Usina Hidrelétrica de Itaipu: uma visita surpreendente

No nosso planejamento de viagem, reservamos uma manhã para conhecer essa obra da engenharia brasileira e paraguaia. Como não visitar essa que é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e é considerada uma maravilha da engenharia?

IMG_4905

Para chegar até lá fomos de ônibus, como expliquei aqui.

A Usina de Itaipu é compartilhada entre Brasil e Paraguai. Sua construção começou em 1973 numa façanha jamais vista na engenharia. Foz do Iguaçu, nessa época, era uma cidade de 20 mil habitantes e com duas ruas asfaltadas apenas. Dez anos depois, a população pulou para mais de 100 mil habitantes! Muitos desafios foram vencidos, como o desvio do Rio Paraná, até que em 1982 a usina foi oficialmente inaugurada.

Hoje essa é a usina com maior energia gerada do mundo – a usina de Três Gargantas na China terá capacidade maior, mas ainda não superou a nossa em produção.

Como é compartilhada com o Paraguai, tudo é dividido igualmente entre os dois países: por exemplo, o número de funcionários é exatamente o mesmo de brasileiros e paraguaios.

Para visitar a usina, pode-se fazer diferentes passeios. A mais rápida e mais popular é a Visita Panorâmica, que percorre os principais lugares em um ônibus aberto. Nós fizemos o Circuito Especial que percorre as áreas abertas, junto a um guia que fala português e inglês, em um ônibus que permite paradas em alguns pontos. Depois entramos para conhecer a parte das salas de comando e de máquinas.

Durante o caminho conhecemos lugares como esses:

IMG_4907 IMG_4936 IMG_4931 IMG_4944 IMG_4948

O guia era excelente! Explicou tudo muito bem. Realmente foi uma visita e tanto e recomendo a todos que façam. Durou 2,5 hrs no total. Nós reservamos pela internet (aqui) antes para garantir o horário que queríamos. O preço é R$ 64 a inteira, mas estudantes pagam meia (leve o comprovante pois eles pedem na hora). É preciso ir de calça e sapatos fechados.

Estando em Foz, conheça a usina: dá mais orgulho ainda de ser brasileira!

IMG_4940

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s