Clássicos são clássicos e não há como não visitar e revisitar alguns deles nesta região deliciosa de NY. Além de muitas atrações turísticas, aqui tem muitas lojas.
Por ser mais perto do nosso hotel, começamos visitando a St Patrick Cathedral, a mais famosa da cidade. No estilo gótico, começou a ser construída em 1858 e terminou em 1879. Engraçado que quando ela foi construída muitos não entendiam como iriam construir uma catedral tão longe da cidade (lembra que NY começou lá embaixo, onde hoje é o Financial District). O arcebispo que solicitou a construção disse que iria construir a mais bela catedral do Novo Mundo no lugar onde seria o centro da cidade futura. Acho que ele acertou não?
Andando um pouco, fomos ao Rockfeller Center, um complexo de 19 prédios fundado pelo famoso Rockfeller, magnata do petróleo. Era algo tão gigantesco para a época , uma verdadeira cidade dentro da cidade. Sua construção foi durante a crise de 1929, empregando 225 mil pessoas. Ali funciona a mais famosa pista de patinação de gelo do inverno junto a enorme árvore de Natal, tão marcante de NY. Existem visitas guiadas pelo complexo e visitas ao estúdio da NBC que fica ali.
Ali perto fica o Diamond District, uma rua cheia de lojas vendendo jóias. Vale dar uma passada, mesmo sem comprar nada.
Rumamos a famosa Biblioteca Pública de NY, a New York Public Library. Vale entrar e admirar essa biblioteca de 1911. Para mim, o mais interessante é ir no parque que fica justamente atrás dela: Bryant Park. No verão, o parque tem shows e eventos, muitas mesas lotadas de pessoas comendo ou apenas descansando.Esse parque era tomada por traficantes na década de 60! Mas hoje é cheio mesmo de turistas e locais.
Hora de conhecer a mais famosa estação de trem: Grand Central Terminal. Dali saem várias estações de metrô e trem para várias outras cidades. É muito movimentada o dia todo. O mais interessante para o turista é observar a arquitetura do lugar, o teto esverdeado que tem estrelas e símbolos astrológicos lembrando um céu. Existem áudios para alugar e conhecer a história do lugar, a Galeria do Sussurro onde se pode falar de um lado bem baixo e outra pessoa escuta do outro lado, o Relógio Dourado, as esculturas da fachada.
Claro que nenhum visita a Nova Iorque estará completa sem passar pela Times Square. A praça mais famosa do mundo, a mais iluminada e também a mais cheia. Por isso, tenha paciência para a multidão se acotovelando por ali. E curta tudo que tem por ali: as inúmeras lojas gigantescas, como a Loja de M&M ou da Hersheys, os vários telões, os personagens fantasiadas passeando por ali para tirar foto com os turistas, a arquibancada que permite vista total da praça etc. Vá de dia, mas não deixe de jeito nenhum de ir pela noite!
,
E assim, passamos um dia inteiro nessa região, a mais famosa de Nova Iorque.