Gilbratar, um toque britânico na Espanha

Mais um dia da nossa viagem de carro pela Espanha. O primeiro destino não poderia ser mais especial: Gilbratar.

IMG_1314

De onde viemos? Ronda

Distância percorrida: 102 km

Gilbratar é um território britânico ultramarino . O que isso quer dizer? Esse pequeno território, ao sul da Espanha, está ligado ao Reino Unido. O seu governador é designado lá pela querida Rainha da Inglaterra. Estranho isso de um pedaço de terra dentro da Espanha e que a ela não pertence, né? Mas essa história remete ao ano de 1713, quando a Espanha cede Gilbratar ao Reino Unido como pagamento pelo apoio à Guerra da Sucessão Espanhola. Desde então já houve algumas consultas ao povo e nunca estes quiseram virar espanhóis e preferem continuar ligados aos ingleses.

Minha curiosidade era alta para conhecer esse lado britânico encravado nas terras quentes da Andaluzia espanhola. Por isso, saímos cedo de Ronda e seguimos em direção a Gilbratar. No caminho, passamos por um lindo mirador: Mirador del Guadiaro.

IMG_1246

É possível entrar em Gilbratar de carro, mas a fila da imigração pode arruinar com o seu tempo. Por isso, preferimos estacionar em Linea de la Concepcion, cidade espanhola que fica na fronteira. Colocamos em um estacionamento pago pois estávamos com as malas.

Quando chegamos na fronteira a pé, a primeira parada é na imigração. É imprescindível estar com passaporte pois se não, não entra.

Logo depois, o primeiro sinal de que estamos em território inglês: o inconfundível orelhão vermelho!

IMG_1258

E desde o início, já conseguimos enxergar ao longe a grande montanha característica de Gilbratar, conhecida como “The Rock”. Enquanto isso, hora de parar para esperar o avião pousar. Nessa micro região existe um aeroporto! E quando o avião chega ou sai é preciso fechar a avenida principal!

IMG_1260 IMG_1265

Fomos andando até a Praça Casemates, onde estão vários bares cercados pela grande montanha. Dali o ideal é seguir pela Main Street.  A rua principal de Gilbratar é cheia de lojas já que ali é um lugar livre de impostos! Mas prepara-se que a moeda oficial é a cara libra (mas o euro é aceito em todos os lugares). Pelo caminho vamos observando vários elementos que nos remetem a Inglaterra.

IMG_1268 IMG_1273 IMG_1274 IMG_1283 IMG_1289

Finalmente alcançamos as muralhas antigas da cidade e fomos em direção ao teleférico que nos transporta para cima do The Rock.  A vista da subida é surpreendente!

IMG_1292 IMG_1294 IMG_1299

Lá de cima, em dias claros, conseguimos avistar inclusive o continente africano. Mais a grande atração são os macacos sem rabo. Introduzido pelos britânicos, os macacos reinam ali por cima. Cuidado que eles roubam comida da mão dos desavisados!! A vista é realmente bonita e no verão é possível aproveitar a praia que vemos ali de cima.

IMG_1305 IMG_1307 IMG_1316 IMG_1312

Voltamos a pé por onde viemos e partimos em direção ao nosso próximo destino: Málaga.

IMG_1324

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s