Trancoso é a cidade vizinha de Arraial d`Ajuda, mas o clima é outro. Uma cidade chique e com glamour, apesar de toda simplicidade do seu povo e de suas construções.
A estrada asfaltada que liga Arraial a Trancoso é mais longa do que a de terra, mas foi a que escolhemos. Há trechos com bastante buracos. Dirija com cuidado que em uns 40 minutos se chega.
Durante o dia, o programa, claro, é conhecer alguma praia. As praias centrais são Nativos e Coqueiros. A mais especial e famosa, porém, é a praia do Espelho. Essa praia já foi eleita algumas vezes uma das mais bonitas do Brasil. Para chegar até lá é preciso seguir por uma estrada de terra (se tiver chovido, a estrada pode estar um pouco ruim). Infelizmente, não foi dessa vez que a conhecemos!
Estacionamos o carro nos arredores da praça central e fomos descendo até as praias centrais. Foi uma boa caminhada, mas bem tranquila.
Chegamos na praia dos Coqueiros e fomos andando até a de Nativos. Para isso, atravessamos um rio. A praia é bem cheia e tranquila. Escolhemos um bar na areia e passamos o dia ali, descansando e comendo.
No final do dia, subimos e fomos em direção a tão famosa praça de Trancoso, conhecida como Quadrado. Chegamos bem no centro dela. A praça é realmente um encanto e merece toda a fama que tem.
Aos fundos fica um lindo mirante que permite enxergar a praia lá embaixo e todos os coqueiros que emolduram esse cantinho do Brasil.
Para completar a beleza desse mirante, logo ali está a simples, mas muito fotogênica, Igreja de São João Batista. Ela é tão procurada para casamentos que a agenda já está com a agenda lotada até 2017!
A graça da praça são suas casas coloridas. Cada construção tem uma cor o que torna o visual da praça único. Vários restaurantes e cafés estão por ali. Resolvemos fazer uma pausa em um deles para dar uma curtida no fim de tarde. Mas aviso: tudo ali é caro!
Algumas das casas da praça tem uma placa contando um pouco da história delas, como a da primeira “boite” da cidade ou o lugar onde foi encontrada a Carta Régia que instituiu a vila de Trancoso.
E curtindo mais um pouco do colorido de Trancoso, pegamos o caminho de volta… Um dia eu volto e para ficar ali em Trancoso!