Ronda, uma romântica cidade andaluza

Ronda foi o destino final do nosso dia dedicado aos Pueblos Blancos da Andaluzia. Apesar de não fazer parte desta rota, ela é um ótimo destino final  para quem percorre este caminho.

IMG_1137

De onde viemos? Ubrique

Distância percorrida: 52 km

Ronda é um cidade fundada no século VI a.C. e por ali já passaram diversos povos, como os romanos. A sua posição, 800 metros acima do nível do mar, e na beira do cânion do Rio Guadelevin, a torna tão bela e romântica. Suas casinhas  se equilibrando na beira do penhasco formam imagens de tirar o fôlego, literalmente.

Começamos a conhecer Ronda pela Plaza de la Merced, onde reina a Iglesia de la Merced, construída em 1585.

IMG_1099

Indo em direção às vistas da beira da cidade, passamos pelo Paseo de Blas Infante, um parque arborizado na altura da Plaza de Toros. E andando por ele, de repente topamos com uma vista do vale abaixo, cortada por uma estradinha.

IMG_1103 IMG_1106 IMG_1108

Ronda é considerado o berço da tourada moderna e por isso, sua arena de touradas é muito importante. Não visitamos por dentro, mas demos uma voltinha pela Plaza de Toros.

IMG_1118

Fomos margeando a beira da cidade. Quem tem medo de altura que se cuide, porque é alto, viu? Mas as vistas são demais! E já dá para ver de longe a Puente Nuevo, a principal da cidade, criada no século XVIII. As histórias que envolvem a construção dessa ponte são bem ruins. Durante as obras, mais de 50 pessoas morreram, além do próprio arquiteto. Dizem que ele foi tentar gravar o ano de construção da ponte na lateral e acabou caindo. Durante a Guerra Civil Espanhola foi ali nesta ponte que ocorreram várias execuções públicas.

IMG_1124 IMG_1128 IMG_1129

Do outro lado da ponte, a Casa del Moro é uma grata surpresa. Na verdade, apesar do nome, essa casa nunca pertenceu a nenhum árabe. Com um belo jardim, com inspirações árabes, o grande barato está na mina existente lá embaixo. Descendo alguns bons degraus, chegamos a um dos lugares mais belos da cidade.

IMG_1152 IMG_1150 IMG_1160 IMG_1171

Mais um lugar que remonta aos árabes e, dessa vez, verdadeiramente pertenceu a um rei árabe é o Palacio de Mondragón. O que ainda remete ao seu passado árabe é o pátio interno. Porque nas outras partes, foi instalado o Museu Arqueológico de Ronda que vale um passeio rápido.

IMG_1208 IMG_1200

Andamos mais um pouco até perto da Iglesia del Espirito Santu e das Muralhas e Porta antiga da cidade.

IMG_1234 IMG_1235

Depois de chegarmos ao outro lado da cidade voltamos para a Carrera Espinel, a rua de lojas e compras de Ronda. A rua é bem movimentada e encerramos nosso dia em Ronda jantando por ali.

Nosso hotel em Ronda foi Ronda Hotel Polo. Quarto amplo, bem localizado e com garagem perto.

E assim nos despedimos dessa bela cidade…

IMG_1233

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s