Lago di Como: organizando a viagem

Lugares mágicos não faltam no país da bota. Um deles é a região do Lago di Como. Este é o terceiro maior lago do país e suas águas são oriundas do derretimento da neve dos Alpes. Imagina a temperatura da água?

thumb_img_0086_1024

Beira do lago em Bellagio

Para começar, vamos entender o formato do lago e todas as cidades que ficam ao redor. Como dá para ver no mapa abaixo, são muitas pequenas cidades, sendo as mais turísticas Bellagio, Como e Varenna.

1

Muitos turistas fazem apenas um bate e volta desde Milão, dada que a proximidade permite. Nós preferimos dormir por duas noites e aproveitar três dias por ali, para sentir com calma o lago e suas cidades.

Como chegar?

Nós chegamos no aeroporto de Milan Linate e alugamos um carro, através do site AutoEurope (pagamos 100 euros para três diárias, incluindo a taxa de sentido único pois devolvemos o carro em outro local).

Baixei no meu celular o Google Maps Offline da região e foi com este mapa que dirigimos direto para Bellagio, a cidade que escolhemos para ficar. Nosso hotel tinha estacionamento e não tivemos problema nenhum em estacionar na cidade durante os passeios, mesmo sendo época de altíssima temporada.

O retorno foi para outro aeroporto, o Milan Malpensa. Fomos direto de Bellagio para este aeroporto e a devolução foi muito rápida.

Dirigir na estrada que beira o Lago di Como realmente não é das tarefas mais agradáveis. Uma pista que eu já considero pequena para apenas um carro é na verdade pista dupla. Quando passava outro carro, um frio percorria minha coluna. E os motoristas italianos dirigem com uma velocidade super alta para uma estrada daquele tipo. E se você fica atrás de um caminhão (sim, porque passa caminhão nessa mini estrada!)? Logo, tenha calma e dirija de dia por ali.

Onde ficar?

Nós escolhemos ficar em Bellagio após ler muitos blogs. Esta é a cidade mais bonita e a cara da Itália. A cidade de Como é maior e não tem o charme de Bellagio (não visitamos, foi apenas baseado no que li). Li muito sobre Varenna. Parece ser bem charmosa também, mas já passa a ser uma cidade menor, não tendo as opções de restaurantes de Bellagio.

thumb_img_0153_1024

Vielas e becos por Bellagio

Bellagio tem uma posição bem central e permite fazer bate e volta para as outras cidades. No centrinho, fica a balsa que faz viagens para todas as outras cidades. Por isso, se for dormir no Lago di Como, recomendo Bellagio.

thumb_img_0160_1024

Balsa que transfere os passageiros entre as cidades

A escolha do hotel foi totalmente perfeita. Queria um hotel com vista e que não acabasse com nossos bolsos. Escolhemos o hotel Il Perlo Panorama. Pagamos 113 euros a diária para o casal, com café da manhã, em julho (altíssima temporada).

Ele fica a cinco minutos de carro do centro de Bellagio, após a subida de uma estrada (essencial ter carro). Pela posição mais alta, a vista é deslumbrante. A vista da janela da nossa suíte era essa abaixo.

thumb_img_0206_1024thumb_img_0207_1024

Uma mesa com duas cadeiras permitia ficarmos do lado de fora do quarto, numa área privativa.

thumb_img_0001_1024

O lugar do café da manhã tinha a melhor vista para o lago. Apesar de estar incluído, nós não tomamos o café em nenhum dos dois dias (no primeiro dormimos demais nos recuperando do casamento e no segundo saímos muito cedo para o aeroporto).

Não experimentamos o restaurante do hotel, mas nos pareceu ter um preço ótimo. E a vista é a mesma do lugar do café da manhã.

thumb_img_0204_1024

Vista do lugar do café da manhã e do jantar

Quando ir?

Nós fomos na última semana de julho, altíssima temporada. A cidade estava fervendo de turistas, mas não estava desagradavelmente cheia. Pegamos chuva nos três dias que ficamos ali. Mas era a famosa chuva de verão. Chovia forte e parava, abrindo sol. O calor estava bem agradável, sendo que pela noite ainda usava um casaco leve.

O inverno por ali é bem rigoroso, dada que a região fica perto dos Alpes. Logo, as temperaturas podem ser negativas.

Melhor época: o verão, primavera e outono.

thumb_img_0120_1024

No próximo post, falo mais de Bellagio, esta linda cidade italiana!

Um comentário sobre “Lago di Como: organizando a viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s