Cavtat, um pedaço de paraíso croata

Cavtat está há uma distância pequena de Dubrovnik. Porém, poucos turistas visitam essa cidade quando em Dubrovnik estão. Nem sabem que ela é uma das razões de Dubrovnik existir!

thumb_img_0726_1024

Cavtat foi fundada pelo gregos e era chamada de Epidauros. O império romano invadiu o pedaço e depois, no século VII, vieram os eslavos que destruíram a cidade. Os habitantes fugiram para o norte e fundaram uma nova cidade que, nada mais é, do que a tão famosa Dubrovnik. Cavtat ressurgiu quando foi comprada no século XV por Dubrovnik.

Para chegar, basta pegar o ônibus número 10 no ponto de ônibus perto da entrada do teleférico em Dubrovnik. Em Cavtat, o ponto final fica na frente da informação turística. Na saída de Dubrovnik não deixe de olhar a paisagem maravilhosa!

Entramos na informação turística e pegamos um mapa. Fomos pessimamente atendidos aqui e saímos por conta própria, margeando o litoral e indo em direção ao centrinho.

No início, o litoral lindo não tem faixa alguma de areia ou qualquer espaço para esticarmos as pernas. Mesmo assim, vimos algumas pessoas achando lugar no meio de rochas ou mesmo do asfalto para pegar um bronzeado.

thumb_img_0663_1024thumb_img_0669_1024

Resolvemos parar para almoçar assim que encontramos um belo restaurante na beira do mar. O restaurante era Rokotin e ficava na Praia Kljucice. Ficamos muito tempo por ali, bebendo vinho e cerveja, comendo lulas com molho de alho e risoto de frutos do mar. Mergulhamos e curtimos o mar verde e azul do Adriático.

thumb_img_0672_1024thumb_img_0682_1024

Depois resolvemos continuar andando. Fomos assim descobrindo pedacinhos cada hora mais lindos desse mar. Em alguns lugares, havia caiaques para aluguel. O caminho que seguíamos era muito agradável, em um calçadão beirando o mar e sem carros.

thumb_img_0690_1024thumb_img_0695_1024thumb_img_0697_1024thumb_img_0700_1024thumb_img_0702_1024

Até que chegamos ao centro de Cavtat. Casinhas no estilo de Dubrovnik, uma estátua Baltazar Bogisic (um renomado sociólogo nascido na cidade) e a Igreja de São Nicolau.

Aqui ficam vários restaurantes, sorveterias, lojas de souvenir, hotéis e muitos russos que vem curtir o verão croata nesse pedaço. Os preços aqui são melhores do que o de Dubrovnik. Minha escala de comparação era o sorvete. Aqui custa 1 euro, enquanto em Dubrovnik era 1,50 euro.

Passamos por uma pequena feira de artesanato ao lado dos arcos antigos da cidade e resolvemos mergulhar nesse mar delícia.

Quando cansamos, fomos caminhando todo o caminho de volta para esperar o ônibus. Foi um dia muito agradável, em um lindo lugar tão próximo de Dubrovnik.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s