Córdoba e suas outras atrações

O Alcázar de los Reyes Católicos é uma das outras grandes atrações de Córdoba. Assim como outras atrações dessa cidade, ela mistura elementos árabes e cristãos. Quando Córdoba era a capital do reinado árabe de Al-Andaluz, ali funcionava a sede do governo e era a residência dos califas. Após a conquista da cidade pelos cristãos, Afonso XI ordena a criação de um Palácio no lugar. Por 8 anos aqui viveram os reis Fernando de Aragón e Isabel de Castilla. Depois disso, o lugar teve algumas outras funções, como sede da Inquisição e mesmo prisão.

IMG_0286 IMG_0337

Uma curiosidade sobre o alcazár é que foi ali que os reis cristãos se encontraram com Cristovão Colombo, em 1492, antes de sua partida para as Américas! E no jardim, vimos uma escultura que representa justamente o encontro.

IMG_0398

Circulamos, primeiramente, pelos salões e pelo pátio central. Ao entrar, passamos por um bonito sarcófago romano do século III. Também conhecemos as ruínas dos antigos banhos árabes.

IMG_0308

IMG_0293 IMG_0302

O Alcazar é formado por quatro torres e as vistas do alto recompensam a subida (que é tranquila, diga-se de passagem). Dali, conseguimos ver o jardim que, para mim, é a parte mais bonita do lugar.

IMG_0319 IMG_0321

E aqui há uma dica imperdível! Volte pela noite para ver o espetáculo de som e luzes. Para começar, assistimos uma apresentação sobre a história do lugar com projeções de luzes na parede. Depois o passeio continua pelo jardim onde assistimos a um espetáculo de luzes e água, com um música ao fundo em pleno jardim.

IMG_0417 IMG_0422

Fora às principais atrações, Córdoba é uma cidade para andar e se encantar em cada esquina. Foi isso que fizemos em nosso resto de tarde e pela manhã seguinte.

A Puerta Almodovár é a única restante das portas que davam acesso à cidade, assim com a pequena muralha que ali resta.

IMG_0343

Andando para o lado menos turístico de Córdoba, passamos pelo Passeo de la Victoria onde vimos o Mausoleo Romano do século I d.C, que ficava na entrada da cidade.

IMG_0444

Passando pela Plaza de las Tendillas, chegamos aos resquícios do Foro Romano, dedicado ao culto dos imperados romanos.

IMG_0449 IMG_0456

Córdoba é famosa por seus pátios com flores. Em maio, ocorre um evento em que os pátios das casas normais fica aberto para visitação. No final, há uma votação pelo pátio mais belo. E adivinha a sorte? Estávamos ali exatamente nessa época!!!

IMG_0468 IMG_0540 IMG_0356

Mas, ao longo de todo o ano, quem quiser ver um exemplo destas casas com seus pátios floridos, resquícios da época árabe, pode visitar o Palacio de Viana.

IMG_0476 IMG_0502 IMG_0513

Para completar a experiência em Córdoba, resolvemos conhecer um verdadeiro banho árabe. Fomos no chamado Baños Arabes, pagando pelo banho e pela massagem relaxante de 15 minutos. Meu irmão estava morrendo de medo desse programa que eu tinha reservado. Mas, foi sensacional!!!! A ideia é ficar revezando entre as quatro piscinas e a sauna do lugar: a piscina morna (e a que mais gostamos), a piscina super quente, a super gelada e a salgada (se tiver um machucado, se prepare para arder!). A massagem foi sensacional também e para terminar ficamos relaxando nas poltronas tomando um chá árabe delicioso.

E assim foi nossa visita a Córdoba, a primeira cidade que visitamos na Andaluzia e que é simplesmente sensacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s