No dia 21 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, ali perto de Porto Seguro, e desembarcou no nosso país. E foi no hoje centro histórico da cidade que surgiu o primeiro vilarejo de nosso país, em 1532.
No último dia de nossa viagem ao sul da Bahia (como contei aqui), resolvemos passar o fim do dia no centro histórico de Porto Seguro antes de seguirmos ao aeroporto.
O centro histórico fica na chamada Cidade Alta. Os portugueses gostavam de criar cidades de dois andares. Na parte mais alta estava concentrado o poder e a elite. Canhões protegiam a cidade de invasores. A cidade baixa era a periferia, onde viviam os mais pobres.
A Capela de São Benedito, de 1551, fazia parte do primeiro Colégio Jesuítico para meninos do Brasil, criado em meados do século XVI. O colégio funcionou até 1759 quando jesuítas foram expulsos do nosso país pelo Marquês de Pombal. Virou moradia de um professor e depois teve seus materiais retirados para ser construída uma serraria. Hoje vemos as ruínas do colégio, mas a capela está inteira.
Atrás da capela há uma cruz e vistas lindas do alto da cidade.
Casinhas coloridas também colorem o lugar, com detalhes que remetem aos portugueses, como os tão famosos azulejos na numeração das casas.
A Praça Pero do Campo Tourinho era o principal centro do vilarejo, para onde convergiam todas as ruas do centro histórico. Por ali encontramos o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal para demarcar seu poder naquela terra. De um lado está esculpida a cruz da Ordem de Avis, uma ordem de cavaleiros portugueses, e do outro o brasão de armas de Portugal. Um belo mirante se descortina atrás do marco do descobrimento, com uma visão ampla do litoral de Porto Seguro.
Na praça também está a Igreja de Nossa Senhora da Pena, construída sobre a Matriz Inacabada de 1535. Dia 8 de setembro é dia de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade. Por isso, conhecemos a cidade super agitada nas comemorações já que estávamos no feriado de 7 de setembro por ali.
Para terminar as principais construções da praça, temos o Paço Municipal de 1722, que era o centro do poder político da Capitania de Porto Seguro. Hoje funciona ali o Museu Histórico da Cidade.
Andando mais um pouquinho, chegamos a Igreja da Misericórdia onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra que guarda, por exemplo, a primeira imagem trazida para o Brasil, de São Francisco de Assis.
Hora de mais um pouquinho de vista linda, perto do Farol de Porto Seguro.
Vários guias estão disponíveis para acompanhar os visitantes, contando as histórias e causos do nosso Brasil. Como nosso tempo era curto, preferimos fazer a visita por conta própria. Várias placas explicativas ajudavam contando a história da cidade. Gostei! Achei o centro histórico bem preservado, em se tratando de Brasil.
E assim, nos despedimos dessa viagem deliciosa por mais um cantinho do Brasil.
Linda!!!