Roteiro de 3 dias na Chapada dos Veadeiros

O Brasil e suas chapadas. Nós já conhecíamos a Chapada Diamantina, que é impressionantemente bela e queríamos conhecer as outras. Por isso, nada melhor do que aproveitar um feriado, uma grande amiga morando em Brasília e uma promoção de passagens. Partiu desbravar a Chapada dos Veadeiros!

IMG_7550

Esta chapada fica em pleno cerrado brasileiro, o que garante paisagens únicas. As grandes atrações envolvem trilhas e cachoeiras, além da paisagem que cerca todo o ambiente, com muitas rochas chapadas e vegetação típica do cerrado.

Outro lado desta chapada bastante peculiar é o esoterismo. Vários grupos místicos vivem por aqui, buscando a energia e as vibrações desse lugar. As razões para tentar explicar essa aura do lugar se baseiam na crença de que existe no subsolo de Alto Paraíso (uma das cidades base para explorar a chapada) uma enorme placa de cristal de quartzo. Além disso, o paralelo 14, que corta Macchu Picchu, passa por Alto Paraíso.

Como Chegar?

A grande vantagem desta chapada, pelo menos em comparação a da Diamantina, é a facilidade de acesso. O aeroporto de chegada é o de Brasília. Dali até Alto Paraíso, cidade onde ficamos, são 230 km. Não pegamos trânsito algum, mesmo sendo feriado. A estrada é ótima e sem pedágio nenhum.

IMG_7474

Caminho até a chapada

Alugar Carro?

Na minha opinião, carro é bem necessário para explorar bem a região. Nós fomos no carro da minha amiga, que é 1.0 e conseguimos fazer todos os passeios que queríamos. Mas as estradas de acesso às atrações são todas de terra e com pedras. Um veículo 4×4 pode ser uma boa ideia.

Onde Ficar?

Para visitar a Chapada, há três cidades principais. São Jorge é a menor e a mais perto do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Alto Paraíso é uma cidade com um pouco mais de ifnraestrutura e que fica perto de algumas cachoeiras e trilhas. Cavalcante é mais afastada dessas duas, mas fica perto da Cachoeira de Santa Bárbara, aquela que é considerada a mais bela da região.

Nós ficamos em Alto Paraíso e, para nós, foi a melhor escolha. Ali há algumas opções de restaurantes vegetarianos e pizzarias. Ficamos na Pousada Rubi, uma hospedagem simples, mas com um bom custo benefício. Café da manhã gostoso e atendimento bom também.

Quando ir?

A melhor época é a da seca, que vai de maio a outubro.

Nosso Roteiro em 3 dias

Definitivamente 3 dias é muito pouco para o tanto que temos para conhecer nesta região. Mas aproveitamos bem. A ideia era fazer as trilhas e cachoeiras mais tranquilas, curtindo de forma relax nossos dias ali.

No primeiro dia, saímos cedo de Brasília e percorremos o belo caminho até a chapada.

IMG_7471

Chegamos, almoçamos e fomos até o Vale da Lua. Essa é a atração mais famosa da chapada e uma das mais cheias. Nós fomos em maio, bem no início da época da seca. Então o Vale da Lua ainda estava com muita água e não tão esplêndido quanto deve ser mais vazio. Isso porque a grande atração do Vale da Lua são as formações rochosas únicas, esculpidas pela força d`água.

IMG_7494 IMG_7525

A trilha do estacionamento até o Vale da Lua é bem leve, em torno de 1 km. A vista do caminho, para o chapadão, merece paradas para admirar.

IMG_7487

Nesse dia ainda seguimos até São Jorge para conhecer a cidade e vimos o pôr do sol da estrada.

IMG_7562

Lojinha no clima de São Jorge

IMG_7561

No segundo dia, começamos o passeio indo ao Poço Encantado. Essa cachoeira é a de mais fácil acesso e, por isso, estava cheia de famílias com crianças. Além disso, é muito bonita, com uma queda d`água e uma espécie de praia com areia.

IMG_7576 IMG_7590

No lugar há uma pousada para quem quiser dormir embalado pelo som da cachoeira. Também há um restaurante, onde almoçamos uma moqueca de peixe e bobó de camarão nota 10.

Pela tarde, fomos conhecer a Cachoeira dos Cristais. Um conjunto de sete poços, que percorremos descendo uma trilha na ida. Os poços são o poço da vovó, massagem, paraíso, recanto da paz, corredeiras, segredo e véu da noiva.

IMG_7609

Poço da Vovó

IMG_7629

Poço do Segredo

IMG_7651

Véu da Noiva

No Véu da Noiva nós entramos. Como sempre, acho cachoeira algo renovador. A água gelada e a força da queda d`água nas costas são renovadoras para mim.

Na volta, paramos no bar que existe em cima e vimos o pôr do sol desde aqui.

IMG_7679 IMG_7614

No terceiro e último dia, fomos conhecer a cachoeira Louquinhas. Existem duas opções de trilhas, muito bem cuidadas, inclusive com uma parte em madeira. Fizemos a mais famosa, que leva até a cachoeira das Louquinhas. Pelo caminho, há outras quedas d`água, mas Louquinhas é a que mais vale.

IMG_7706

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Depois foi o tempo de tomarmos banho, almoçar e voltar para Brasília, onde pegaríamos o vôo de volta.

Onde Comer?

Para terminar, indico a pizzaria onde jantamos nas duas noites. Preço bom, música ao vivo e ótimo atendimento. O nome é Villa Chamego.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O céu da Chapada…

E assim foi nosso feriado descobrindo mais uma paisagem deslumbrante do nosso país.

3 comentários sobre “Roteiro de 3 dias na Chapada dos Veadeiros

  1. Fabio Mendonça disse:

    Realmente a Chapada dos Veadeiros é demais. E o melhor que há cachoeiras para todas as idades e gostos. Particularmente para mim as melhores são Santa Barbara, Cachoeira do Segredo e Catarata dos Couros. Mas como vc msm disse a Chapada dos Veadeiros é um lugar para voltar diversas vezes.

  2. Ig disse:

    Ola. Queria fazer um passeio pra chapada, mas achei caros os pacotes saindo de brasília.
    Queria saber se quando você foi precisou de guia, ou se alguem já conhecia os passeios?
    Pergunto isso porque estava querendo conhecer sem ficar vinculado a pacotes.
    Obrigado

    • thaissachaga disse:

      Olá!!! Na verdade em todos os passeios que fizemos não foi necessário guia. Eram passeios bem tranquilos e bem sinalizados. Para as trilhas maiores, dentro do Parque Nacional aí sim é necessário guia. Nós conhecemos tudo apenas por nossa conta, sem vínculo com pacote algum! Beijos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s