San Sebastian foi a próxima cidade que visitamos após sairmos de Bilbao, na viagem pelos Países Bascos na Espanha.
De onde viemos: Bilbao
Distância Percorrida: 100 km
Esta cidade foi fundada em 1180, pelo rei de Navarra, para servir como um porto, dada sua posição. O nome vem em homenagem a um monastério que existia na região dedicado a São Sebastião. Em basco, o nome da cidade é Donostia, que também significa São Sebastião.
A cidade fica muito perto da fronteira com a França. Por isso, para quem passa mais um tempo por aqui, vale conhecer Biarritz, que seria a San Sebastian francesa.
Nós fizemos um breve passeio pela cidade que é uma das mais bonitas da Espanha. Saindo do nosso hotel, atravessamos a ponte de Zurriola que propicia uma bela vista da baía que cerca a cidade.
Passamos pelo bonito prédio do Teatro Victoria Eugenia, vimos a Iglesia San Vicente (do século XVI), chegamos a Plaza de la Constitución, local das antigas touradas, e observamos a Iglesia Santa Maria (do século XVIII). Aqui é o chamado Barrio Viejo.
Nas margens da baía de la Concha, vimos o Monte Urgull. Em cima dele, há um castelo que servia para a defesa da cidade. Ali dentro, é possível ver a imagem do Cristo Redentor, que San Sebastian também tem (as coincidências com o Rio de Janeiro não são apenas no padroeiro).
Como em toda cidade européia, o prédio do Ayuntamiento e a Catedral chamam atenção pela bela arquitetura.
Agora a melhor coisa a se fazer em San Sebastian é sair de pintxos. Nos países bascos, as famosas tapas são chamadas de pintxos. E aqui, cada vez surgem mais restaurantes renomados com suas maravilhosas comidas em miniatura. A maioria está concentrada no centro. No final da tarde, as ruas já estão cheias de pessoas começando a comilança, sempre acompanhada de uma bebida.
Começamos pelo Goiz Argi. Aqui a especialidade são as Brochetas de Gambas com Vinagreta, que são uma espécie de bruschetta com camarão. Para acompanhar, vinho.
Borda Berri foi a segunda parada. Escolhemos um risoto de cogumelos e um outro recomendado pela garçonete. Hora de tomar uma cerveja.
No Beti Sai, escolhemos uma mistura que levava o delicioso presunto de parma e provamos a clara, cerveja com refresco de limão.
No Ganbara provamos tapas mais tradicionais. A mais famosa é a Tartaleta de txangurro, uma torta de centolla (caranguejo gigante). Provamos também uma espécie de enroladinho folhado com presunto de parma e chistorra (uma espécie de linguiça).
O próximo local que visitamos é um restaurante mais moderno, com tapas diferentes das tradicionais: Fuego Negro. Provamos a especialidade que é uma hamburguer de Kobe, carne deliciosa.
Para fechar com chave de ouro, fomos em um dos restaurantes mais estrelados da cidade, o Zeruko. Nesse sentamos e pedimos algumas especialidades, tanto de comida quanto de bebida. Sensacional! É possível provar um menu degustação que parece ser delicioso.
San Sebastian foi uma das cidades espanholas que mais gostei. Bonita, alegre e com uma gastronomia de outro mundo!