Pamplona, entrando na região espanhola de Navarra

Durante nossa viagem pela Espanha conhecemos muitas cidades e muitas regiões diferentes deste maravilhoso país. Então depois de conhecermos o vilarejo de Sos del Rey era hora de seguir para uma nova região espanhola. Foi assim que rumamos a Pamplona, capital da comunidade de Navarra.

IMG_2787

De onde viemos? Sos del Rey Catolico

Distância Percorrida: 67 km

Pamplona foi fundada em 74 a.C. quando o general romano Pompeu invadiu um antigo povoado que existia na área. Depois a cidade passou pela mão dos bárbaros, visigodos e também dos muçulmanos. A cidade se tornou o Reino de Navarra em 905, reinado que foi um dos mais importantes da região. Em 1512, o rei católico Fernando conquistou o reinado e o anexou à coroa espanhola.

Pamplona é considerada uma das principais cidades da região basca e há um movimento separatista forte por aqui. Pelas janelas das casas, era possível ver bandeiras bascas a todo instante.

Pelo centro de Pamplona começamos nossa caminhada. Uma bonita escultura já nos conta um pouco da história da cidade. Igancio de Loyola lutou durante a batalha de Navarra em 1512 e foi atingido por uma bala de canhão exatamente no local onde hoje está a escultura. Ferido, abandonou o exército e passou a estudar e ler muito sobre religião. Fez voto de pobreza, fundou a Companhia de Jesus e hoje é conhecido como San Ignacio de Loyola.

IMG_2768

Perto fica o Palacio de Navarra ,de uma arquitetura imponente, que é a sede do governo de Navarra desde 1850.

IMG_2771

Indo em direção a Plaza Consistorial, encontramos um dos prédios mais marcantes de Pamplona e que eu achei realmente muito bonito: o Ayuntamiento. A parte de cima do prédio foi a que mais me chamou atenção.

IMG_2807

As praças de Pamplona são muito bonitas, com prédio coloridos e árvores bem diferentes alegrando o espaço. A Plaza del Castillo era o núcleo urbano da cidade onde ocorriam todas as famosas touradas até ser criada a arena hoje existente.

Claro que como toda boa cidade européia, visitar a Catedral é sempre imperdível. A Catedral de Santa Maria de Pamplona é em estilo gótico e, por dentro, impressionante.

0,8

No redor desta parte central, muito bem preservado, estão os restos da Ciudadela ou Castillo Nuevo, do século XVI e XVII, que servia como fortificação.

IMG_2797

Pamplona é uma cidade sem um grande atrativo turístico, mas que encanta com suas praças e povo simpático. Dormimos na cidade e, cedo no dia seguinte, continuamos a aventura em terras espanholas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s