Saindo de pintxos em San Sebastian

San Sebastian foi a próxima cidade que visitamos após sairmos de Bilbao, na viagem pelos Países Bascos na Espanha.

IMG_2953

 

 

De onde viemos: Bilbao

Distância Percorrida: 100 km

Esta cidade foi fundada em 1180, pelo rei de Navarra, para servir como um porto, dada sua posição. O nome vem em homenagem a um monastério que existia na região dedicado a São Sebastião. Em basco, o nome da cidade é Donostia, que também significa São Sebastião.

IMG_2974

A cidade fica muito perto da fronteira com a França. Por isso, para quem passa mais um tempo por aqui, vale conhecer Biarritz, que seria a San Sebastian francesa.

Nós fizemos um breve passeio pela cidade que é uma das mais bonitas da Espanha. Saindo do nosso hotel, atravessamos a ponte de Zurriola que propicia uma bela vista da baía que cerca a cidade.

IMG_2918

Passamos pelo bonito prédio do Teatro Victoria Eugenia, vimos a Iglesia San Vicente (do século XVI), chegamos a Plaza de la Constitución, local das antigas touradas, e observamos a Iglesia Santa Maria (do século XVIII). Aqui é o chamado Barrio Viejo.

IMG_2925IMG_2929IMG_2936IMG_2940

Nas margens da baía de la Concha, vimos o Monte Urgull. Em cima dele, há um castelo que servia para a defesa da cidade. Ali dentro, é possível ver a imagem do Cristo Redentor, que San Sebastian também tem (as coincidências com o Rio de Janeiro não são apenas no padroeiro).

IMG_2969IMG_2947

Como em toda cidade européia, o prédio do Ayuntamiento e a Catedral chamam atenção pela bela arquitetura.

Agora a melhor coisa a se fazer em San Sebastian é sair de pintxos. Nos países bascos, as famosas tapas são chamadas de pintxos. E aqui, cada vez surgem mais restaurantes renomados com suas maravilhosas comidas em miniatura. A maioria está concentrada no centro. No final da tarde, as ruas já estão cheias de pessoas começando a comilança, sempre acompanhada de uma bebida.

Começamos pelo Goiz Argi. Aqui a especialidade são as Brochetas de Gambas com Vinagreta, que são uma espécie de bruschetta com camarão. Para acompanhar, vinho.

IMG_2992

Borda Berri foi a segunda parada. Escolhemos um risoto de cogumelos e um outro recomendado pela garçonete. Hora de tomar uma cerveja.

No Beti Sai, escolhemos uma mistura que levava o delicioso presunto de parma e provamos a clara, cerveja com refresco de limão.

IMG_2997

No Ganbara provamos tapas mais tradicionais. A mais famosa é a Tartaleta de txangurro, uma torta de centolla (caranguejo gigante). Provamos também uma espécie de enroladinho folhado com presunto de parma e chistorra (uma espécie de linguiça).

O próximo local que visitamos é um restaurante mais moderno, com tapas diferentes das tradicionais: Fuego Negro. Provamos a especialidade que é uma hamburguer de Kobe, carne deliciosa.

Para fechar com chave de ouro, fomos em um dos restaurantes mais estrelados da cidade, o Zeruko. Nesse sentamos e pedimos algumas especialidades, tanto de comida quanto de bebida. Sensacional! É possível provar um menu degustação que parece ser delicioso.

San Sebastian foi uma das cidades espanholas que mais gostei. Bonita, alegre e com uma gastronomia de outro mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s