Chinchon e Aranjuez – bate e volta perfeito desde Madrid

No primeiro dia de nossa viagem pela Espanha, fizemos um bate e volta desde Madrid a duas pequeninas cidades, que foram uma grata surpresa.

Chinchón é um vilarejo a 45 km de Madrid. Os princípios da cidade remetem há anos, com influências romanas e muçulmanas. Em 1974, foi declarada Conjunto Histórico e Artística.

Começamos indo ao alto da cidade, ao Castillo de Chinchón. Construído no final do sec XV, foi destruído em 1520 em um ataque. Sua reconstrução ocorre com o III Conde de Chinchón. Em 1808, durante a Guerra da Independência, sofreu explosões e incêndio. E a partir daí foi abandonado e, o que vemos hoje, são pedaços do que sobrou. O mais incrível, para mim, foi a vista ao redor.

IMG_0005

IMG_0016 IMG_0030Começamos a andar em direção ao centro do vilarejo e passamos pela Ermita de São Roque, dedicada ao patrono da cidade e construída em meados do sec XVI.

IMG_0035

Chegamos a Plaza Mayor, considerada uma das mais bonitas da Espanha. De forma irregular, é cercada por prédios de três andares, com balcões, chamada de “claro”. Nesta praça, ocorriam touradas e muitas outros tipos de celebração que ainda acontecem, como as procissões na Semana Santa.

IMG_0043 IMG_0044 IMG_0047 IMG_0048

Hora de subir um pouco e encontrar a Torre del Reloj, resquício que restou da antiga Igreja Paroquial de Nossa Sr da Graça. Segundo o ditado da cidade: “Chinchón tiene una torre sin iglesia y una iglesia sin torre”. Por isso, fomos dar uma olhada na tal igreja sem torre: a Iglesia de Nuestra Señora de la Asunción. Ali do alto, vale dar uma olhada nas casinhas de Chinchón.

IMG_0054 IMG_0055

IMG_0056Para terminar nossa visita, voltamos a Plaza Mayor e escolhemos um dos restaurantes que ficam por ali. Hora de provar o rabo de toro e tomar um bom vinho da região.

IMG_0069

Hora de seguir rumo a Aranjuez, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A cidade é mais conhecida pelo seu Palácio Real de Aranjuez, uma das residências dos reis espanhóis.

IMG_0102

Cercada pelo Rio Tajo (ou Rio Tejo em Portugal), os jardins do palácio são lindos e valem demais um passeio. Cercado por esculturas grandiosas e fontes, os jardins realmente formavam uma paisagem idílica ideal para os monarcas que aqui já passaram.

IMG_0071 IMG_0077 IMG_0074 IMG_0096 IMG_0086

O Palácio em si é esplendoroso por fora e foi construído pelo Rei Felipe II. Com mais de 300 quartos, a visita vale muito a pena para conhecer um palácio, que para mim, é mais bonito que o de Madrid. Infelizmente nada de fotos do interior!

IMG_0101 IMG_0098 IMG_0107

Ah e sabe uma curiosidade de Aranjuez? É a terra natal de Carlota Joaquina!

Fim do dia, ainda conseguimos voltar a Madrid e assistir a um espetáculo de flamenco. Mas isso é assunto para outro post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s