Colômbia: o perigo é você querer ficar

Não podia ser diferente o título do primeiro post sobre este país. O slogan de turismo do país reflete a surpresa que esse país causa. Famosa pelas guerrilhas no passado, hoje a Colômbia é um país aberto a todos os turistas, seguro e supreendente.

thumb_IMG_0125_1024

As cores, as frutas e a felicidade colombiana!

Eu já tinha um desejo grande de conhecer este país, não sei muito porquê, bem antes dele se tornar o mais novo destino pop dos brasucas. Por vários motivos, não rolava. Até que uma promoção da Avianca, a disparada do dólar e férias que ainda não tinham viagem marcada, me fizeram reacender meu desejo. A minha companhia nessa viagem foi minha super avó viajante.

thumb_IMG_1097_1024

Eu e minha avó na Ilha de San Andres

História

A Colômbia era habitada por índios até a chegada dos europeus em 1499. O país se tornou importante quando Cartagena foi conquistada e seu porto fundado, em 1533. Este se tornou o porto mais importante das Américas.

thumb_IMG_0629_1024

Cartagena e suas casas coloridas

Junto com Venezuela, Equador e Panamá formavam a colônia de Nova Granada cuja capital era Bogotá. A independência foi em 1819 com a presença de Simón Bolivar que se tornou o primeiro presidente da Grã-Colômbia. Venezuela e Equador se separaram em 1830 e posteriormente, durante uma disputa pelo poder, Panamá também se separou.

Foi na década de 60 que surgiram a FARC, Força Armada Revolucionária da Colômbia. Grupo guerrilheiro, envolvido com o narcotráfico, cujo mais famoso traficante do cartel de Medellin era Pablo Escobar.

Até o início dos anos 2000, no país ocorriam diversos sequestros e mortes. Foi apenas com a política de tolerância zero do presidente Uribe e com o apoio dos EUA que a Colômbia conseguiu diminuir significativamente a violência e o tráfico de drogas.

Segurança

Apesar de não ter muitos anos que as FARC foram controladas, o país hoje é seguro. Ainda existem áreas remotas controladas pelos guerrilheiros. Por isso, li algumas recomendações para evitar andar em algumas estradas colombianas.

Claro que em Bogotá, cidade grande, os mesmos cuidados que temos em outras cidades deste porte devem ser tomadas. O policiamento é muito forte e isto traz uma segurança ótima. A cada esquina do centro histórico, havia polícias.

thumb_IMG_0140_1024

Centro Histórico de Bogotá

Roteiro

Nosso roteiro foi o clássico da maioria dos viajantes: Cartagena, Ilha de San Andres e Bogotá. Foram 10 dias muito bem aproveitados, conhecendo uma linda cidade colonial, praias estonteantes e uma capital moderna e agitada.

Voamos para Cartagena, com escala em Bogotá. Lá ficamos 4 dias inteiros e voamos para San Andrés. Na ilha foram 3 dias e meio, e depois voamos para Bogotá. Na capital, fechamos a viagem com 3 dias e meio.

thumb_IMG_0866_1024

San Andres e seu mar de 7 cores

Temperatura e Altitude

Nós viajamos no final de fevereiro. Isso não quer dizer muita coisa pois, dada a proximidade da linha do Equador, não há muita diferença climática ao longo do ano. Apenas evite novembro, mês que chove muito em Cartagena e San Andres.

Cartagena é uma cidade quente. Muito quente! O calor era intenso e dizem que em junho, julho fica ainda pior. Evitávamos ficar andando entre meio dia e quatro da tarde de tanto calor que fazia.

San Andrés é quente, mas venta bastante. Assim, a temperatura estava realmente muito agradável.

Bogotá fica a uma altitude de 2.600 m. Com isso, a cidade sempre é mais fria. Estava um pouco nervosa sobre os efeitos da altitude. Tinha lido muito e, apesar de Bogotá não ter a altitude de Cuzco, por exemplo, vi algumas pessoas relatando sintomas como dor de cabeça e enjôo. No dia em que chegamos, resolvemos ficar deitadas por uma hora e depois só dar uma andada leve. Pois bem, não sentimos nada! Nesse primeiro dia fiquei um pouco mais cansada que o normal e tive um pouco de insônia, mas nada que atrapalhasse.

thumb_IMG_0306_1024

A impressionante Catedral de Sal

Nos próximos posts vou detalhar melhor nossa logística, nossos hotéis e nossos passeios por esse país encantador!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s