Melbourne em 24 horas

Sabe aquele eterno duelo entre cariocas e paulistas? O mesmo acontece entre Sydney e Melbourne, as duas maiores cidades australianas. Sydney é o Rio de Janeiro, famoso em todo mundo, com suas praias centrais e todo o clima descontraído da cidade. Melbourne já mostra um lado mais urbano, com seu grande centro financeiro, uma oferta enorme de atrações culturais, além de um clima mais frio, com bem mais dias de chuva.

IMG_4454

Um entardecer em Melbourne

Eu confesso que minhas expectativas não eram tão altas para Melbourne. Mas, como uma boa surpresa, adorei as 24 horas que passamos ali e minha vontade era ter ficado bem mais.

Melbourne é a capital do estado de Victoria e fica no sul da Austrália. Já foi eleita uma das melhores cidades para se viver do mundo! Cortada pelo rio Yarra e cheia de parques, a cidade inspira calma em meio aos grandes prédios comerciais.

A parada ali foi breve pois serviu apenas para um descanso depois do deserto e antes de irmos para a Nova Zelândia. Chegamos de Alice Spring no aeroporto de Tullamarine. Atenção que a cidade tem dois aeroportos. Esse é o mais perto e com transporte fácil para chegar ao centro. Já o aeroporto de Avalon fica a 50 km, é servido por ônibus e usado por empresas low cost. Para sair do aeroporto de Tullamarine, usamos o Sky bus. Ao custo de $30 ida e volta, o ônibus sai a cada 10-15 minutos do aeroporto e vai até Southern Cross Station, estação de trem e ônibus. Dali, se pode pegar transfers já incluídos no preço para algumas outras regiões da cidade.

Escolhemos nos hospedar perto desta estação dado que não queríamos perder tempo em deslocamento e aproveitar intensamente nosso dia ali. A estação é bem central e a uma caminhada tranquila do centro da cidade.

O hotel em que ficamos se chama Great Southern Hotel Melbourne e fica a 5 minutos andando da estação. Escolhemos um quarto privativo mais simples e pagamos $ 70 o casal por um dia. O quarto era bem pequeno mesmo, mas limpo e atendendo ao que queríamos. Foi preciso deixar um dinheiro bloqueado no cartão de crédito. No dia seguinte, usamos o espaço disponível para deixar as malas, pagando algo em torno de $ 5 por mala.

IMG_4476

Federation Square, praça principal de Melbourne, pela noite

Começamos nosso passeio quase no fim da tarde e resolvemos andar em direção a Federation Square. Uma dica valiosa: neste site, a prefeitura disponibiliza algumas ideias de roteiros a pé por diferentes partes de Melbourne. Achei bem interessante e fiz um mix deles para tentar conhecer nessas 24 horas.

Descemos a rua do nosso hotel até a Flinders St – rua que beira o rio Yarra. Fomos caminhando por ela, vislumbrando o skyline de edifícios comerciais da cidade, passando pelo Melbourne Aquarium e pela Queen`s Bridge.

IMG_4399 IMG_4408

Chegamos na estação central de trem e parte mais movimentada da cidade, bem no miolo do centro.

IMG_4412

Logo ao lado, está a Catedral de St Paul`s. Grandiosa e bonita por dentro. Adorei a área reservada para crianças durante as missas., com alguns brinquedos que distrai os pequenos (achei uma ideia incrível!).

IMG_4421 IMG_4430

Em frente a catedral está a praça mais famosa e principal de Melbourne: Federation Square. A cidade tem uma veia artística muito forte, com prédios de arquiteturas exclusivas e muita arte de rua. Por isso, as formas diferentes dos edifícios que compõem a praça, tem todo um estilo de Melbourne. Um telão enorme passava um jogo de futebol e várias cadeiras espalhadas convidavam os transeuntes a sentar e relaxar por ali um pouco.

IMG_4436 IMG_4443 IMG_4438

Também é ali pertinho que está a Hosier Lane. Um verdadeiro museu a céu aberto de grafite. A rua é toda pintada por grafiteiros: arte de rua, mais uma marca de Melbourne!

IMG_4448 IMG_4450

Fomos andando até o Birrarung Marr, um parque agradável, à beira do rio. Ficamos ali vendo o pôr do sol e voltamos para jantar no Southbank, uma região também na beira do rio com vários restaurantes e bares, onde comemoramos nossos 4 anos de namoro! 🙂

IMG_4461

Mais um agradável parque da cidade

IMG_4482

Vista desde Southbank

No dia seguinte, teríamos até umas 15 horas livres. Resolvemos experimentar o Melbourne Visitor Shuttle que é um ônibus no estilo hop on hop off, em que se pode sair e voltar em cada ponto pagando apenas $ 5! O preço é maravilhoso e vale demais usar este transporte!

Nós pegamos no ponto 11, o mais perto do nosso hotel. Primeira parada fomos conhecer o Shrine Remember, uma homenagem feita aos soldados australianos mortos na Segunda Guerra Mundial. A vista do alto é bem bonita.

IMG_4495 IMG_4498

Seguimos até o estádio de cricket, esporte mais popular no país. Há um tour que parece bom, mas nós não fizemos por falta de tempo e porque não tínhamos um interesse assim tão grande para pagar $25.

IMG_4505 IMG_4506

Fomos andando até o Fitzroy Garden. Por ali fica a Cook`s Cottage, casa em estilo inglês dos anos de 1700, onde provavelmente viveram os pais de James Cook (aquele inglês que iniciou a colonização australiana). Ali também está o Model Tudor Village, miniaturas que simulam uma cidade. E, para completar, ali está a Scarred Tree – uma homenagem aos aborígenes.

IMG_4510 IMG_4519 IMG_4520

Fomos em direção a St Patricks Cathedral, passando pelo Treasury Garden. Mais uma bela catedral, no mesmo estilo.

IMG_4538

Subimos no ônibus até a Chinatown. Como suas companheiras ao redor do mundo, mais uma área de bugigangas a preço bom, muitos restaurantes chineses e lojas de comidas orientais. Seguimos depois para o Queen Victoria Market, construído em 1898, um mercado enorme que vende souvenirs, roupas, frutas e tem restaurantes e lanchonetes.

IMG_4542

Para fechar, seguimos até o porto, no Docklands. Bonita vista e com o Eithad Stadium a frente.

IMG_4553 IMG_4554

Melbourne é encantadora! Clima bom demais e uma cidade que vale muito mais que 24 horas! Faltou tempo para visitar St Kilda, uma praia com casinhas coloridas que fica a uns 40 minutos do centro e para fazer um passeio pela Great Ocean Road, umas das viagens de carro mais cênicas que existem no mundo.

3 comentários sobre “Melbourne em 24 horas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s