Trogir, a cidade-ilha da Croácia

Trogir é uma das cidades mais antigas da Croácia e uma gracinha que merece algumas horas de visita.

thumb_img_0446_1024

Trogir despontando desde o continente

A fundação da cidade foi no século III a.C. prelos gregos. Dada a sua posição, numa ilha conectada por uma ponte ao continente, ela prosperou como um importante porto na época que foi dominada pelos romanos. Por um tempo, ela ainda foi dominada pelos venezianos, franceses e pelo império austro-hungaro. Ufa! Muita gente passando por uma cidade tão pequena.

A cidade é Patrimônio da Humanidade pela Unesco e fica bem perto de Split. Nós passamos umas três, quatro horas por ali.

Fomos de carro desde Split e é preciso estacionar do lado de fora da cidade. O estacionamento é bem grande e caminhando por ali já é possível ter uma linda vista de Trogir.

thumb_img_0442_1024

Sentada vendo a cidade-ilha

Para adentrar esta cidade, que é amuralhada, caminhamos pela ponte e passamos pelo Portão Norte.

thumb_img_0388_1024

As ruelas são quase um labirinto e por ali fomos em direção a praça principal chamada de Praça João Paulo II, onde fica a Catedral de São Lourenço.  Construída entre os séculos 13 e 15 é uma joia de Trogir por sua arquitetura.

thumb_img_0413_1024

Pagamos para entrar e já começamos a admirar o lindo portal românico, com dois leões de cada lado, símbolos de Veneza. Em cima deles, estão Adão e Eva. Como meu guia de papel disse, estas foram as primeiras esculturas nuas da escultura dálmata.

thumb_img_0395_1024

Por dentro a Catedral também é bem interessante. Para os dispostos, tem a torre em que é possível subir e ver a cidade de cima.

Resolvemos sentar em um dos cafés que ficam na praça e ali tomar uma cerveja e apreciar um pouco o ar da cidade, bem movimentada.

Na mesma praça, fica a Torre do Relógio e a chamada Galeria, ambas do século XIV.

Do ladinho está a Prefeitura.

thumb_img_0403_1024

Depois, a boa é se perder. A cidade é uma fofura e dá para ficar muitas boas horas andando por ali, vendo as construções tão típicas da Croácia, com as janelas verdes.

Ficamos por ali até quase o anoitecer, quando seguimos para nosso hotel.