El Calafate – guia prático da cidade

El Calafate foi a cidade base da nossa estadia na Patagônia Argentina. Uma micro cidade totalmente dependente do turismo. Por ser a base mais perto do Parque Nacional Los Glaciares, a cidade é cheia de hotéis, lojinhas e bons restaurantes.

IMG_6227

Lago Argentino visto desde nossa varanda

O nome vem de uma fruta chamada de calafate e que nasce ali na região. Ela é tão famosa que a cidade é cheia de geléias, doces, sorvetes e chocolates usando o calafate.

IMG_6983

A cidade é bem cara para os padrões latino americanos e, especialmente na semana em que fomos, os preços estavam nas alturas. Estava ocorrendo o evento mais importante que a cidade já tinha recebido, com shows internacionais e famosos (confesso que eu não conhecia nenhum!). A abertura teve a presença da presidenta argentina! Era tanta gente que a cidade teve até trânsito. E todos os hotéis estavam lotados. Uma semana antes simulei no Booking para ver se achava alguma promoção em cima da hora e somente duas oportunidades apareceram, sendo que a mais barata custava o equivalente a R$ 10 mil!!!

El Calafate tem uma rua principal chamada de Av. Del Libertador General San Martin que é onde estão as lojinhas e os restaurantes. Todo dia ao final dos passeios e pela noite, a rua ficava apinhada de pessoas.

Por essa rua encontramos um pequeno parque onde fica a Intendencia Parque Nacional Los Glaciares e também a Plaza de las Madres e a Plazoleta Heroes de Malvinas.

IMG_6243 IMG_6247 IMG_6291

Do outro lado da rua era o lugar do anfiteatro onde estavam ocorrendo os shows toda noite.

IMG_6292

Além disso, há duas grandes atrações na cidade: o Paseo Costanero pelo Lago Argentino e a Laguna NImez. Mas falarei deles melhor em outro post.

Outras duas grandes atracões para os turistas, mas que nós não conseguimos ir, é o Glaciarium e o Bar de Gelo. O primeiro um museu que reúne diversas informações sobre a Patagônia. Dizem que é bem interessante. O Bar de Gelo é daqueles que temos em outros países, onde tudo é feito de gelo. Nós fomos em um em Puerto Iguazu (contei aqui). Para chegar, saem ônibus gratuitos desde o Centro de Informações Turísticas a cada meia hora.

Para chegar no centro da cidade desde o aeroporto reservamos um transfer com a Ves Patagônia. Inclusive foi com a agência deles que tratamos todos os passeios, por e-mail, e pagamos no dia de chegada. Recomendo demais! Responderam rapidamente, tiraram todas as minhas dúvidas e tinham os melhores preços dentre todas as agências.

Nós, como sempre, já estávamos com hotel reservado (isso é muito importante em momentos como Carnaval ou Reveillon). E nosso hotel foi um achado. A Hosteria Los Canelos fica fora do centro, mas a dois minutos deste. O único porém é que essa curta distância é de uma ladeira. A ida é ótima, mas a volta é bem puxada. Mas justamente por ser mais em cima, a vista do hotel é imbatível ! A varanda do hotel é a pedida para ler um livro e tomar um sol com vento gelado da Patagônia. E posso dizer que também é o lugar ideal para ser pedida em casamento!! 🙂

IMG_6235 IMG_6228 IMG_7086

O quarto é bem aconchegante, apesar de um pouco pequeno. Achei o atendimento muito bom. O café da manhã está incluído. Além disso, o hotel tem um restaurante em que jantamos por duas noites e recomendo.

IMG_7084

Para circular pela cidade nada mais além das pernas é necessário. Tudo é perto e andar é bem agradável por ali.

Agora, já devidamente ambientados e bem instalados em El Calafate, partamos para os passeios encantadores da Patagônia! E que venham os próximos posts…

Um comentário sobre “El Calafate – guia prático da cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s