Salamanca, a animada cidade universitária

Salamanca é uma cidade cheia de vida e de jovens. Eu já tinha estado lá há uns anos e queria levar minha mãe para conhecer o clima desta cidade.

IMG_3130

Salamanca fica na comunidade de Castilla y Leon e chegamos lá no meio da tarde.

De onde viemos? Valladolid

Distância Percorrida: 120 km

A cidade tem uma história bem agitada que começou há 2.700 anos, na Idade do Ferro. Depois vieram os cartagenos, romanos, visigodos, muçulmanos até chegarem os católicos. O que mais chama a atenção em Salamanca é a cor onipresente de seus prédios. A grande maioria é feita de uma pedra extraída das montanhas ao redor, de cor amarelada, que durante o entardecer ganha um tom muito especial.

O ponto mais especial da cidade e por onde começamos nossas andanças foi a Plaza Mayor. Essa é realmente especial, principalmente no fim do dia. Cheia de restaurantes que colocam suas mesas pela rua, lojinhas e muitas pessoas andando para lá e para cá.

IMG_3061IMG_3063

Ao redor, observamos uma das torres do Palacio del Monterrey, um prédio que influenciou a arquitetura de muitos outros prédios construídos depois dele, que foi feito sob a ordem do Conde de Monterrey. Do lado está a Iglesia de la Purissima, de 1636, também criada por ordem do mesmo conde para abrigar sua filha dentro do claustro. Foi ali também que ele criou uma capela que serviria para enterrar sua família. Para fechar, ali na Plaza del Monterrey está a escultura em homenagem a Don Juan, príncipe de Astúrias e senhor de Salamanca.

O Convento de la Anunciación, mais conhecido como Convento de las Ursulas, é um convento franciscano feminino criado em 1460.

A Casa de las Muertes, do século XVI, tem esse nome devido aos crânios que existem ao alto das janelas. Mas na verdade, dizem, que esse nome se deve a algumas mortes estranhas que aconteceram dentro da casa. Funcionava como residência e loja de uma família.

IMG_3079Casa das Conchas é outra famosa atração da cidade. Servia como residência e foi criada em 1493. Conta a lenda que, embaixo de uma das 300 conchas que adornam a fachada, se encontra uma moeda de ouro. Ao lado, fica a imponente La Clerecía, o edifício do antigo Real Colégio do Espírito Santo.

A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha, criada em 1218 e até hoje umas das mais movimentadas do país. A fachada é maravilhosa, cheia de detalhes. Agora não saia de lá sem achar a famosa rã. Dizem que quem a acha, é muito inteligente e terá muita felicidade pelo resto da vida.

Hora de conhecer as famosas catedrais de Salamanca. Assim no plural, porque a cidade tem a Catedral Velha e a Catedral Nova. A primeira teve sua construção iniciada no século XII. Quando decidiram construir a Nova, ao lado da antiga, no século XVI, resolveram que a velha era muito bonita e não devia ser destruída.

Perto da Catedral, encontramos um bonito jardim com uma vista ampla de Salamanca.

Para terminar nosso dia, rumamos a Plaza Mayor. Escolhemos uma mesinha disposta por ali e saboreamos as várias tonalidades de azul encerrando mais um dia em terras espanholas.

IMG_3148

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s