Alhambra, a monumental atração de Granada

Ali no alto de uma colina em Granada, reinando absoluta, está a Alhambra. Vista de muitos pontos de observação ao longo da cidade, ela é atração obrigatória! Um palácio fortaleza, com lindos jardins e cercada por uma muralha.

IMG_1522

O nome origina-se do termo árabe “Qal’at al-hamra” que significa “castelo vermelho (ou castillo rojo)”. A história conta que já existiam construções desde o século IX por ali, onde moravam os reis da época. Mas a construção do que vemos hoje, iniciou de fato a partir do reinado de Al Ahmar, em 1238. Com a expulsão dos árabes, em 1492, os reis católicos passaram a habitar o palácio e introduziram algumas novas alas.

Para chegar a Alhambra, pegamos um ônibus desde a parte de trás da Alhambra. Não lembro o número, mas basta perguntar a qualquer pessoa por ali que eles indicam qual é. Uma dica extremamente importante: COMPRE OS INGRESSOS COM ANTECEDÊNCIA. O número de pessoas que pode entrar na Alhambra é limitado. No dia que fomos já não havia ingressos para o dia. Durante a compra, é preciso escolher o turno da visita (manhã ou tarde). Depois é preciso escolher a hora específica de visitar os Palácios Nazaríes. O Viaje na Viagem tem um post ótimo explicando todo o processo de compra.

Passando a entrada, a primeira parte que conhecemos foi a Acequia Real, o aqueduto que abastecia a Alhambra a partir da água do rio Darro. Por ali ficava a medina que é um conglomerado urbano dentro das muralhas. Ali moravam algumas famílias importantes, perto dos reis árabes.  A porta de acesso para a medina era a Puerta de los Siete Suelos.

IMG_1570

Puerta de los Siete Suelos

Continuando a circundar a muralha e percorrendo a Calle Real, ainda sem entrar em nenhuma das áreas fechadas do complexo, vimos as ruínas do Palácio de los Abencerrajes, lugar onde morava uma família nobre. O baño de la mezquita tinha o teto com estrelas esculpidas por onde entrava a luz. Também se destaca a bela Iglesia de Santa María, construída sobre a grande mesquita da época árabe.

IMG_1580 IMG_1588 IMG_1592

Chegamos ao primeiro complexo fechado da Alhambra: o Palacio de Carlos V. O rei Carlos V foi passar sua lua de mel em Granada e se apaixonou pela região, resolvendo construir um palácio para si. Por fora, o palácio é retangular, mas por dentro forma um pátio arredondado. Hoje ali funciona um museu de belas artes.

IMG_1593 IMG_1598

A Alcazaba era a próxima área que fomos conhecer. A parte mais antiga da Alhambra e que funcionava como área de defesa é formada por três torres e muralhas. É possível subir em uma das torres e ter uma vista muito bonita das casinhas brancas do bairro de Albaicin.

IMG_1609 IMG_1613

A hora marcada estava chegando e fomos para a fila de entrada aos Palácios Nazaries. O primeiro palácio que visitamos é o mais antigo. Entramos na sala da justiça e audiência, onde há uma câmara elevada em que ficava sentado o sultão a ouvir todos os julgamentos.

IMG_1628 IMG_1633

O próximo palácio é o de Comares, o mais importante, onde o sultão morava e onde está a sala de tronos. As salas deste palácio ficam ao redor do Patio de los Arrayanes, um belíssimo pátio! O Salón de los Embajadores era onde ficava a sala do trono. Para chegar a ela, passamos pela Sala de la Barca, com um belo teto de madeira.

IMG_1638

Patio de los Arrayanes

IMG_1648

Teto de Sala de la Barca

IMG_1650

Salón de los Embajadores

Atravessando, chegamos ao último palácio, o Palacio de los Leones que era o lugar privado da família real. O Patio de los Leones é a área central e é extremamente belo! A Sala de los Abencerrajes, com um teto em forma de estrela, palco de degolações entre os membros da família por questões amorosas.

IMG_1656 IMG_1668 IMG_1674 IMG_1667 IMG_1675

Continuamos vendo as janelas que dão para o Patio Lindaraja, com uma riqueza de arquitetura típica da arquitetura árabe. Passando pelo corredor, mas uma vista arrebatadora das casinhas brancas do redor.

IMG_1679 IMG_1688

Para finalizar o passeio, hora de andar pela área do Generalife. Conjunto de jardins, com muito verde e muito espaço, é uma área deliciosa para terminar o passeio. Mas a área é bem grande, por isso reserve um bom tempo para andar por ali.

IMG_1703 IMG_1707 IMG_1714 IMG_1735

Nós ficamos uma tarde inteira na Alhambra e andamos muito. Por isso, reserve um bom tempo para conhecer esta maravilha!! E com isso, nos despedimos da bela região da Andaluzia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s