El Chálten e o Glaciar Huemul

El Chálten é o paraíso do trekking na Argentina. Também é a cidade mais nova do país. Além disso fica a três horas de El Calafate e é uma baita dobradinha na Patagônia argentina.

A cidade é muito famosa pelo seus cerros ou montanhas por onde os aventureiros se deliciam nas trilhas. Os mais famosos cerros são o Fitzroy e o Cerro Torre.

IMG_6578

O ideal é ficar pelo menos dois dias na cidade para aproveitar diferentes opções oferecidas ali. Mas nós não tínhamos esse tempo todo e resolvemos fazer um bate e volta até a cidade. Fechamos com a nossa agência um passeio que incluía o transporte até a cidade mais uma ida ao Lago del Desierto com Glaciar Huemul.

IMG_6686

O gran finale do tour

O transporte é feito por uma van e há um som gravado que vai explicando um pouco do caminho. Claro que margeamos, mais uma vez, o lindo Lago Argentino. Vamos percorrendo o deserto da Patagônia (como contei aqui) e vendo as estepes e a cor ocre presente ali.

IMG_6530 IMG_6534

Entramos na estrada mais famosa da Argentina: a Ruta 40. Uma rota enorme que corta toda a Argentina, desde o extremo sul até o norte, na fronteira com a Bolívia.

Paramos na Estancia La Leona para um cafezinho, esticar as pernas e ver as margens do Lago Viedma. Aqui estamos, mais ou menos, no meio do caminho entre El Calafate e El Chaltén.

IMG_6537 IMG_6541

De volta a estrada, hora de brindar a sorte de termos um dia lindo e límpido. Aqui nessa região é muito mais fácil termos céu cheio de nuvens e com todas as montanhas e cerros encobertos. Mas, a sorte veio brindar nossa viagem! Que lindo!!! E fomos nos aproximando, cada vez mais, do famoso Cerro Fitz Roy. O motorista parou duas vezes na estrada para fotos espetaculares! Essa é uma das viagens de carro que vale demais ser feita com muita calma.

IMG_6600

IMG_6562 IMG_6564

E chegamos em El Chaltén! Paramos na agência e eles nos deram 1 hora livre antes de seguirmos até o Lago del Disierto. Deu até para tirar uma fotinho clássica ali na entrada e pedir uma benção antes de seguir.

IMG_6603 IMG_6607

O caminho entre El Chaltén e o Lago del Disierto demora mais de uma hora, em uma estrada de cascalhos que margeia o Rio de Las Vueltas. Mas o caminho é deslumbrante!! Claro que paramos algumas vezes para fotos.

IMG_6624 IMG_6628 IMG_6615

No meio do caminho, há uma pequena homenagem a todos os Argentinos que morreram brigando com os chilenos pela posse destas terras.

IMG_6646 IMG_6647

Chegamos, enfim. Uma parte do grupo seguiu para fazer um passeio de barco pelo Lago del Disierto. Nós decidimos fazer a trilha do Glaciar Huemul. Que decisão mais acertada! É preciso pagar uma entrada de $100 pois entraremos em uma propriedade particular.

A trilha começa por dentro de uma floresta, com um rio correndo em paralelo. Não é das caminhadas mais fáceis, mas está longe de ser difícil. É uma subida e, em alguns pedaços, há umas cordas para ajudar.

IMG_6656 IMG_6658

Lá no alto, a primeira surpresa é a vista do Lago del Disierto, azul, ao longe. Além disso, as vistas do redor são espetaculares!

IMG_6659 IMG_6663

Mas o gran finale ainda não chegou… Subimos mais um pouquinho e, de repente, uma pintura se desenha a nossa frente. Difícil descrever a lindeza daquela cena. Que beleza, que energia! Um lago de uma cor estonteante, alimentado pelo derretimento do Glaciar Huemul que cerca o lago. Sentar ali e respirar aquele ar puro e gelado é a grande recompensa desse passeio.

IMG_6688 IMG_6670 IMG_6703

Depois dessa beleza toda, voltamos a El Chaltén onde demos algumas voltas. A cidade é bem pequena e tudo é perto. O vento dali não é brincadeira não!

E depois, seguimos de volta a El Calafate. Que passeio! Fantástico! O preço da excursão foi de $1.100 mais o ingresso de $ 100 para a trilha. Ô paisinho fantástico esta Argentina…

IMG_6661

2 comentários sobre “El Chálten e o Glaciar Huemul

    • thaissachaga disse:

      Olá! Fechamos com a Ves Patagônia. Realmente, se tiver disponibilidade, o ideal é dormir pelo menos uma noite por lá. Mas, se só tiver um dia, o bate e volta é uma ótima opção. Apesar da distância ser grande, o guia para várias vezes ao longo do caminho, o que torna bem menos cansativa a viagem. Bjs e aproveite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s