Fazenda Bom Jesus: conhecendo a natureza do Marajó

A Ilha de Marajó tem uma vegetação bem típica e única. Em um lugar que chove muito, as fazendas são formadas por mangues e terras alagadas onde o búfalo sobrevive muito bem dada sua capacidade de nadar.

thumb_IMG_0265_1024

Para conhecer um pouco mais da fauna e flora da ilha, o passeio pelas fazendas são os grandes programas a serem feitos.

A Fazenda Bom Jesus foi a primeira que conhecemos. É possível agendar por e-mail diretamente com a fazenda a visita. Os guias que eles dispõem buscam os passageiros no hotel e fazem o passeio.

Nós resolvemos entrar em contato com um guia diretamente, o Jedilson (jediguia@hotmail.com). Pagamos R$ 20 reais a mais pelo passeio com ele, que custou R$ 110,00 por pessoa. A vantagem de fazer com ele é que o passeio começa mais cedo e ele anda por áreas não visitadas pelos outros guias.

thumb_IMG_0284_1024thumb_IMG_0300_1024

Nós fomos à ilha na época chuvosa (novembro a abril) e, com isso, não assistimos a revoada de pássaros que encanta a todos no pôr do sol na época seca. Mesmo assim, o passeio valeu muito a pena.

Jedilson nos buscou e fomos juntos com uma outra menina e o filho dele rumo à fazenda. Primeiro, hora de tocar em um búfalo pela primeira vez. Uma subida e uma voltinha bem pequena para dar um gostinho.

thumb_IMG_0233_1024thumb_IMG_0238_1024

Depois iniciamos uma longa caminhada, de cerca de três horas, pela fazenda. O passeio é bastante contemplativo e ele vai nos explicando um pouco sobre os animais e a vegetação dessa ilha. O lugar é realmente lindo! Eu amo essa diversidade de paisagens do nosso país.

thumb_IMG_0242_1024thumb_IMG_0274_1024thumb_IMG_0266_1024thumb_IMG_0275_1024

De repente, o céu fechou e uma aguaceiro caiu! Sorte que estávamos perto da sede da fazenda. Ficamos ali sentindo cheiro de terra molhada e conhecendo as tartaruguinhas e as araras que a dona da fazenda ajuda a recuperar por ali.

Quando formos retomar a caminhada, a chuva recomeçou. Jedilson nos emprestou capas de chuvas e lá fomos nós. Vimos várias aves bonitas, mesmo sendo a época de chuvas. Porém a chuva não me permitiu fotografar.

No final encontramos o filho dele no carro que nos levou à outra casa da fazenda. Ali fomos premiados por comidas deliciosas feitas com queijo de búfalo. Tinha pão de queijo, queijo estilo ricota temperado, o próprio queijo de búfalo e um doce. Além de suco de cajá.

thumb_IMG_0316_1024

O passeio vale muito a pena para entrar em contato com a natureza tão única da Ilha de Marajó. Esse é o grande objetivo desta fazenda.

thumb_IMG_0248_1024

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s