Um final de semana em Fortaleza e arredores

Ir para o Nordeste e ficar apenas dois dias é quase uma loucura! Mas o João estava a trabalho em Fortaleza e eu não podia tirar férias. Então resolvi passar um final de semana ao lado dele!

IMG_6201

Fui de Gol em um vôo que saiu do Rio, parou em SP e chegou por volta das 2 hrs da manhã em Fortaleza e voltei na madrugada de domingo saindo as 3 hrs e chegando as 6 da manhã no Galeão. E daqui fui direto para o trabalho…

Mas que delícia de final de semana! Eu já tinha ido a Fortaleza há anos, mas não visitei muitos lugares na época porque estava participando de um congresso. Dessa vez, foi diferente.

No sábado pela manhã, logo as 9 hrs, embarcamos em um city tour com a Ocean View Turismo para conhecermos melhor Fortaleza. O tour não para em muitos lugares, sendo mais panorâmico. Para quem tem pouco tempo, como nós, vale a pena.

Começamos passando pela orla de Meireles até Mucuripe, vendo o jardim japonês que ali fica.

IMG_5970

Passamos pelo Palácio da Abolição, que ocupa três quadras, com jardins de Burle Max e o Mausoléu de Castelo Branco. Este último foi construído após a morte do primeiro presidente da república durante a ditadura militar. A arquitetura é bem interessante, com o prédio em balanço terminando em um espelho d`água.

IMG_5973

De carro, passamos pela Praia do Futuro. Aqui fica a praia urbana de Fortaleza mais propícia a banho. Por aqui também ficam as grandes barracas de praia onde se pode passar o dia aproveitando muito e comendo caranguejo.

IMG_5976

A primeira parada em que descemos do ônibus foi no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em um grande ambiente, temos reunidos museus, teatro, cinema, planetário e um espaço amplo e muito bem cuidado. Ah! E vários restaurantes e bares que bombam pela noite. Dragão do Mar foi um líder que combateu a escravidão nos inícios dos anos 1800 no Ceará.

IMG_5989 IMG_5993 IMG_6001 IMG_6002 IMG_6008 IMG_6009

Agora vamos voltar ao mar e conhecer a praia de Iracema. Logo ali está sendo construído o Aquário de Fortaleza que promete ser estonteante (claro, se a obra não parar como o metrô de Fortaleza…).

Andamos pela Ponte dos Ingleses vendo a bela orla.A água ali é bem imprópria ao banho. Mas claro que não falta gente corajosa nas águas por ali. E também temos um barco que encalhou perto da areia e ali ficou.

IMG_6015 IMG_6019 IMG_6025

Seguimos para conhecer a Catedral de Fortaleza, perto do Mercado Central. Estávamos perto do Natal e estava muuuito cheio tudo por ali!

IMG_6044 IMG_6041

Não fomos ao Mercado Central, mas sim ao Centro de Turismo do Ceará, um antigo presídio que hoje abriga barracas de artesanato.

IMG_6052

O resto do dia nós aproveitamos passeando pela orla e andando no movimentadíssimo calçadão de Fortaleza. Ali encontramos de tudo! Os humoristas com seus shows de humores são um clássico da terra de Renato Aragão. A feirinha de artesanato na praia é cheia de pechinchas, como rasteirinhas a R$ 10 e vestidos a R$ 30. Além é claro das castanhas…

Jantamos no Coco Bangu, restaurante que adoramos. Ficamos sabendo que  está previsto abrir filiais no Rio esse ano!!!

No domingo fizemos um tour bem popular: 3 praias em 1. Li várias pessoas dizendo que era correria e não valia a pena. Nós só tínhamos 1 dia e eu achei que valeu muito fazer o passeio!

Primeiro conhecemos Morro Branco. Chegamos de ônibus e entramos em um bugre. Na verdade o passeio de bugre é opcional, mas para quem faz as 3 praias em 1 dias vale a pena.

IMG_6056

Fomos levados até o Monumento das Falésias de Beberibe. O Brasil me surpreende sempre… como é lindo!!! Andar pelas falésias, com o mar ali do lado. Sabe aquelas garrafinhas coloridas de areia? Aqui nesse parque encontramos areias de várias tonalidades, de acordo com as rochas que a compõem.

IMG_6081 IMG_6103 IMG_6109

Chegamos ao final do parque, compramos uma cocada e entramos no bugre que estava nos esperando. Seguimos pela praia até a Gruta da Acuçena, lugar onde a novela Tropicaliente foi gravada.

IMG_6116 IMG_6120

Vamos seguindo pela Praia das Fontes, passando por dunas e tendo um pouquinho de emoção! Ah, o Nordeste!!!

IMG_6153

Chegamos na Lagoa do Uruaú. Aqui rola uma pausa mais prolongada onde conseguimos comer um queijo coalho e tomar uma água de coco. A lagoa tem uma água mais escura, mas bem limpa e quente.

IMG_6168

O bugre nos leva ao ponto de encontro e entramos no ônibus de novo. Daqui são mais uns 30 minutos até Canos Quebrada. Eu era louca para conhecer essa praia tão famosa do Ceará!

Descoberta pelos hippies, a praia se tornou muito famosa, deixou de ser um simples vilarejo e cresceu com a chegada de muito estrangeiros, que ali resolveram viver, e muitos turistas.

A praia é cercada de falésias o que a torna linda, claro. Como a fome estava demais, primeiro resolvemos almoçar um peixe com camarão ali na beira da praia.

IMG_6175

Depois fomos caminhar e ir atrás do símbolo mais famoso de Canoa Quebrada: a meia lua e a estrela branca gravada nas areias. Um casal de estrangeiros veio passar uma temporada em Canoa Quebrada e o marido queria dar um presente para a esposa. Um artesão do vilarejo resolveu esculpir uma meia lua com uma estrela no casco de uma tartaruga e oferecer ao marido. Este deu o presente para sua esposa e o artesão começou a gravar esses símbolos em colares, madeira…

IMG_6177

Algumas atividades interessantes que se pode fazer nessa praia são os passeios de jangada e saltar de parapente. Nós fizemos apenas uma caminhada e foi de ótimo tamanho.

IMG_6203

Na volta, saltamos na Broadway, a principal rua da cidade. Cheia de lojinhas e restaurantes. Compramos nosso copinho de sempre e tomamos um bom sorvete.

IMG_6218

Hora de voltar. O ônibus levou mais de 2 hrs para nos deixar no hotel, mas o sono que tiramos foi recompensador!

Se você tiver mais tempo em Fortaleza, vale a pena conhecer cada uma dessas praias em dias separados e aproveitar com mais calma. Mas, se assim como nós, o tempo for curto, eu recomendo o passeio 3 praias em 1.

IMG_6188

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s