Pipa conquistou meu coração!

Depois de 4 dias hospedados em Natal, fomos passar os últimos três da viagem em Pipa. Estava animada para conhecer esse pedaço tão famoso do Brasil, mas um pouco receosa de encontrar uma cidade lotada, inflacionada e já turística demais.

Qual não foi minha sorte, ao chegar na cidade logo no dia seguinte do feriadão da semana santa e Tiradentes (o feriado do dia 23 de abril é só no Rio) e ver uma galera indo embora. A cidade estava vazia, nos esperando para descansar e curtir uma cidade relax, com crianças correndo na rua e portas abertas sem tranca. Depois do assalto em Natal, era exatamente disso que precisávamos.

O hotel que ficamos era muito bom, com ótimo atendimento e instalações, como contei aqui. Fizemos o caminho de Natal a Pipa de carro e este ficou devidamente esquecido dentro da garagem do hotel nos dias que passamos na cidade.

Pipa fica a 85 km ao sul de Natal e é formada por um conjunto de praias lindíssimas, de águas calmas e quentes. Uma curiosidade que aprendemos foi sobre o porquê do nome. Quando os portugueses avistaram de longe a cidade, acharam o formato parecido com o de um barril que eles usavam para armazenar bebidas nos navios e que se chamavam de pipa.

No nosso primeiro dia por lá, fomos andando até a Praia do Amor que tem esse nome porque do alto enxergamos a praia em formato de coração. Se chega pelo alto e é preciso descer uma escada para alcançar a areia. No canto esquerdo da praia estão as falésias que formam o famoso Chapadão de Pipa.

20140421_144954 20140421_150613

Como a maré estava baixa, conseguimos ir andando para direita e chegamos na Praia Central onde sentamos em um barzinho para ver o pôr do sol e almoçar. Aqui nesta praia tem uma imagem de São Sebastião, padroeiro de Pipa, e que fica dentro d`agua quando a maré está alta.

20140421_152218 20140421_170048 20140421_165209

No dia seguinte, fizemos um passeio de 4×4 que leva a todas as principais atrações de Pipa. Achei ótimo e indico a todos que forem até a cidade.

O primeiro lugar que fomos foi o Chapadão e de lá conseguimos ver o formato exato de coração da Praia do Amor.

20140422_093715

Seguimos passando pela Praia das MInas e Sibaúma. Esta primeira é uma área do Tamar e lugar de criação de tartarugas marinhas. Passando de carro pelo alto, conseguimos ver três tartaruguinhas na água.

20140422_101810

Fomos até o Rio Catú, onde fizemos uma travessia de balsa até chegar a Barra do Cunhaú. Ali alternamos entre a praia e a Lagoa.

20140422_103518 20140422_115649 20140422_114459

Depois, pegamos um barquinho e seguimos para a Baía Formosa. Fomos andando pela areia e chegamos do outro lado da praia, onde é possível avistar golfinhos.

20140422_132859 20140422_130938

Na volta foi a vez de irmos até uma fazenda produtora de camarões. Momento de se fartar dessa delícia e depois descansar em redes deliciosas.

20140422_135931

Após o merecido descanso (afinal, relaxar também faz parte do viajar!), começamos a voltar. Fomos até as dunas de Cacimbinhas onde pudemos praticar o standsurf. O próprio guia tinha as pranchas que precisávamos e subimos e descemos quantas vezes quisemos.

20140422_164426 Captura de Tela 2014-10-02 às 19.57.09

Para terminar o dia seguimos até Tibau do Sul para ver o pôr do sol desde a Lagoa de Guarairas. Um espetáculo para terminar nosso dia.

20140422_165237

No nosso terceiro e último dia, aproveitamos a manhã para conhecermos a Praia do Madeiro que é considerada uma das mais bonitas da região. Ela fica ao lado do Santuário Ecológico de Pipa em que é possível fazer trilhas passando pela mata e pelas praias. Infelizmente não tivemos tempo para conhecer.

20140423_101903 20140423_095712

Para fechar com chave de ouro as dicas de Pipa, preciso falar de um dos melhores sorvetes que tomamos enquanto estávamos na cidade! Todas as noites passéavamos pelo centrinho e cada dia jantamos em um lugar diferente. Mas quando descobri a sorveteria Preciosa, me apaixonei! Se for lá prova e depois me diz o que achou.

20140421_172849

E foi assim, com essas paisagens que Pipa conquistou o meu coração!

4 comentários sobre “Pipa conquistou meu coração!

1. Bianca Marinho disse:

Eu fiz o oposto: 3 noites em Tibau do Sul e depois 4 noites em Ponta Negra. Não me arrependo, é claro, mas em uma outra oportunidade dedicaria mais tempo a Pipa e Tibau. Me hospedei no Hotel Marinas, em frente a Lagoa Guaraíras e ali assisti o famoso pôr do sol. A creperia do hotel é aberta ao público e cada centímetro é disputado quando o fim de tarde se aproxima. Vale destacar que o Marinas tem uma tarifa balcão bem cara, mas quando comprei antecipadamente pela Internet, paguei um preço super em conta. Paguei 20 reais para fazer um mini passeio de lancha pela Lagoa, vi golfinhos, paramos em um mangue lotado de caranguejos e paramos em um banco de areia no meio da lagoa para admirar o visual. Já em Ponta Negra, as praias são mais caras e o Morro do Careca (tão famoso) é bonito, mas só. Fiz o passeio de buggy (o melhor dia) pelo Litoral Norte, uma maravilha! Conheci o Cajueiro (lindo), o Forte dos Reis Magos, e jantei no Tábua de Carne (rodízio por R$ 35,00 – comida maravilhosa) e comi uma pizza deliciosa no Cipó Brasil. Mas Tibau do Sul / Pipa me deixou com uma saudade enorme….