Em outubro de 2015, o feriado do dia 12 de outubro caiu justamente numa segunda-feira e na época em que está ocorrendo, em Blumenau, a Oktoberfest. A festa inspirada na que ocorre em Munique, é a segunda maior do mundo do tipo.
Nosso vôo foi para Navegantes chegando no sábado bem cedo. Alugamos um carro pela Localiza e saímos já em direção a Blumenau. A estrada estava bem esburacada no início, mas não levamos muito tempo para chegar na cidade.
Nosso hotel era o Plaza Blumenau Hotel. Os quartos eram ótimos e o café da manhã com uma variedade enorme. Único ruim foi o elevador que demorava muito.
A cidade, claro, estava lotada! Isso não impediu de darmos uma volta e conhecermos um pouco desse clima europeu em pleno Brasil.
A rua principal é a Rua XV de Novembro. Por ali ficam várias lojas vendendo as roupas típicas que muitos usam durante a Oktoberfest.
Passamos pela Catedral São Paulo Apóstolo que fica no local onde existia a primeira igreja da cidade, construída em 1864.
O castelinho da loja Havan chama a atenção e estava lotada de turistas em volta, já começando os trabalhos.
Indo para as outras ruas da cidade, passamos pela rua das Palmeiras, a primeira rua planejada da cidade que foi arborizada em 1876.
A Praça Hercílio Luz era o grande local de encontro da população e ficava ao lado do porto fluvial de Blumenau. Este marcou o início da cidade construída pelo Dr. Blumenau e era a grande porta de entrada da colônia no final do século XIX. Hoje, o rio subiu e tomou inclusive um pedaço da rua.
Continuamos até o Mausoléu de Dr. Blumenau, fundador da cidade. A praça tem algumas esculturas que chamam a atenção.
Também passamos pelo Teatro Carlos Gomes e fomos em direção ao relógio de flores.
A Prefeitura de Blumenau fica em um prédio enxaimel bem típico, com a Locomotiva Macuca em frente, que foi usada na inauguração do primeiro trecho de trem saindo da cidade.
Agora falando do grande evento da cidade, a Oktoberfest. Para chegar ao local do evento, o Parque Vila Germânica, fomos de táxi pois é mais afastado da cidade. Como era feriado, preferimos comprar os ingressos antes pela internet. Custou R$ 20,00. O local é imenso e dividido em três pavilhões fechados. Em cada um ocorre um tipo diferente de show, desde os shows típicos até algo mais “night”. Existem muitas stands para se comprar bebidas e comidas e as filas eram poucas (tirando as do banheiro que eram bem demoradas). Além disso, aproveitamos para jantar no novo restaurante que foi criado no parque, provando várias cervejas diferentes e comendo muitas comidas típicas da Alemanha. No espaço aberto ficam várias lojas vendendo souvenir e as famosas canecas do evento.
Também no feriado aproveitamos para conhecer as cidades de Pomerode e Balneário Camboriú. Mas isso conto melhor em outro post.