Airlie Beach: uma alternativa para a Grande Barreira dos Corais

Ir a Austrália e não conhecer a Grande Barreira dos Corais é algo imperdoável. Para visitá-la existem diversas formas. A mais famosa é pela cidade de Cairns e dali embarcar em um barco, dormindo uma ou mais noites em alto mar.

Pesquisa vai, pesquisa vem, descobri uma cidade chamada Airlie Beach, também porta de entrada para a Barreira dos Corais. Mais ainda, era dali que se conhecia uma das praias mais fantásticas que existem na Austrália: Whitehaven Beach. Juntar praia e a barreira dos corais foi o grande motivo de irmos para Airlie Beach.

DCIM100GOPRO

A praia central de Airlie Beach

Onde fica?

Airlie Beach pertence a região de Queensland, no nordeste australiano. Como pode ser visto no mapa abaixo, em frente fica a ilha de Whitsunday, também uma opção de hospedagem na região. O único porém é que nessa ilha há poucas opções de hospedagem e todas bem caras. Já Airlie Beach é bem mais eclética e com opções de hospedagem para todos os bolsos.

Como chegar?

Na região existem três aeroportos principais. Um deles fica na ilha de Whintsunday e deve ser a opção de quem ficará por lá. Para chegar a Airlie Beach a partir de Whintsunday, há barcos que fazem o transporte e custam em torno de $40. O outro aeroporto fica na cidade de Mackay, distante mais de 2 horas de Airlie Beach. O último aeroporto e a melhor opção é o de Proserpine. Nós usamos esse último.

Nós fomos e retornamos de avião desde Sydney. Há algumas companhias aéreas low cost fazendo este trajeto. Nós fomos pela Tigerair. Conseguimos uma ótima promoção e compramos 2 passagens pelo preço de 1. Pagamos $ 243,90 pelas 4 passagens (2 idas e 2 voltas).

Para sair do aeroporto de Proserpine ou se aluga um carro ou se contrata um transfer. Nós reservamos desde o Brasil o translado por este site. Pagamos $ 35 ida e volta por pessoa.

Onde ficar?

Há hotéis de todos os tipos e nós escolhemos um visando o melhor custo. Ficamos no Base Airlie Beach Resort pagando $ 70 por diária do casal, sem café da manhã. O hotel é estilo camping, tendo espaço para barracas e campervan, mas também há alguns quartos. O quarto era bem espaçoso, com cama de casal e duas camas de solteiro, banheiro espaçoso e ar condicionado. O hotel não era dos melhores, mas indico pela localização e preço. Detalhe: wi fi só paga e só na recepção.

A cidade de Airlie Beach

Acredito que ninguém venha para cá apenas para conhecer Airlie Beach, mas a cidade é uma gracinha e vale dedicar um dia para desbravá-la.

Mapa Airlie Beach

Para começar, logo no centro fica a Lagoa da cidade. Apesar de ser na beira do mar, por aquela região existem águas vivas bem perigosas que podem matar. Por isso, é não aconselhado entrar no mar. A solução criada foi uma Lagoa artificial. Limpinha, com guarda vida e cheia de gente espalhada por ali, a Lagoa é um bom ponto de partida para conhecer a cidade.

IMG_3864

A Lagoa

Depois fizemos uma caminhada chamada de Bicentennial Walkway que começa ali na Lagoa e segue por 3 km margeando o litoral. O passeio é gostoso, passa pela marina (Abell Point Marina) com seus restaurantes e iates e segue até a praia de Cannonvale.

IMG_3879

A Marina no meio do caminho

DCIM100GOPRO

Pelo caminho da trilha…

Para terminar o dia, vale passear pela principal rua da cidade, perto da Lagoa, com algumas opções de restaurantes e lojinhas de souvenir.

Os passeios:

A partir da cidade saem passeios de vários tipos. Os mais clássicos são os veleiros em que se dorme em alto mar, visitando a Barreira e a praia famosa de Whitehaven.

Fora isso, há passeios de barcos de um dia apenas que combina as duas atrações ou apenas uma delas com mais tempo. Sobrevôos pela Barreira dos Corais também são um passeio bem legal (mas caros!).

Nós não tínhamos tempo para dormir em um veleiro e por isso, optamos por um passeio de um dia que foi muito bom. Mas isso conto melhor em outro post!

IMG_3872

3 comentários sobre “Airlie Beach: uma alternativa para a Grande Barreira dos Corais

  1. Carol Oliveira disse:

    Olá Thatha! Adorando o seu blog, parabéns! Qual o nome da empresa contratou o transfer do aeroporto para Airlie, vi que deixou o link porém não está abrindo. Obrigada por compartilhar esta linda viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s