Salvador Dali foi um pintor catalão muito famoso por suas formas surrealistas. Eu já conhecia algumas obras deles e descobri que, em uma cidade pertinho de Girona, chamada Púbol ficava um Castelo em que o pintor morou.
Gaia foi a grande paixão e inspiração de Salvador Dalí. Se conheceram quando ela ainda era casada e começaram a se relacionar, até ela se separar e os dois se casarem. Ela tinha dez anos a mais que ele e o relacionamento dos dois não era lá muito convencional. Ela tinha vários amantes e o pintor sabia de vários, inclusive gostando disso.
Um dos desejos de Gaia era ter um castelo e seu amado atendeu aos seus desejos, comprando nos anos 70 o Castillo de Púbol.
Foi assim que saímos de Girona e fomos em direção ao castelo.
De onde viemos? Girona
Distância Percorrida: 120 km
O castelo fica aberto de 10 as 17 hrs, de terça a domingo e custa 8 euros para entrar.
O castelo é cheio de excentricidades e, por isso, se torna uma visita diferente. O Salón de los escudos era onde havia um trono para Gaia e um teto muito bonito, para que ela levantasse os olhos e enxergasse ele no seu céu.
O Salón del Piano além de ter o piano que ele tocava para sua amada, tem uma mesa de centro diferente. Além dos pés da mesa que são patas de avestruz empalhadas, há um buraco no chão embaixo dela. Assim é possível enxergar o andar debaixo pelo vidro da mesa.
Passamos pelo quarto de Gaia, todo em azul e o de Dalí, em vermelho. Claro que elementos diferentes estavam por ali, como um xadrez cujas peças imitam dedos.
No andar de cima, estão expostas algumas roupas usadas por Gaia, além de ter um armário um tanto “assustador”.
Depois, hora de conhecer a cripta do castelo. Gaia, quando morreu, foi enterrada ali como era seu desejo. Apesar de não ter morrido em Púbol, Dali transportou o corpo no seu Cadillac para o Castillo. Na cripta há dois túmulos, mas o pintor não foi enterrado ali como era seu desejo, e sim, em Figueras onde há o seu museu.
O carro que levou o corpo de Gaia está ali também, assim como um cavalo empalhado.
Depois de tanto surrealismo, vale dar uma voltinha pelo jardim e pela lojinha de souvenir antes de seguir viagem!