Programa delicioso e, um pouquinho, engordativo. Smorgasburg é um mercado com comidas de rua que ocorre todo final de semana no Brooklyn, entre abril e novembro.

Nós e a vista de Manhattan
A feira tem um proposta gourmet, com barracas vendendo todo tipo de comidinhas deliciosas e diferentes.
No sábado, a feira ocorre em Williamsburg e no domingo, no DUMBO. Fomos no sábado, inclusive para conhecer esse pedacinho do Brooklyn.
Chegando:
Saindo de Manhattan, há duas opções para chegar por ali:
- East River Ferry: para mim, faz parte do programa ir desta forma. Fomos de metrô até o ponto entre a rua 34 e 35. Há opção também no Píer 11, em Wall Street. Compramos as passagens ($4 cada) e aguardamos o ferry. O legal do passeio é a vista que vamos tendo de Manhattan quando o ferry vai se afastando. Saímos na terceira parada: Williamsburg. Dali já estávamos ao lado da feira.
- Metrô: voltamos desta forma. A estação mais perto fica a três quarteirões: Bedford Av (linha L).
Comidinhas:
A feira é a céu aberto. No dia em que fomos, o calor beirava o insuportável e, no início, estava até desagradável. Até que descobrimos o melhor esquema para dias assim! No canto da feira, fica uma área “vip”, reservada para os maiores de 21 anos que podem beber. Eles pedem identidade de todos e colocam uma pulseira. Na área, existe uma parte coberta que foi nossa salvação! Ficávamos sentados ali (no chão mesmo!) e nos revezávamos para comprar comidas e bebidas.
Aproveite para provar todas as diferentes comidinhas que te chamar a atenção. Comprávamos uma e dividíamos entre nós três.
A mussarela de búfalo recheada de molho pesto foi nossa primeira pedida. A mussarela é feita na hora e vemos ele moldando nossa bolinha e depois, com uma espécie de seringa, injetando o molho pesto. Na hora de comer, quando cortamos o queijo, o verdinho se espalha… Para acompanhar, limonada vendida na mesma barraca.
Hambúrger com miojo, já ouviu falar? Esse é o badalado Ramen Burger, inventado por um cozinheiro em Nova Iorque. Há um famoso restaurante na cidade onde ele foi inventado e você pode prová-lo (chama-se Ramen Burguer). Ou, aproveite a feira e vamos lá! A fila era desanimadora, mas andava bem rápido. Como não havia muitas opções, os hambúrgueres eram preparados com uma rapidez incrível. A carne é como a de um hambúrguer. A diferença está no pão. No lugar dele, entram os miojos fritos. Gostei de experimentar, mas não me apaixonei!
Logo ao lado dessa barraca, estava outra (também com uma fila enorme) com aqueles cones de batata-frita tão típicas na Bélgica. Compramos uma, escolhendo um dos molhos disponíveis.
Para finalizar a parte salgada, compramos uma porção de nachos cheio dos temperos mexicanos.
Para beber, no calor que fazia, claro que escolhemos provar as cervejas que vendiam na área “vip”. Acho que provamos todas que tinham por ali!
Depois de umas boas horas por ali, saímos da área coberta e fomos comer uma sobremesa. Provamos os cookies recheados de sorvete. Deliciosos!
Além de todas estas comidas deliciosas, o lugar em que a feira está é lindo. Do gramado na lateral, a vista para Manhattan é perfeita.
Um pouquinho mais:
Saímos da feira e fomos andando em direção ao metrô. Logo ao lado está uma galeria bem movimentada com uma espécie de mercado de pulga. Vale a pena dar uma volta por ali.

Pelas ruas ao redor
Nosso nível de cansaço (afinal tínhamos chegado do Brasil nesse dia pela manhã) era tanto que fomos embora para o hotel. Porém, se ainda tiver ânimo, vale fazer uma passeio sugerido no Viaje na Viagem aqui.
A Brooklyn Brewery, famosa cervejaria da cidade, fica aqui. Nos finais de semana, não há a visita guiada. O bar da fábrica fica aberto para quem quiser beber por ali. Nós preferimos voltar outro dia e fazer a visita.
Smorgasburg: um programa diferente, barato e bastante gastronômico! Super dica pela cidade!