Milford Sound: o lindo fiorde da NZ

Imperdível e incrível! Esse fiorde é o mais famoso e mais belo da Nova Zelândia e um dos finalistas a Maravilha Natural do Mundo.

IMG_5190

Os fiordes foram formados na idade glaciar, há milhões de anos. Com a temperatura fria, as geleiras avançaram e erodiram as encostas das montanhas ao redor. Quando a temperatura da terra aumentou, as geleiras diminuíram e a água ocupou o lugar antes das geleiras, formando os fiordes que são uma entrada dos mares cercadas por altas formações rochosas. O poder de erosão do gelo é muito maior do que o da água em seu estado líquido e, por isso, os fiordes tem montanhas com encostas tão íngremes. Como os fiordes foram formados a partir das geleiras, eles são encontrados nos pontos mais extremos do mundo, como Noruega e Nova Zelândia.

E é no sul da Ilha Sul da Nova Zelândia que fica a área conhecida como Fiordland National Park, uma região com treze fiordes. O mais famoso e mais visitado é o Milford Sound. É o único que pode ser acessado por rodovia, através da Milford Road, uma estrada espetacular!

Nós não tínhamos muito tempo disponível e resolvemos fazer um day tour desde Queenstown até o Milford Sound com a Naked Bus. O mais recomendável é quebrar em, pelo menos, dois dias, indo até Te Anau no primeiro e no segundo indo até Milford Sound. Mas se só tiver um dia, faça o day tour que vale demais. Mas vá de ônibus e excursão pois é muito tempo de estrada para encarar dirigindo.

Saímos as 6:30 da manhã e recebemos um mapa com todo o percurso que faríamos. O ônibus tinha o teto de vidro para aumentar a visibilidade. O guia ia explicando as paisagens e a história da região ao longo do caminho.

IMG_4995

O teto do nosso ônibus

Começamos passando pelos Remarkables e o Lake Wakatipu (o lago mais longo da Nova Zelândia com 420 m de profundidade), saindo de Queenstown. A primeira parada ocorre algumas horas depois em Te Anau, a última cidade antes de entrarmos no Parque Nacional. O lago de Te Anau, segundo maior do país, é a grande atração. Infelizmente, o ônibus para longe e só temos 10 minutos disponíveis para ir ao banheiro e comprar comidas antes de adentrar o parque.

IMG_4989

Montanhas Remarkables e o Lake Wakatipu

IMG_4991

Uma breve parada em Te Anau

A partir daí, as paradas são muito mais frequentes pois iniciamos a Milford Road. O Eglinton Valley é um vale daqueles de cinema, com verde e montanhas. Inclusive foi cenário para o Senhor do Anéis.

IMG_5007

O Mirror Lake ou lago espelhado é uma descoberta com 5 minutos de caminhada desde a estrada. O dia estava perfeito e vimos as montanhas refletidas ali no lago.

DCIM100GOPRO

O caminho continua e é impossível não ficar com os olhos vidrados na paisagem do caminho.

IMG_5046

No caminho paramos rapidinho para uma daquelas surpresas que só na Nova Zelândia é possível! Cascade Creek, um rio de um azul turquesa daqueles.

IMG_5069

Mais um cenário do Senhor dos Anéis nos espera: The Englinton Mountains. Um rio corre por ali e diz a lenda que quem bebe daquela água rejuvenesce. Para garantir, enchi logo a garrafa inteira!

IMG_5089

Seguimos até chegar ao ponto mais alto do caminho, no Tunel Homer. Como só há uma faixa, o túnel fecha a cada 15 minutos. Enquanto esperávamos… algumas fotos das montanhas e seus picos de neve, mais um cenário daqueles do país!

IMG_5118

IMG_5119

Finalmente, chegamos! O grande objetivo da viagem: Milford Sound. Para conhecê-lo, é necessário embarcar em um navio. O único hotel que existe mais perto do fiorde fica ao lado do local de onde saem os barcos. Deve ser bem relaxante se hospedar por ali…

Milford Sound, segundo a Wikipedia, é o segundo lugar do mundo em que mais chove! E nós, demos AQUELA sorte! O dia estava maravilhoso! Claro, com sol e ótima visibilidade.

IMG_5283

O barco tem partes externas e que ficam entupidas de gente! Mas fazer o que? Disputar um espacinho com os japoneses e suas várias câmeras…

O lugar é lindo. Passamos pelas montanhas e em alguns lugares vimos quedas d`água da neve que derrete dos picos.

Em uma das cascatas, o barco chega tão perto que molha qualquer um que ali estiver!

IMG_5181 IMG_5232

Em um momento, o guia disse que dava para avistar golfinhos. Nós tentamos muito ver, mas não vimos nadica! Mas, para não ficarmos tristes, vimos alguns leões marinhos descansando por ali.

IMG_5215

O passeio dura 2,5 horas e é muito relaxante e agradável. Acho que não tenho mais palavras e as fotos já dizem tudo!

IMG_5166

IMG_5299 IMG_5157 IMG_5150

IMG_5258

Simplesmente conheça o Milford Sound! E torça muito para o dia estar lindo, porque a vista com certeza fica ainda mais impressionante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s