carro, usar táxis/transfers ou ônibus. Nós escolhemos o último pois não queríamos gastar tanto.

Alugar carro, com certeza, te dá uma flexibilidade e permite chegar mais rápido aos locais. Apesar de que ir de carro entre o Brasil e a Argentina é ruim pois a imigração dos carros tinha filas enormes. Além disso, eu não acho recomendável ir de carro alugado para Ciudad del Leste.

Para irmos do aeroporto de Foz de Iguaçu até nosso hotel em Puerto Iguaçu, as 23 hrs da noite, contratamos um transfer da InterHabit. Super recomendo.

Para irmos até as Cataratas do lado argentino, saímos de Puerto Iguazu. Fomos até o terminal de ônibus, que fica bem no centro da cidade. Compramos os bilhetes no primeiro guichê e esperamos o ônibus escrito “Cataratas”.

Para irmos de Puerto Iguazu até Foz do Iguaçu, fomos ao terminal de ônibus e compramos no terceiro guichê a passagem. Esse ônibus demora um pouco mais a passar (de meia em meia hora, mais ou menos). Quando chega a imigração, todos do ônibus descem, passam pela polícia e quando saímos, o ônibus está ali esperando a gente. Descemos ao lado do terminal de ônibus do Brasil. Para o caminho inverso (Foz até Puerto), basta pegar o ônibus que passa na rua ao lado do terminal de Foz (do lado de fora).

Para irmos de Foz do Iguaçu até as Cataratas do lado brasileiro, pegamos o ônibus dentro do terminal de ônibus em direção ao parque. Na volta ele saia do mesmo lugar em que descemos.

Para irmos de Foz do Iguaçu até Ciudad del Leste, pegamos o ônibus dentro do terminal de ônibus. Nós não pegamos o que ia para a cidade pois é caótico atravessar a Ponte da Amizade de carro. Então pegamos um que nos indicaram que passava na ponte do lado brasileiro. Assim que chegamos no primeiro ponto da ponte, descemos e fomos a pé.

Para irmos de Foz do Iguaçu até a Usina de Itaipu, pegamos dentro do terminal o ônibus que ia para o aeroporto. No ponto antes do aeroporto, chegamos em frente a usina. Na volta, atravessamos a rua e pegamos o ônibus em direção ao centro.

 O que fizemos em 5 dias?

No nosso primeiro dia, resolvemos fazer um City Tour por Foz do Iguaçu durante o dia. Pela noite fomos ao Bar de Gelo em Puerto Iguazu e jantamos no El Quincho del Tío Querido.

IMG_4612

No marco da três das fronteiras

No segundo dia fomos conhecer as Cataratas do lado Argentino e jantamos no Aqva, ainda em Puerto Iguazu.

No terceiro dia foi a vez de nos aventurarmos pelo Paraguai. Pela noite fomos ao jantar-show da Churrascaria Rafain, já hospedados em Foz do Iguaçu.

No quarto dia conhecemos as Cataratas do lado brasileiro. Essa era a noite da virada do ano e passamos em um restaurante.

No nosso último dia, fizemos a visita do Circuito Especial pela Usina Hidrelétrica de Iguaçu.

IMG_4860

Pronto, as primeiras dicas desse destino maravilhoso estão aí. Foz do Iguaçu me surpreendeu muito: pela infra-estrutura preparada para o turismo como nunca vi no Brasil, pela recepção do povo e pelas belezas únicas. Nos próximos posts detalharei melhor cada uma das atrações.

10 comentários sobre “Conhecendo a região de Foz do Iguaçu em 5 dias

  1. lia disse:

    Oi Thathá, vou a Foz em dezembro gostaria de dicas sobre restaurantes para passar a virada de Ano-Novo, é provavel que a maioria fecha no feriado .
    Grata

    • thaissachaga disse:

      Olá Lia! Eu passei a virada em um restaurante pequeno e ao lado do meu hotel pq deu uma grande confusão na reserva que tínhamos feito em um outro restaurante maior e mais famoso. Quando fui tinha anotado algumas ideias: Churrascaria Rafain, Cantina 4 Sorelle, Bufalo Branco. Todos tinham opção de ceia com alguma música ou atração. Se vc for em alguma, reserve e pague antes para não ter nenhum problema como nós tivemos! Beijos e volte sempre

  2. mariana disse:

    olá, vouj passar o reveillon este ano lá, dia 1 de janeiro, as coisas ficam abertas? pelo que entendi, vocês foram na itaipu dia 1?

    Obrigada.

    • thaissachaga disse:

      Oi Gabrielle! Então eu usei ônibus de dia para ir ao parque e na volta saltamos perto da feirinha. Pela noite, fomos de táxi até icebar, voltamos de taxi para a área de jantar e depois a pé. Muito tranquilo!! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s