Resumo de um feriado na Costa do Descobrimento na Bahia

Esse ano está cheio de feriados bons que pedem uma pequena viagem. Resolvemos voltar ao Nordeste e conhecer um pedaço da Bahia que já figurava na minha listinha há um tempo: a Costa do Descobrimento.

thumb_IMG_8623_1024

Sorria, você está na Bahia!

O litoral da Bahia é enorme, o maior do Brasil. E cada pedaço desse litoral é conhecido por um nome. A Costa do Descobrimento fica exatamente entre a Costa das Baleias e a Costa do Cacau. O nome é bastante sugestivo, afinal foi nesse pedaço do Brasil que Pedro Álvares Cabral chegou e por onde a nossa colonização começou.

1

As cidades da Costa do Descobrimento Fonte: http://cmfcps.arteblog.com.br/

Dentre os lugres mais visitados desta costa estão Porto Seguro, Arraial d`Ajuda, Trancoso, Cabrália. Cada uma tem um estilo diferente e são perfeitas para serem combinadas numa mesma viagem.

Como chegar?

A principal porta de entrada para a Costa do Descobrimento é o aeroporto de Porto Seguro. As opções de vôos não são muitas e conseguir vôo direto a um bom preço foi missão quase impossível. Por isso voamos RJ-BH-Porto Seguro e na volta Porto Seguro-SP-RJ, de TAM. O aeroporto é minúsculo, mas bem perto do centro da cidade.

Arraial d`Ajuda fica bem perto, mas é preciso atravessar uma balsa. Chegamos por volta de meia noite e meia e atravessamos a balsa sem problema (em feriados ela funciona com intervalos menores durante a noite). Na volta, ficamos com medo das filas que já li que podem ser enormes. Mas entramos na primeira balsa que saiu depois que chegamos. Da balsa para centro de Arraial gasta-se uns 10 minutos.

Para Trancoso, basta seguir até Arraial e seguir viagem por mais uma meia hora. Cuidado que a estrada está bem esburacada e viajar pela noite pode ser ruim.

Recomendo muito alugar um carro. O transfer sai muito caro se tiver que atravessar a balsa. Além disso o carro é essencial para conhecer as cidades da região.

thumb_IMG_8604_1024

Ah…as praias da Bahia

O que conhecemos:

Como falei acima, tínhamos apenas três dias para curtir um pedacinho do Nordeste que pede muito mais tempo!

Depois de muito ler, resolvemos conhecer Porto Seguro, Arraial D`Ajuda e Trancoso. Claro que não conhecemos tudo que queríamos e já estou morrendo de vontade de voltar para lá. Nosso roteiro básico foi:

Dia 1: Praia do Mucugê, do Parracho e da Pitinga em Arraial d`Ajuda + centrinho da cidade

Dia 2: Praia do Nativos + Quadrado em Trancoso + noite em Arraial d`Ajuda

Dia 3: Praia do Mucugê em Arraial d`Ajuda + Centro Histórico de Porto Seguro

thumb_IMG_8621_1024

Centro de Arraial d`Ajuda

Onde se hospedar:

Cada uma dessas cidades tem um característica diferente e escolher onde se hospedar depende do que se busca na viagem.

Porto Seguro é a mais animada. Para mim era sinônimo de excursão CVC e adolescentes viajando em grupo. Por isso fiquei desanimada. Claro que isso não é o que define a cidade e há hotéis bons, longe da muvuca. Mas para quem tem Arraial e Trancoso ali do lado, eu pensaria bem em me hospedar em Porto Seguro.

Arraial d`Ajuda, para mim, é a melhor escolha para quem tem pouco tempo como nós. Ela fica relativamente perto, tem praias lindas ali do lado e duas ruas charmosas cheias de lojas e restaurantes. Sem muvuca e axé tocando em todo lugar,  a cidade é muito aconchegante.

Trancoso é um charme total! O tal Quadrado, que é uma praça muito charmosa, é apaixonante. Fiquei louca para voltar e ficar ali alguns dias curtindo o clima romântico daquela pracinha. Mas prepare o bolso: Trancoso, com certeza, é a opção com hotéis mais caros.

thumb_IMG_8691_1024

Charme nas casas coloridas do Quadrado

Nosso hotel em Arraial d`Ajuda foi a Pousada Semente. Um casal de paulistas que resolveu mudar de vida e cuidam da pousada com muita simpatia. É bem simples, mas tem um ótimo custo benefício. As três diárias no feriado custaram R$ 350 para o casal, com café da manhã. A localização também é perfeita, do lado da rua Mucugê (a mais famosa da cidade).

Clima:

Nós fomos em setembro. Por incrível que pareça, usei casaco no Nordeste!!! Quando chegamos pela noite fazia um friozinho danado!

Mas os dias foram de sol, com algumas nuvens, mas sem chuva alguma.

No próximo post conto um pouco mais sobre nossos dias por lá.

2 comentários sobre “Resumo de um feriado na Costa do Descobrimento na Bahia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s