Gramado, durante o Natal Luz e o Reveillon

No final de 2015, resolvemos viajar para uma das cidades mais turísticas do Brasil: Gramado. Eu havia visitado a mesma quando tinha meus 12 anos e ela tinha ficado marcada na minha memória.

thumb_img_8915_1024

Foram quatro dias. Chegamos na véspera pela noite e dormimos em Porto Alegre. Já alugamos o carro desde o aeroporto, o que  considero bem importante para visitar Gramado e as outras cidades da região.

Na quinta-feira cedo fomos visitar alguns parentes que vivem em Porto Alegre e seguimos em direção a Gramado por volta de meio dia. A estrada é ótima e, em uma hora e meia, lá estávamos.

Se esta já é uma cidade cara, imagina na época do Reveillón e Natal Luz? Por isso, foi difícil achar um hotel mais em conta. Ficamos um pouco afastados do centro, o que tornava necessário ir de carro para o centro. Não tivemos muito problema em encontrar vaga não.

Neste primeiro dia, aproveitamos para andar pela rua principal de Gramado, a Borges de Medeiros. Nós estacionamos na altura da Praça das Etnias. Uma graça esta praça toda enfeitada no tema do Natal Luz. Por ali, há barracas vendendo a cuca, famoso bolo gaúcho.

No final da praça fica o Museu em homenagem a Imigração Italiana na cidade.

thumb_img_8923_1024

Andar por essa rua é um encanto só. Ela é linda, em estilo europeu, e ainda por cima toda enfeitada para o Natal Luz. Encontrar um kuko gigante tocando a melodia ou uma loja foférrima fazem parte do passeio.

thumb_img_8928_1024thumb_img_8932_1024thumb_img_8933_1024

Lojas de chocolate são várias. Todas que provei foram boas. Inclusive há um Parque Temática do Mundo do Chocolate, com várias réplicas de atrações feitas de chocolate.

thumb_img_8934_1024

O ponto mais movimentado da rua fica na altura da Praça Major Nicoletti que, claro, estava toda enfeitada no clima natalino.

thumb_img_8941_1024thumb_img_8942_1024

Do outro lado da rua fica a famosa Igreja Matriz São Pedro. Na entrada da igreja, fica o Boulevard São Pedro com imagens dos Apóstolos. A igreja é toda feita de pedras e, dentro dela, ainda aprendi algumas curiosidades sobre o Natal.

thumb_img_8947_1024thumb_img_8955_1024

Logo ao lado, fica o Palácio dos Festivais onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado. Por isso, logo em frente, está a calçada da fama brasileira.

thumb_img_8957_1024thumb_img_8958_1024thumb_img_8961_1024

Atravessando a rua, está a famosa Rua Coberta. Muitos restaurantes e lojinhas, além de um palco com apresentações ligadas ao Natal Luz.

thumb_img_8968_1024

Além destas atrações, algumas essenciais incluem o Mini Mundo, o Lago Negro e, mais afastado, o Snowland, maior parque ligado a neve e ao esqui do Brasil. Nós não visitamos estes locais pois acabamos dedicando os outros dias a Canela, Bento Gonçalves e, claro, ao ócio!

Comer bem nesta região é uma regra e dedicarei um posto específico para falar das maravilhas gastronômicas que conhecemos.

thumb_img_9061_1024

Que tal um café e um chocolate nestas cadeiras?

Agora falando do Natal Luz. Este evento é muito concorrido e comprar o ingresso antecipado, principalmente nesta época de Reveillón, é essencial! Nós fomos em dois eventos: Natal pelo Mundo e Eu sou Maria.

O Natal pelo Mundo ocorre no pavilhão do evento, em um teatro coberto. A ideia é apresentar, através de um musical, os costumes do Natal de vários países. Foi muito bonito, mas bem voltado ao público infantil.

Eu sou Maria é o grande show! O antigo Nativitaten, ocorre no Lago Joaquina. Uma estrutura gigantesca, com fogos de artifício e um musical de arrepiar contando a história de Maria, mãe de Jesus. Foi lindo, emocionante e totalmente recompensador! Vale muito a pena mesmo ir neste evento!

thumb_img_5813_1024thumb_img_5814_1024

Passamos a noite de Reveillón em Gramado. Resolvemos ir numa festa que ocorreu bem em frente do nosso hotel, no Serra Park. Foi bom por estarmos juntos. Mas a comida, apesar de ser em grande quantidade, não era nada demais. A bebida era bem fraca e a música também não nos agradou.

Nos próximos posts, continuo contando deste encanto da região sul do Brasil.