Roteiro de 1 dia em Santo Domingo

O início da nossa viagem para a República Dominicana foi em Santo Domingo, onde ficamos exatamente 1 dia e conhecemos as atrações por conta própria. Vale muito a pena incluir 1 dia para visitar a cidade.

Santo Domingo foi a primeira cidade das Américas. Foi exatamente por ali que Colombo chegou ao nosso continente. A fundação oficial da cidade foi no ano de 1498 e os responsáveis pela criação dela foram Bartolomeu e Diego Cólon, irmão e filho de Cristovão Colombo.

Nossa primeira parada na cidade foi logo ao lado do aeroporto. Fomos direto visitar a Playa Boca Chica. Achei a praia lindíssima! Não tínhamos muito tempo e ficamos ali só observando. Ainda era cedo, mas a praia já estava enchendo.

IMG_4971

IMG_4969

Fomos ao hotel deixar nosso carro e as malas e partimos para conhecer a zona histórica. Nosso hotel ficava perto e fomos andando.

O centro histórico de Santo Domingo está muito bem preservado e, em muitas atrações, é disponibilizado áudio-guias já incluídos nos preços das entradas.

Começamos nosso passeio entrando pela Puerta de San Diego, principal porta de entrada da cidade antiga construída em 1540.

IMG_4978

Ali está a Plaza España, praça principal da cidade colonial. Ao seu redor, há restaurantes e bares diversos.

Na praça fica o Alcázar de Cólon, que foi construído entre 1510 e 1512 por Diego, filho de Cristovão Colombo. Era ali que ele vivia junto com sua esposa Maria de Toledo, filha do rei Fernando da Espanha. Aqui está um ótimo museu, bem conservado e muito bem explicado pelo áudio que recebemos na entrada.

IMG_4983

olha a vista que Diego tinha do seu Alcazar…

IMG_4980 IMG_4985

Próxima parada: conhecer o Museo de las Casas Reales. Era daqui que a Espanha controlava seu domínio pela América, através do tribunal superior. Muitos mapas, réplicas dos navios usados e também acessórios que eram usados para julgar os transgressores encontramos ali.

IMG_4987

Ao lado, está o Panteón Nacional, mausoléu de importantes personalidades do país construído entre 1714 e 1745.

IMG_4989

Essas duas últimas atrações estão na Calle de Las Damas, primeira rua planejada do continente americano. Por aqui as damas passavam desfilando seus trajes.

Seguindo, chegamos a Fortaleza de Santo Domingo. A primeira fortificação do Novo Mundo está bem preservada. Entramos e subimos para conhecer melhor.

IMG_4991

 

IMG_4996

Continuamos andando e ali perto chegamos a primeira Catedral das Américas. O interior é bem bonito, principalmente o teto. Bem em frente da igreja, fica o Parque Cólon.

IMG_5000 IMG_5006

A rua em frente ao Parque é a Calle El Conde, principal artéria do centro. Uma rua só de pedestres, repleta de lojinhas e restaurantes.

Nós terminamos nossa visita a zona colonial, sentados em um restaurante, comendo e descansando do cansaço da viagem e do sol muito quente de pleno março. Mas gostaria de ter visitado também as ruínas do Hospital San Nicólas, primeiro hospital das Américas.

Nesse dia fomos descansar e só acordamos para jantar. As duas próximas atrações visitamos no último dia, na nossa volta, antes de ir para o aeroporto. Mas cabem num mesmo dia (apertado e corrido, mas dá!).

O Faro de Cólon foi construído para comemorar os 500 anos de descobrimento das Américas. Em forma de cruz, possui salas contando a história do descobrimento, réplicas dos navios usados por Cristovão Colombo e salas com exposições de cada país do continente americano. Porém o mais importante deste museu é o túmulo onde os dominicanos garantem que estão os restos de Colombo. Já os espanhóis afirmam que é em Sevilha que o navegador foi enterrado. Um guia nos conduziu por todo o museu e nos explicou muito bem tudo. Eu adorei esse lugar!

IMG_5361

IMG_5371

Túmulo do Cristovão Colombo

IMG_5372

Réplica do Navio de Colombo

A última atração que fomos é o Parque Los Tres Ojos. Fica um pouco mais afastado da centro histórico, mas vale muito a visita. Esse parque é formado por quatro cavernas com lagos de água azul que brotaram naturalmente do subsolo. Em nenhuma delas é possível entrar!

A primeira caverna que visitamos foi a do Lago Azufre cujo nome quer dizer Lago do Enxofre.

IMG_5305 IMG_5308

Depois fomos até o Lago Nevera que é o mais escondido e mais frio de todos. Um senhor fica ali pulando na água (apesar de ser proibido para todos os outros) pedindo dinheiro depois pois teve a coragem de entrar naquela água fria.

IMG_5327

É desse lago que sai um transporte para chegar ao Lago Zaramagullones que eu achei o mais lindo de todos!

IMG_5337 IMG_5345

Na volta visitamos a quarta caverna do Lago Las Damas que é o mais raso de todos e era ali que as crianças e mulheres se banhavam no passado.

IMG_5357

E assim conseguimos visitar várias atrações dessa capital que merece muito uma visita. E fomos de volta ao aeroporto, nos despedindo da cidade com essa vista:

IMG_5389

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s