Conhecendo o Glaciar Perito Moreno: Passarelas e Minitrekking no Gelo

Se eu já tinha imaginado um dia andar sobre uma enorme camada de gelo? Mais um sonho realizado…

IMG_6473

O Glaciar Perito Moreno é o mais famoso das redondezas e o que permite aos visitantes chegar mais perto. Foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1981. Formado em um dos braços do Lago Argentino, esse glaciar é uma pequenina amostra de um mundo gigante das geleiras. No mapa abaixo, circulei de vermelho o Perito Moreno. Uma pequena ponta que permite cada vista! Imagina como deve ser enxergar a grande camada de gelo?

Slide1

Para conhecer esse Glaciar é preciso ir ao Parque Nacional Los Glaciares. Pelos caminhos do parque existem alguns mirantes no caminho: o MIrante del Suspiro e o MIrante del Glaciar. São pontos de visão ampla que abrem o apetite para o que vem em seguida. O grande ápice do Parque são as passarelas que permitem chegar bem perto da face do glaciar.

IMG_6358

Mas antes de maiores detalhes, falemos das formas de se chegar a este parque. Se estiver de carro alugado, é muito fácil chegar ali e conhecer por conta própria. Se for comprar excursões junto a agências, há três opções básicas para conhecer o parque e o glaciar:

1- O Básico: vendido em todas as agências inclui o transfer até o parque e um tempo livre para se andar pelas passarelas do parque.

2- Minitrekking: uma experiência única e, na minha opinião, essencial para quem vai até lá. Inclui transfer, um tempo livre nas passarelas e uma caminhada curta sobre o gelo (+- 1 hora). Nós fizemos e posso dizer que é bem tranquilo em termos de esforço físico. Eles limitam a idade entre 10 e 65 anos. A única agência que faz o passeio é a Hielo y Aventura ao custo de $920 pesos + $180 de transfer. As outras operadoras vendem o passeio da Hielo. Ocorre o ano inteiro.

3- Big Ice: uma grande caminhada sobre o gelo. São quase 3 horas e meia sobre o gelo, além de caminhadas fora do gelo. Não há tempo para visitar as passarelas. Também é negociado pela Hielo y Aventura ao custo de $1500 pesos + $180 de transfer. Aqui o limite de idade é maior, entre 18 e 50 anos e não opera no inverno.

Nós escolhemos o Minitrekking. Primeiro porque não somos super esportistas e fiquei com medo de não aguentar a grande caminhada do Big Ice. Mas o principal motivo foi que eu queria unir a caminhada no gelo à visita às passarelas, no mesmo dia. Eu achei o melhor passeio se você não tem muito tempo.

Um micro ônibus nos buscou e fomos levados até um ponto de encontro, de onde saíram uns quatro grandes ônibus em direção ao parque. Fomos margeando o Lago Argentino e as vistas já eram sensacionais.

IMG_6304

Entramos no parque e é preciso pagar o ingresso que não está incluído no preço. Para os moradores do Mercosul o preço é de $150 pesos. Continuamos o caminho, passando pelos mirantes e vistas já espetaculares. Mas nesse passeio, não paramos por aqui. Somente nas passarelas mesmo.

IMG_6307

Mirante del Suspiro!

IMG_6310

Chegamos às passarelas. Ai que emoção…estava ali tão pertinho daquela maravilha da natureza. O guia nos deu uma explicação dos percursos disponíveis e disse que era possível fazer todos eles nas 2 hrs e meia que teríamos ali.

IMG_6345

Antes de descer nas passarelas há uma lanchonete e banheiros. Não achei o preço exorbitante. Então se não quiser levar uma marmita para o passeio, pode-se tranquilamente comprar ali.

Caminhando pelas passarelas, passamos pela famosa zona de ruptura. Incrível demais!!! Um barulho que parecia um trovão e, quando olhávamos, aquela massa gigante de gelo se desprendendo e caindo na água. Algumas imagens sobre essa maravilha gigantesca, tão perto de nós!

20150214_120559 IMG_6316 IMG_6327

IMG_6356Momento único na vida. Maravilhoso demais! Ficamos um bom tempo admirando, sentindo o frescor das geleiras e o frio que emanava dali.

Mas era hora de partir para o grande momento do passeio! O ônibus nos levou até o barco que cruza o lago até o lugar onde começa a caminhada. Apesar do frio, vale muito ir do lado de fora e já admirar a imagem da chegada.

IMG_6369

Glaciar à vista!

IMG_6376

Gelo caído pela água

 

IMG_6384

Desembarcando com essa vista…

 

Ali encontramos a nossa guia da caminhada. É obrigatório que todos usem luva e, para quem não tem, eles fornecem. Paramos em um quiosque onde se pode deixar as bolsas e ir ao banheiro.

Depois seguimos caminhando pela mata até o lugar onde colocamos os grampos no sapato que permitem andar no gelo. Tá chegando a hora!!!

IMG_6409

E que comecemos a desbravar o gelo. No início achei que ia cair logo. Estava meio desengonçada, mas peguei o jeito rapidinho. É cansativo, mas o ritmo é muito leve e vamos parando ao longo do caminho para admirar e tirar fotos.

IMG_6407

Uma imensidão de gelo nos envolve

IMG_6410

Seguíamos em fila indiana e um outro guia ia atrás garantindo que todos estavam bem. Vamos subindo até o ponto mais alto dessa caminhada. Visual arrebatador!

IMG_6454 IMG_6445

O melhor era quando havia algumas frestas com água mais líquida e azul turquesa!

IMG_6486 IMG_6463

Em alguns momentos o sol raiava e uau!!! O que já é lindo, ficou ainda melhor. O clima por ali é muito chuvoso e muda abruptamente. Pegamos chuva fininha e sol.

IMG_6493 IMG_6435

O caminho é tranquilo e dura o suficiente para se tornar inesquecível. Eu acho que se tivesse muito mais tempo caminhando, ia ficar bem cansada. Vamos descendo e, ao final, somos recompensados por um copo de uísque com gelo natural e um alfajor para recuperar as energias perdidas.

IMG_6500

Hora de retirar os grampos e voltar por um outro caminho na mata. Por aqui, conseguimos ótimo cliques do glaciar.

IMG_6508 IMG_6509

Esse é um passeio essencial para quem vai até El Calafate. Unir as passarelas, com uma vista mais panorâmica e a zona de ruptura, com a caminhada sobre o gelo é uma dobradinha completa. Vale muito conhecer essa Maravilha da Natureza, nesse país tão perto da gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s