No feriado que fomos conhecer Blumenau e a famosa Oktoberfest, aproveitamos um dia para conhecer uma bela cidade do Vale Europeu de Santa Catarina: Pomerode.
O nome homenageia os imigrantes da Pomerânia (região da Alemanha que faz fronteira com a Polônia) que vieram para esta região do país no século XIX. Trazendo o estilo da construção enxaimel para o Brasil, criaram várias casas neste estilo, tornando Pomerode a cidade com mais construções enxaimel fora da Alemanha. Hoje o slogan pelo qual a cidade é conhecida é “Cidade mais Alemã do Brasil”.
Como me pareceu comum nesta região, a cidade é muito limpa, organizada e com uma qualidade de vida maravilhosa.
Na chegada já chama a atenção o Pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege”. Este pórtico é uma réplica do Portal de Stettin, cidade capital da região da Pomerânia na Alemanha. Ali fica o Centro de Informação Turística que fornece mapas da região.
A pracinha que fica logo atrás do pórtico vale uma passada para observar a escultura que homenageia os imigrantes alemães no Brasil.
A atração mais conhecida de Pomerode é percorrer sua Rota do Enxaimel. Um circuito de 16 km, a ser percorrido de carro ou de bicicleta, com várias paradas sugeridas para conhecer estas casas tão bem preservadas. Achei ótima a sinalização, com placas em vários caminhos. O grande barato é observar as lindas construções ao longo da rota no meio de uma bela paisagem ou parar nas pequenas lojas de produtores locais que vendem biscoitos, compotas e cuca (bolo bem famoso na região sul).
Achei bem legal que mesmo as casas que não eram sinalizadas no mapa apresentavam um quadrinho explicativo sobre a história e a arquitetura, como esta aqui embaixo chamada de Casa Zumach.
No meio da rota fica a Igreja Luterana de Testo Alto construída em 1886.
Para finalizar a rota passamos pela Pousada Casa Wachholz, um caixa enxaimel tombada que foi construída em 1867 e é a mais antiga da região.
Outro ponto muito importante na visita a Pomerode é comer em um típico restaurante alemão! Para isso, fomos a Praça Torgelow visitar a Vila Encantada (espaço onde acontecia o evento Somenfest) e resolvemos conhecer o restaurante Schornstein Kneipe.
Além de comida alemã, como a linguiça, o joelho e a apple strudel que comemos, ela produz suas próprias cervejas. Provamos todas e foi super aprovado!
Perto fica o Teatro Municipal e o Zoológico de Pomerode.
Vale lembrar que o município é sede de famosas marcas de porcelanas e cristais e que vale para quem tiver interesse pelos preços mais convidativos. Lojas como Porcelana Schmidt, Cristais Di Murano, Master Wood (Behling), Souvenir Ecke e Pedrini Porcelanas.
E depois de um dia relaxante voltamos a Blumenau, encantados por mais esse pedacinho do nosso Brasil.
otimo post,visitarei Pomerode agora em marco de 2017 e anotei suas dicas ,obrigada,Lilian
Ah que bom que vc gostou! Aproveite mt por lá!